Se a gente te contar que existe um acessório versátil e prático para a sua rotina de treino, independente do grupo muscular, você acredita? Os exercícios com TRX são uma ótima opção para quem quer melhorar a consciência corporal, definir a musculatura e muito mais! Sendo assim, nada melhor do que incluir alguns exercícios na fita de suspensão.

exercícios com TRX
Que tal incluir um acessório novo no seu treino? Saiba mais!

Mas antes de irmos aos exercícios com TRX, é preciso conhecer um pouco mais sobre este acessório. Pensando nisso, confira quais dúvidas nós vamos responder neste artigo:

  • O que é TRX?
  • Quais são os benefícios da fita de suspensão?
  • Quais grupos musculares podem ser trabalhados com o TRX?
  • 3 opções de exercícios com TRX para incluir na rotina. 

Ficou curioso(a)? Continue a leitura e a gente te conta tudo sobre!

O que é TRX?

Homem fazendo flexão com trx
Já treinou com a fita de suspensão? Saiba mais!

Quando você pensa em treino ou academia, quais acessórios vêm à cabeça? Geralmente, as pessoas pensam nos halteres, barras, anilhas ou até mesmo máquinas de musculação, sendo que, na verdade, existe outro equipamento muito versátil: o TRX.  

Mas, afinal, o que é TRX (Total-body Resistance Exercise)? Também conhecido como fita de suspensão (ou suspensa), é um acessório bastante usado nos treinos funcionais e no cross training, podendo ser encontrado em algumas academias. 

Segundo Nayá Leite, profissional de educação física formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Bauru, o TRX consiste em fitas resistentes e reguláveis, ou seja, perfeitas para se adaptar aos mais diferentes exercícios, independente do objetivo e grupos musculares (inferiores e superiores). 

“O TRX foi criado por Randy Hetrick, ex-oficial da Marinha Americana. A ideia veio após ele ‘criar’ essas fitas, com faixas de jiu-jítsu, quando estavam em uma missão em alto mar, sem equipamentos para manter a rotina de treinos”, explica a profissional de educação física sobre a origem do equipamento.

Atualmente, é um acessório que caiu no gosto popular das pessoas, principalmente durante a pandemia, fazendo com que muitas pessoas pudessem se exercitar em casa. Em academias ou estúdios fitness, o seu uso é bastante comum, visto que é possível adaptar vários exercícios com o peso do próprio corpo. 

Quais são os benefícios da fita de suspensão?

pessoas treinando com TRX
O TRX possui muitos benefícios. Confira os principais!

A prática regular de exercícios físicos possui muitos benefícios à saúde e ao bem-estar, com o uso do TRX isso não seria diferente, né?

A profissional de educação física explica que um dos principais benefícios está em não precisar de nenhum tipo de sobrecarga externa para executar os movimentos. “Pela facilidade das fitas serem reguláveis, é possível ajustar essas “cargas” mudando a pegada ou, por exemplo, a distância da alavanca de apoio que estivermos utilizando, sejam elas os braços ou as pernas”, explica.

Além disso, exercitar-se com TRX pode trazer muitos outros benefícios. Pensando nisso, nós separamos uma lista: 

  • Aumenta a força muscular;
  • Promove a consciência corporal;
  • Promove o fortalecimento do core;
  • Ajuda a corrigir problemas posturais;
  • Trabalha vários músculos de uma só vez;
  • Aumenta a flexibilidade e da coordenação motora;
  • Auxilia na melhora da capacidade cardiorrespiratória;
  • Ajuda a queimar calorias e promove a definição muscular;
  • E muito mais!

Em relação ao problema postural e coordenação motora, Nayá explica que o TRX faz com que o corpo trabalhe durante a execução dos movimentos, melhorando esses dois pontos mencionados. 

“Ele também auxilia na melhora do tempo de reação aos estímulos externos e, obviamente, ao aumento da definição muscular, pelo fato de trabalhar o corpo todo com exercícios multiarticulares”, complementa Nayá.

Vale lembrar que para garantir todos esses benefícios, é importante procurar a ajuda de um profissional de educação física para montar um plano de treino com TRX a partir das suas necessidades e para maiores informações sobre execução.

Quais grupos musculares podem ser trabalhados com os exercícios de TRX?

meninas treinando perna no TRX
Será que o TRX atende todos os grupos musculares? Saiba mais!

Por se tratar de um acessório versátil, é possível usar o TRX para todos os grupos musculares do corpo, sem exceções. Portanto, sem desculpas na hora de treinar, visto que ele será um ótimo aliado para os treinos de superiores e inferiores.

A profissional explica que ele é um ótimo aliado para quem deseja trabalhar a região abdominal ou o core no geral. Além disso, ele pode auxiliar quem deseja incluir o treino de costas, por exemplo, sendo um ótimo aliado para corrigir movimentos. 

E para quem pensou que ia fugir do treino de perna, nós temos uma notícia para você: o TRX será o seu aliado no treino de inferiores. “Ele auxilia na adaptação de alguns exercícios, como agachamentos e afundo, principalmente para as pessoas com algum tipo de restrição ou dificuldade na execução”, complementa.

3 opções de exercícios com TRX para incluir na rotina

homem treinando braço no trx
Confira alguns exercícios para fazer com TRX

Gostou do TRX e quer incluir nos seus treinos? Para te ajudar com isso, a Nayá selecionou algumas ideias de exercícios. Vamos?

1 – Flexão com o TRX

  • Primeiro, posicione as alças do TRX na altura dos ombros;
  • Em seguida, segure as alças com as mãos, posicionando-se inicialmente em uma posição de prancha;
  • Depois, execute a flexão dos braços e volte à posição inicial;
  • Lembre-se de manter o abdômen contraído e o corpo alinhado durante todo o movimento.

2 – Agachamento com TRX

  • Para começar, coloque as alças na altura da axila;
  • Depois, fique de frente para o TRX e segure as alças, com os braços estendidos;
  • Em seguida, afaste os pés na altura dos quadris e realize o agachamento, descendo o quadril para baixo e para trás, mantendo o peito aberto sempre;
  • Retorne à posição inicial, colocando o seu peso em cima dos calcanhares.

3 – Prancha suspensa com TRX

  • Para iniciar, posicione as alças do TRX na altura dos tornozelos;
  • De costas para o TRX, apoie os pés nas alças, colocando-se em uma posição de prancha com os cotovelos ou palmas da mão apoiadas no chão;
  • Mantenha o corpo e cabeça alinhados, sempre contraindo o abdômen. 

Gostou dessas ideias de exercícios? Lembre-se de procurar um profissional de educação física para maiores informações, como quantidade de séries e repetições, combinado?