Nós temos uma pergunta para te fazer: às vezes, você tem dificuldade para se aceitar? Embora seja difícil e mesmo que o processo possa levar mais tempo, é importante praticar a autoaceitação no dia a dia, sendo essencial para quem deseja viver uma vida leve e, sobretudo, equilibrada. 

autoaceitação
Você tem dificuldade para se aceitar? Saiba mais!

Pensando nisso, para te ajudar a entender melhor sobre o assunto em prol do bem-estar mental e emocional, responderemos as seguintes dúvidas:

  • O que é autoaceitação?
  • O que significa falsa autoaceitação?
  • Quais situações levam uma pessoa a ter falta de autoaceitação?
  • Quais são os benefícios da autoaceitação?
  • 4 dicas para se aceitar em todas as fases da vida. 

Gostou e quer trabalhar a sua autoaceitação? Continue a leitura com a gente!

O que é autoaceitação?

Homem se olhando no espelho
Qual a relação entre autoaceitação e autoestima? Confira!

Muitas pessoas confundem autoaceitação com autoestima, será que você também? Apesar de serem bastante parecidas e até mesmo terem ligação, é importante entender que cada uma possui a sua diferença. Ao entendê-las, é possível procurar ações no dia a dia para melhorar cada uma delas e, consequentemente,  desenvolver o bem-estar.

Enquanto a autoestima é um conjunto de sentimentos que cada pessoa tem sobre si, a autoaceitação está relacionada sobre como você se vê todos os dias, ou seja, é quando nos colocamos na posição de autoavaliação e praticamos a comparação com outras situações ou pessoas próximas (ou não).

Embora pareça inofensivo, comparar a própria vida com a de outras pessoas pode desencadear vários problemas em relação à autoaceitação, como, por exemplo, frustrações e erros no dia a dia. 

Portanto, de modo geral, a autoaceitação nada mais é que se aceitar na própria essência, seja no modo como fala, nas atitudes, nos pensamentos e até mesmo na maneira como se permite sentir as coisas. Além disso, é saber identificar e conhecer as suas fraquezas e os pontos fortes.

É também entender que você, como ser vivo, tem as suas limitações e que, em determinadas situações, será preciso aceitar quando algo não sair conforme o esperado ou até mesmo buscar iniciativas para contornar os problemas que a vida acaba colocando a prova na rotina. 

Sobretudo, é sobre se amar, não quem você foi um dia ou quem deseja ser daqui a algumas horas, semanas ou meses. Ou seja, a autoaceitação está ligada totalmente a maneira como cada indivíduo se aceita como pessoa, independente das falhas.  

O que significa falsa autoaceitação?

Mais comum do que muitas pessoas pensam, a falsa autoaceitação é um dos maiores problemas para quem deseja se aceitar. Afinal, com a chegada das redes sociais, as pessoas querem viver uma vida que não pertence a elas. Será que você já fez isso alguma vez?

Mesmo que de forma minuciosa, a maneira como cada pessoa usa as suas redes pode impactar no comportamento, fazendo com que acredite ter uma vida que não tem. De início, pode parecer inofensivo, mas pode trazer muitos problemas em relação à autoestima e autoconfiança a longo prazo. 

Seja no Instagram, TikTok ou LinkedIn, as pessoas têm acesso a informações que podem ser ou não verdadeiras. Afinal, muitas pessoas que estão conectadas buscam viver de aparências, sendo que, na verdade, as coisas podem ser muito diferentes da realidade. 

No entanto, sendo ou não uma realidade, as pessoas que já sofrem pela falta de aceitação podem enxergar outras vidas como melhor e mais felizes, fazendo com que queiram seguir uma vida que não as lhe pertencem, vivendo um verdadeiro faz de conta. Quando isso vem à tona, acontece a “falsa autoaceitação”. 

“Ah, mas só as pessoas que tentam viver a vida de outra pessoa que sofre pela falsa autoaceitação?”, a resposta é: não. Isso também pode acontecer com tentar parecer ser mais feliz próximo às pessoas, tanto na roda de amigos quanto com os familiares, fechando-se da realidade e vivendo apenas de aparências, fazendo mal à saúde e ao bem-estar.

Sendo assim, não tente viver uma vida que não lhe pertence. Pelo contrário, é importante se aceitar como é, buscar melhorar onde é possível e, acima de tudo, ser sincero consigo mesmo. 

Quais situações levam uma pessoa a ter falta de autoaceitação?

homem triste
Os problemas de autoaceitação podem começar desde a infância. Saiba mais!

Além do impacto das redes sociais, existem outras situações – desde a infância até a vida adulta – que podem levar uma pessoa a ter falta de autoaceitação. Sendo assim, o primeiro passo é entender quais são os gatilhos, visto que está atrelado às questões emocionais e mentais. 

No que diz respeito à infância, por exemplo, essa é uma fase de descoberta e qualquer tipo de censura, crítica ou frustração pode desencadear a falta de autoaceitação na vida adulta. Isso acontece porque é enquanto criança que qualquer pessoa começa a desenvolver.

No entanto, é também uma fase de aprovação e reprovação. Quando algo não sai como a criança espera, é normal que ela se sinta triste. Porém, caso essa tristeza não seja trabalhada, essa pessoa crescerá sem saber lidar com as situações que não forem aprovadas pelo próximo.

O mesmo vale durante a adolescência, que é quando esperamos a aprovação de pessoas externas, como amigos da escola, por exemplo. Geralmente, é nesse período da vida que se formam grupos, fazendo com que cada pessoa busque se encaixar em algum círculo de amizade. Quando isso não acontece, a frustração vem à tona, bem como a reclusão social.  

Por fim, a vida adulta. Embora seja um momento de liberdade e independência, é quando surgem outras situações que podem levar a sentir falta de autoaceitação, seja na faculdade ou no ambiente de trabalho. 

No trabalho, por exemplo, é quando queremos mostrar que estamos prontos e que dominamos determinado assunto, por outro lado, é quando sentimos na pele a concorrência, alguma demanda que deu errado ou até mesmo a falta de reconhecimento profissional, situações que podem abalar o emocional. 

Ou seja, são várias situações ao longo da vida que, quando não trabalhadas e orientadas, podem fazer com que uma pessoa viva sem aceitar as adversidades do dia a dia e, consequentemente, ela mesma. Por isso, é muito importante buscar ajuda de algum especialista para identificar os gatilhos e, a partir disso, corrigi-los. 

Quais são os benefícios da autoaceitação?

A autoaceitação pode proporcionar muitos benefícios, sabia? Pensando nisso, nós selecionamos uma lista com os principais. Confira-os:

  • Alivia a sensação de estresse;
  • Ajuda a melhorar o autocuidado;
  • Diminui a preocupação excessiva;
  • Trabalha o amor-próprio e a autoestima;
  • Melhora o bem-estar emocional e mental;
  • Abre a visão de mundo diante os problemas;
  • Promove o aumento da sensação de felicidade;
  • E muito mais!

4 dicas para se aceitar em todas as fases da vida

mulher se olhando no espelho
Não se comparar com os outros pode ser o primeiro passo para se aceitar mais

Agora que você já sabe um pouco mais sobre autoaceitação, que tal colocar em prática algumas dicas para se aceitar em todas as fases da vida? Mesmo que aos passos de formiga, é importante trabalhar dia após dia a maneira como você se vê. Vamos lá?

1 – Não guarde os seus sentimentos só para você

Você tem o hábito de guardar os próprios sentimentos? Geralmente, como forma de defesa, as pessoas acabam acumulando as coisas que sentem. Se você é assim, saiba que isso pode te fazer se fechar para o mundo, ou seja, para todos à sua volta, tanto amigos quanto familiares ou em qualquer outro âmbito da sua vida, como, por exemplo, profissional. 

Sendo assim, caso alguma situação tenha te chateado ou deixado frustrado, é importante colocar esse sentimento para fora, seja bom ou ruim. Durante o processo de autoaceitação, é preciso falar com alguém que se sinta confortável sobre o que está passando, justamente para se permitir se conhecer mais e evoluir como pessoa.

2 – Cuidado com as comparações

Lembre-se: você é uma pessoa única. Por isso, jamais compare as suas características, personalidade ou até mesmo a vida que leva com as de outras pessoas. 

É muito importante viver a sua própria realidade, buscar melhorar dia após dia e, acima de tudo, se aceitar como é, independente do que as outras pessoas digam ou pensem a seu respeito. Ao fazer isso, você estará melhorando a baixa autoestima, a autoconfiaça, a autoestima e, sobretudo, a autoaceitação. 

3 – Tenha empatia por você 

Devido às circunstâncias da própria rotina, muitas pessoas acabam se criticando. Além de não fazer bem, isso não ajuda no processo de autoaceitação, pelo contrário, só fará com que continuem se cobrando cada vez mais.

Por isso, nós queremos te falar uma coisa: pegue mais leve com você. Respeite-se mais e, se possível, trate-se da mesma maneira como gosta de tratar as pessoas da sua família e amigos, com carinho e amor. 

4- Faça terapia 

Seja presencial ou on-line, é muito importante fazer terapia em todas as fases da vida, independente de estar ou não passando por algum problema na vida. 

Além disso, como mencionamos ao longo deste artigo, a autoaceitação pode surgir na infância, na adolescência ou na vida adulta, por isso, um psicólogo pode ajudar a  contornar qualquer tipo de problema, tanto externo quanto interno, sendo essencial para melhorar o bem-estar. 

Gostou dessas dicas? Coloque-as em prática para se aceitar melhor hoje e sempre.