Comemorado no dia 7 de abril, o Dia da Saúde é uma data criada pela Organização Mundial da Saúde, cujo objetivo é promover discussões voltadas à saúde para conscientizar e desenvolver novas políticas em prol da qualidade de vida de todas as pessoas. Sem contar que é uma ótima oportunidade para os RHs das empresas promoverem ações relacionadas ao bem-estar.

Dia da saúde empresa
Já separou as ações do Dia da Saúde para os seus colaboradores? Saiba mais!

Por isso, se a sua empresa se preocupa, respeita e apoia a saúde ocupacional, que tal entender melhor sobre o assunto? Pensando nisso, nós responderemos as principais dúvidas sobre a data:

  • O que é o Dia da Saúde?
  • Qual a importância de trabalhar a saúde ocupacional?
  • 3 ações em prol da saúde dos colaboradores.

O que é o Dia da Saúde?

Dia da saúde
Já ouviu falar no Dia da Saúde? Entenda a importância para a sua empresa!

Celebrado desde 1950, o Dia Mundial da Saúde tem como finalidade trazer à tona questões importantes voltadas à saúde das pessoas. 

Além disso, é uma data que visa conscientizar a população no que diz respeito aos cuidados com a saúde, tanto física quanto mental e emocional. Também é uma maneira de trazer mais pautas relacionadas à prevenção e, consequentemente, alertar o máximo de pessoas sobre os riscos de inúmeras doenças presentes no dia a dia. 

Anualmente, o Dia Mundial da Saúde busca pautar a sociedade sobre algum tema importante, como, por exemplo, o envelhecimento saudável, hipertensão, doenças transmitidas por vetor e muito mais! 

Em 2023, com o tema “Saúde para Todos”, cujo objetivo é fortalecer cada vez mais a importância da saúde primária, visando a construção de sistemas cada vez mais resilientes. 

Qual a importância de trabalhar a saúde ocupacional?

Quando o assunto é a saúde e o bem-estar dos colaboradores, é muito importante que as empresas tenham equipes ou ações voltadas à saúde ocupacional, visto que é uma maneira de prevenir doenças relacionadas ao trabalho e/ou qualquer tipo de problema que possa acontecer durante as atividades.

Se antes já era importante, hoje tem sido cada vez mais indispensável investir na saúde dos colaboradores, visto que, ao cuidar do físico, mental e emocional, é possível melhorar no engajamento e na motivação de todas as pessoas que compõem a equipe de qualquer organização, independente da área ou setor. 

Segundo o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, os transtornos mentais foram a terceira maior causa de afastamento do trabalho no Brasil em 2021. Ou seja, pouco mais de 13 mil brasileiros recorreram aos benefícios previdenciários acidentários devido às doenças mentais, comportamentais e nervosas. 

A seguir, nós separamos um checklist com os principais benefícios ao investir em qualidade de vida para os colaboradores: 

  1. Pode ajudar a reduzir os custos das empresas, como licença-médica e/ou indenizações;
  2. Evita possíveis problemas relacionados a multas e processos trabalhistas;
  3. Diminui a falta de assiduidade e comprometimento no cumprimento das atividades;
  4. Aumenta o engajamento, a motivação e a produtividade de todos os colaboradores;
  5. Diminui os riscos de acidentes de trabalho e/ou qualquer tipo de doenças ocupacionais;
  6. Promove a imagem corporativa, sendo um ótimo atrativo na atração e retenção de talentos.

3 ações em prol da saúde dos colaboradores

colaboradores fazendo ginástica laboral
A ginástica laboral é uma ótima maneira de diminuir dores e lesões causas por estresse

Agora que você já conhece um pouco sobre o Dia Mundial da Saúde, a importância dos cuidados com os colaboradores e os seus benefícios, que tal colocar em prática algumas ações em prol da qualidade de vida de todos os colaboradores? Separamos algumas ideias: 

1 – Promova aulas de ginástica laboral 

A ginástica laboral é uma ótima opção para as empresas que desejam promover a prática da atividade física na rotina dos colaboradores. 

De modo geral, a ginástica laboral reúne exercícios de curta duração, podendo variar entre 10 a 15 minutos. Além disso, os colaboradores praticam alongamento de toda a musculatura, como cabeça, tronco e até mesmo membros superiores e inferiores, melhorando a consciência corporal.

No que diz respeito aos problemas posturais e respiratórios, a ginástica laboral é muito indicada, principalmente para os dias de bastante estresse. Ou seja, é perfeito para melhorar o sistema cardíaco, diminuir a sensação de fadiga e promover o aumento da concentração.

2 – Inclua benefícios voltados à saúde e ao bem-estar

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 47% dos brasileiros não praticam nenhum tipo de atividade física, podendo trazer à tona o sedentarismo, seguido de alguns problemas que começam a surgir, como, doenças cardiovasculares, estresse, ansiedade, depressão, diabetes, insônia e muito mais. 

Já no dia a dia dos colaboradores dentro da empresa, esse problema também pode impactar no engajamento e na produtividade, aumentando o número de afastamentos por causas de doenças ou qualquer outro tipo de problema de saúde. 

Que tal oferecer TotalPass aos colaboradores da sua empresa? Nós somos um benefício corporativo voltado à qualidade de vida e ao bem-estar por meio da atividade física. Atualmente, temos milhares de academias e estúdios espalhados por todo o brasil, com mais de 250 modalidades, como musculação, crossfit, natação, dança e muito mais!

E o melhor de tudo: seus colaboradores podem treinar quando e onde quiserem, seja em casa ou perto do trabalho. Gostou e quer saber mais? Indique agora mesmo clicando aqui!

3 – Workshops com profissionais da área da saúde

Ao longo dos meses, algumas datas comemorativas visam pautar a sociedade em relação à saúde e os cuidados com a prevenção, como, por exemplo:

  • Janeiro Branco – Mês de Cuidados com a Saúde Mental;
  • Setembro Amarelo – Mês de Prevenção ao Suicídio;
  • Setembro Azul – Mês de Visibilidade da Comunidade Surda;
  • Outubro Rosa – Mês de Prevenção ao Câncer de Mama;
  • Novembro Azul – Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata;
  • E muito mais!

Ao promover rodas de conversas e trazer profissionais da área da saúde para discutirem sobre as diversas doenças, seus métodos preventivos e até mesmo tratamentos, é possível disseminar conhecimento e cuidado para todos os colaboradores.  

Por outro lado, isso mostra um lado humano e empático da empresa para com a qualidade de vida de todas as pessoas da sua equipe, diminuindo inúmeros fatores de riscos à saúde física, mental e emocional por meio de hábitos simples que podem ser colocados em prática na rotina. 

Por isso, não deixe para depois os cuidados em prol da qualidade de vida dos seus colaboradores. Coloque em prática essas dicas e melhore cada vez mais a rotina de trabalho de todos da sua equipe.