Você sabe o que são os gatilhos emocionais? Chamamos de gatilhos emocionais os estímulos ou situações que desencadeiam uma resposta emocional intensa em uma pessoa, muitas vezes de forma involuntária e automática. Essas respostas podem variar desde emoções positivas, como alegria e euforia, até emoções negativas, como medo, raiva ou tristeza.

gatilhos emocionais
Já ouviu falar em gatilhos emocionais? Saiba mais!

Inclusive, essas reações podem ser intensas e desproporcionais, como crises de ansiedade, choro ou agressividade. Além disso, podem desencadear transtornos mentais, como transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), ansiedade e depressão.

Os gatilhos podem remeter a experiências passadas, memórias, cheiros, sons, imagens, palavras, emoções de outras pessoas, entre outros. O ideal é buscar a ajuda adequada de um profissional para entender melhor sobre seus gatilhos individuais e, se necessário, iniciar um tratamento.

Por que é importante identificar os gatilhos emocionais?

O autoconhecimento é muito importante, não é mesmo? Quando uma pessoa consegue identificar seus gatilhos emocionais, ela pode evitar ou reduzir a exposição a esses estímulos, o que previne reações emocionais negativas e ajuda a regular suas emoções de forma mais eficaz.

A partir da identificação, é possível aprender estratégias para lidar com essas emoções, tais como a prática de meditação, exercícios de respiração, terapia, entre outras técnicas.

Como identificar os gatilhos emocionais

Mulher com ansiedade
Será que você tem gatilhos emocionais? Aprenda a identificá-los

Identificar os gatilhos emocionais pode ser um processo desafiador, mas existem algumas técnicas que podem ajudar. O ideal é que elas sejam validadas e acompanhadas por um profissional, certo?

Atenção às emoções

Quando você se sentir emotivo, tente identificar o que pode ter desencadeado essa sensação. Não sabe como fazer isso? Separamos duas perguntas que você pode se fazer:

  • Como posso descrever o que estou sentindo? 
  • Alguma coisa específica aconteceu para eu me sentir assim? 

A partir disso, pode ser que você identifique um gatilho emocional. 

Observe seus padrões de comportamento

No dia a dia, geralmente, nós seguimos padrões de comportamento de acordo com a nossa rotina e os ambientes que estamos inseridos, como, por exemplo, a própria casa, o trabalho e/ou roda de conversa entre amigos. 

Você pode observar e refletir sobre os seus padrões de reação a determinados acontecimentos. Por exemplo, você tende a evitar locais ou pessoas específicas após sentir uma emoção negativa?

Converse com outras pessoas

Às vezes, outras pessoas podem observar gatilhos emocionais que você não percebe, e até mesmo terem os mesmos gatilhos que você. Converse com amigos próximos, familiares e seu terapeuta de confiança, pergunte se eles notaram algum padrão em sua resposta emocional a situações específicas.

Registre suas emoções

Um diário emocional pode ser uma ótima forma de registrar todas as suas emoções, o que as desencadeou e como você respondeu a elas. Com o tempo, será possível identificar padrões e gatilhos emocionais mais recorrentes, possibilitando um tratamento mais assertivo e eficaz, dependendo do caso.

O que fazer para lidar com os gatilhos?

mulher se consultando na psicóloga
O apoio psicológico é muito importante na hora de identificar os gatilhos emocionais

A dúvida que fica é: como lidar com esses gatilhos quando nos deparamos com eles? Existem algumas técnicas interessantes e estratégicas que podem ajudar. Quer saber quais são elas? Confira a lista abaixo!

Mindfulness

A técnica da consciência plena, ou mindfulness, significa prestar atenção ao momento presente sem julgamento. 

Quando um gatilho emocional surge, essa prática ajuda a se concentrar no momento presente e observar suas emoções sem reagir automaticamente. Isso pode ajudar a reduzir a intensidade da emoção e dar espaço para escolher uma resposta mais saudável.

Regulação emocional

Existem muitas técnicas de regulação emocional, que vão desde exercícios de respiração até meditação e atividade física, mas existem muitas outras. O ideal é experimentar diferentes técnicas e descobrir o que funciona melhor para você.

Plano de ação

Se você sabe que há uma situação que desencadeia uma emoção negativa, crie um plano de ação para lidar com ela quando estiver prestes a acontecer ou quando for inevitável passar por ela. Pode ser útil pensar em antecipação sobre o que fazer se a situação ocorrer novamente. Você pode usar as outras estratégias dessa lista!

Ajuda profissional

Se você está tendo dificuldades para lidar com seus gatilhos emocionais, buscar a ajuda de um profissional, como, por exemplo, um psicólogo, pode ajudar e muito! Eles podem trabalhar com você para identificar os gatilhos e desenvolver estratégias para lidar com eles de forma mais saudável e eficaz no seu caso.

O papel da mudança de hábitos

Homem correndo a esteira da academia
A mudança de hábitos pode ajudar a diminuir os impactos causados pelos gatilhos emocionais 

Você sabia que cultivar hábitos saudáveis pode te ajudar a lidar melhor com os seus gatilhos emocionais? 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população. Outros dados divulgados pela plataforma Vittude ainda mostram que 86% dos brasileiros sofrem com algum transtorno mental, incluindo estresse e depressão

Nesse contexto, os hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, meditar, ter uma alimentação equilibrada e dormir bem, podem ajudar a reduzir os sintomas desses transtornos e fortalecer a resiliência emocional. Ao incorporá-los em sua rotina diária, é possível se preparar melhor para lidar com seus gatilhos emocionais quando surgirem.

Vamos falar mais especificamente sobre alimentação e atividades físicas? Fique com a gente na lista a seguir!

Alimentação

Nutrir o corpo é muito importante para a saúde mental. Procure fazer um planejamento semanal das suas refeições, incluindo café da manhã, almoço, jantar e lanches. Isso pode ajudá-lo a evitar escolhas alimentares impulsivas e garantir que você tenha opções saudáveis e equilibradas disponíveis.

Beber água também é fundamental! Tente beber pelo menos oito copos de água por dia, ou dois litros.

Não esqueça do equilíbrio: É importante lembrar que uma alimentação saudável deve ser equilibrada e variada. Jamais se prive de alimentos que você gosta, mas consuma-os com moderação, certo?

Atividade física

Assim como a alimentação, a prática constante de atividades físicas tem muitos benefícios para a saúde mental, incluindo a redução do estresse e da ansiedade, a melhora da autoestima, o sono, a capacidade cognitiva e a redução do risco de depressão.

Se você ainda não pratica nenhum tipo de exercício físico no seu dia a dia, não se sinta intimidado!

Você pode experimentar diversas modalidades para descobrir qual você mais gosta de praticar. Pode ser a musculação, dança, luta, natação, yoga… Só há um jeito de descobrir: tentando. 

A TotalPass te ajuda nisso! O nosso benefício corporativo possibilita que você escolha entre mais de 250 modalidades. Juntos, podemos cuidar diariamente da sua saúde mental e reduzir os danos causados pelos gatilhos emocionais.