Muitas pessoas ficam em dúvida quando o assunto é: como conciliar crossfit e musculação ao longo da rotina de treino? Independente do seu objetivo, seja ganho de massa muscular ou emagrecimento saudável, é preciso entender se é possível praticar essas duas modalidades no mesmo dia ou durante a semana. 

crossfit e musculação
Será que é possível conciliar o crossfit e a musculação? Saiba mais!

Pensando nisso, nós explicaremos as seguintes dúvidas sobre o assunto:

  • Qual a diferença entre crossfit e musculação?
  • Quais são os benefícios do crossfit e da musculação?
  • Mito ou verdade: é possível conciliar crossfit e musculação?

Qual a diferença entre crossfit e musculação?

Embora sejam modalidades distintas, muitas pessoas ainda pensam que a musculação é o mesmo que crossfit ou vice-versa. Quando sabem a diferença, ficam na dúvida de qual escolher, visto que tudo dependerá dos objetivos e principais necessidades.

Segundo o profissional de educação física Jessé Ramos, formado pela Universidade Paulista (Unip), a principal diferença vai depender do objetivo do aluno. “A musculação visa a hipertrofia, cujo objetivo é fortalecer e melhorar a resistência muscular, enquanto o crossfit tem por objetivo trabalhar as capacidades físicas, como a resistência, a flexibilidade, a coordenação motora, a força e a velocidade”. 

Além disso, no que diz respeito à musculação, Pedro Coelho, profissional de educação física formado pela Faculdade Capital Federal (FECAF), explica que esta modalidade promove com mais facilidade a segmentação dos treinos a partir de músculos isolados, ou seja, é onde os exercícios são executados para uma articulação específica. A partir disso, é possível intensificar a hipertrofia muscular e melhorar a simetria do corpo. 

Já no crossfit, Coelho explica que esta modalidade procura melhorar cada vez mais as funcionalidades do corpo e, em relação às aulas, elas podem variar de um dia para o outro. “Cada aula pode ter um objetivo específico para desenvolver o corpo de forma geral”, comenta.

Quais são os benefícios do crossfit e da musculação?

Seja crossfit ou musculação, ambas têm benefícios à saúde. Pensando nisso, nós separamos uma lista de alguns deles para te incentivar a começar a prática de alguma dessas atividades físicas. Vamos lá?!

Crossfit

mulher treinando crossfit
Assim como muitas modalidades esportivas, o crossfit também tem os seus benefícios. Confira!
  • Libera mais endorfina;
  • Promove a sociabilização;
  • Melhora o sistema cardiovascular;
  • Atua no controle do peso corporal;
  • Desenvolve a coordenação motora;
  • Auxilia no emagrecimento saudável;
  • Ajuda a definir e a tonificar a musculatura;
  • Promove o aumento do espírito de equipe;
  • Reduz os problemas mentais, como estresse, ansiedade e/ou depressão;
  • E muito mais!

Musculação

Homem treinando na academia
Que a musculação tem benefícios à saúde, isso não é novidade. Confira alguns deles!
  • Melhora a postura corporal;
  • Diminui o risco de diabetes;
  • Promove a consciência corporal;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Ajuda a diminuir a quantidade de gordura;
  • Contribui para a tonificação dos músculos;
  • Aumenta a quantidade de densidade óssea;
  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório;
  • Atua no combate aos problemas mentais e emocionais;
  • E muito mais!

Vale lembrar que para ter esses benefícios, tanto no crossfit quanto na musculação, é importante procurar um profissional de educação física e, a partir dele, montar um plano de treino conforme as suas necessidades. A ausência de um professor pode causar lesões e até mesmo execuções erradas. 

Mito ou verdade: é possível conciliar crossfit e musculação?

Mulher fazendo exercício na academia
Entenda como conciliar o crossfit e a musculação na sua rotina de treinos

Antes de qualquer coisa: verdade! É possível conciliar o crossfit com a musculação, uma vez que aliar as duas modalidades pode ajudar a potencializar os seus resultados, trazendo mais evolução durante os treinos, sem contar que pode contribuir para a melhoria de toda a estrutura física. Mas, afinal, como fazer isso na prática?

Segundo Ramos, muitas pessoas acreditam que unir as duas modalidades é errado, mas é possível praticá-las com o acompanhamento correto. “Para um melhor aproveitamento de ambos os treinamentos, você dependerá de uma boa periodização (programa de treino) para não comprometer seu rendimento ou expor seu corpo a lesões”, explica.

No entanto, é preciso ter um ponto de atenção: na aula de crossfit não se trabalha um grupo específico, ou seja, os treinos não são divididos, como pernas, peito ou costas. Na falta de um plano de treino adequado, unir as duas modalidades pode acabar gerando estresse corporal, diminuindo o rendimento durante os exercícios e causando lesões.

“Pode ser trabalhado especificamente força na musculação e, na prática do crossfit, você trabalhar outras capacidades físicas, revezando entre as modalidades”, complementa Ramos a importância de intercalar os dias de treino.

Coelho também explica que é muito importante criar um plano de treino que respeite o tempo de descanso, visando sempre a saúde e o bem-estar. “Ao criar uma estratégia que permite extrair o melhor do aluno em cada treino, é possível diminuir os riscos de lesão e melhorar cada dia mais os ganhos estéticos, sempre alinhados com a saúde do praticante”.  

Sendo assim, se o seu objetivo for treinar as duas modalidades no mesmo dia, é preciso respeitar o tempo de descanso entre uma atividade e a outra, que pode variar entre 6h a 8h, combinado? Além disso, é preciso lembrar de se alimentar corretamente, ter boas noites de sono e incluir novos hábitos saudáveis à rotina. 

Gostou dessas dicas? Com a TotalPass, é possível ter acesso a milhares de academias e/ou estúdios espalhados por todos os cantos do Brasil. Atualmente, contamos com mais de 250 modalidades, como musculação, crossfit, lutas, natação e muito mais! 

Lembre-se: o mais importante é escolher uma modalidade que te faça bem e feliz, sempre respeitando o seu limite. Bom treino!