Manhã, tarde ou noite, qual será o melhor horário para meditar? A meditação é uma modalidade que pode ser praticada por todas as pessoas, independente da idade, visto que contribui para a regulação do corpo e da mente. No entanto, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o horário.

mulher meditando no quarto
Será que existe o melhor horário para meditar? Saiba mais!

Pensando nisso, nós responderemos as seguintes dúvidas sobre o assunto:

Qual é o melhor horário para meditar?

Melhor horário para meditar
Existem vários tipos de meditação. Conheça alguns!

A meditação é uma modalidade que possui inúmeros benefícios, tanto físicos quanto mentais. No entanto, quando chega a hora de praticar, muitas pessoas acabam ficando em dúvida sobre o horário. Será que existe alguma hora mais indicada do dia para a prática?

Embora a prática não tenha um horário certo para começar, alguns especialistas apontam possíveis horários do dia, como, por exemplo, alguns minutos antes de ir dormir e, se possível, pela manhã (ao acordar). 

Geralmente, pela manhã, a meditação é indicada para todos os tipos de rotina, independente da meditação escolhida. Por isso, ao acordar e antes de fazer qualquer coisa, como, por exemplo, mexer no celular, reserve alguns minutos para meditar.

No entanto, antes de meditar, é preciso considerar dois pontos importantes: a sua rotina diária, visto que os afazeres do dia variam de pessoa para pessoa, e o tipo de meditação escolhida. Pensando nisso, confira os principais abaixo:  

Meditação para se sentir presente

Após o café da manhã, as técnicas voltadas para o “estar presente” é uma prática que contribui para regular o sistema nervoso em prol da saúde mental. Ou seja, é ideal para quem enfrentará um longo dia de trabalho.

Meditação poderosa

Indicada no horário do almoço, a meditação poderosa ajuda a nutrir toda a estrutura corporal. É o momento para você sentir o sabor e o aroma da comida, mastigar tranquilamente e aproveitar aquela refeição. Ou seja, é uma ótima opção para quem deseja combater a compulsão alimentar, por exemplo.

Meditação transcendental

A meditação transcendental usa técnicas de sons ou mantras, cujo objetivo é promover a sensação de calmaria entre corpo e mente. Por isso, é uma ótima técnica para quem deseja dar aquela pausa rápida no trabalho e promover o relaxamento. 

Meditação guiada

Antes de dormir, a meditação guiada é uma ótima opção, tendo em vista que alguns direcionamentos são dados ao longo da prática por meio de um professor. Além disso, é indicada para as pessoas que não conseguem se concentrar ou que não sabem lidar com os pensamentos antes de dormir.

Por isso, antes de escolher alguma dessas opções, veja qual se adequa melhor a sua rotina e, sobretudo, procure a ajuda de um profissional para ter orientações mais adequadas sobre a prática. 

Manhã, tarde ou noite: quais as vantagens da meditação nesses períodos?

Mulher meditando na sala
Seja de manhã, tarde ou noite, em todos os períodos a meditação é benéfica!

Agora que você já conheceu alguns tipos de meditações, que tal conhecer as principais vantagens da meditação em diferentes períodos do dia? A seguir, explicaremos um pouco mais sobre a meditação pela manhã, tarde ou noite. 

Manhã 

A meditação pela manhã, também conhecida como meditação matinal, é muito comum entre os praticantes. Afinal, ajuda a dar mais disposição e trazer leveza para os desafios ao longo do dia.

Sem contar que, ao meditar cedo, a mente tende a estar mais tranquila após longas horas de sono. Dessa maneira, a meditação matinal é muito indicada, pois promove o autoconhecimento.  

Tarde 

Já meditou no período da tarde? Geralmente, as pessoas se lembram apenas da meditação matinal e/ou noturna, mas também é possível tirar alguns minutos no intervalo entre uma reunião e outra ou até mesmo na pausa para o lanche da tarde.

A meditação no período da tarde é bastante indicada para as pessoas que desejam combater os problemas mentais, como preocupação excessiva, estresse ou ansiedade, visto que a rotina profissional pode ser bastante cansativa. Além disso, é uma maneira para aumentar a concentração e o foco nas tarefas importantes, melhorando a produtividade

Noite

No período noturno, normalmente, as pessoas já estão mais cansadas, né? Por isso, para que a meditação durante a noite seja eficaz, é preciso escolher uma técnica menos complexa e que não demande tanto tempo. 

Sendo assim, o mais indicado é buscar técnicas voltadas ao relaxamento, visando promover a melhora da qualidade do sono. Uma ótima opção são as meditações focadas na respiração, diminuindo o estresse do dia para tranquilizar o corpo e a mente.  

11 motivos para começar a meditar

pessoa meditando
Confira alguns motivos para começar a meditar

Independente do horário escolhido, a meditação faz bem ao corpo e à mente. Para te incentivar a praticar, nós separamos uma lista com os principais benefícios. Vamos lá?! 

  1. Ajuda a acalmar a mente;
  2. Reduz a pressão sanguínea;
  3. Melhora a qualidade do sono;
  4. Estimula o autoconhecimento;
  5. Auxilia na gestão das emoções;
  6. Promove a sensação de bem-estar;
  7. Promove o aumento da concentração;
  8. Contribui para a melhora da memória;
  9. Auxilia no alívio da dor física e mental;
  10. Ajuda nas atividades multitarefas do trabalho;
  11. Diminui os problemas mentais, como estresse e/ou ansiedade.

Lembre-se: não existe uma regra para o melhor horário para meditar, combinado? Você se sentir bem e escolher a técnica que mais te agrada.