As ações dos meses coloridos são extremamente importantes para as empresas que desejam promover a saúde e o bem-estar entre os colaboradores. Em março isso não poderia ser diferente, né? Afinal, com o Março Azul-Marinho visa conscientizar o time sobre câncer colorretal. 

março azul-marinho
Tire todas as suas dúvidas sobre Março Azul-Marinho

Pensando nisso, para te ajudar a promover estratégias assertivas para o seu time, nós responderemos as seguintes dúvidas sobre essa ação em março:

Fique com a gente até o final para não perder nada sobre esse assunto para sua empresa!

O que é Março Azul-Marinho?

No dia 27 de março é comemorado anualmente o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino. A partir desta data, foi criado a campanha Março Azul-Marinho, visando conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer colorretal, considerado o terceiro tipo de câncer mais comum no país. 

A doença pode ser prevenida, principalmente ao incluir novos hábitos na rotina, tanto em casa quanto no ambiente de trabalho, visando cuidados voltados à saúde, isso porque a doença acomete pessoas que possuem má alimentação, como alimentos ultraprocessados, e uma vida sedentária, ou seja, daquelas que não se exercitam ou praticam qualquer tipo de atividade física. 

Sendo assim, tratando de um assunto de cuidado com a saúde humana, é importante que as empresas trabalhem nesta campanha, justamente por estar atrelada aos hábitos do dia a dia, sendo uma oportunidade para mostrar que se preocupa com os colaboradores. 

O que os dados falam sobre o câncer colorretal no Brasil?

homem com dor no intestino
No Brasil, os casos de câncer de intestino aumentam a cada ano. Confira!

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), divulgados na Agência Brasil, a associação aponta a chegada de novas ocorrências de câncer de intestino ou câncer colorretal, totalizando 44 mil casos por ano. Entre as localidades brasileiras mais afetadas, ganha destaque as regiões Sul e Sudeste. 

No que diz respeito à mortalidade no país – número de pessoas que morreram pela doença -, cerca de 20.245 óbitos aconteceram devido às doenças de cólon e reto (colorretal) só em 2020, tanto homens quanto mulheres, conforme dados do INCA divulgados pelo Ministério da Saúde.

Embora a faixa etária com mais incidência da doença seja entre 50 e 70 anos, ela pode se desenvolver em pessoas de qualquer idade, inclusive, as mais jovens. Sendo assim, é preciso cuidar da saúde desde muito cedo. 

Quais são os principais fatores associados ao câncer colorretal?

Os fatores associados ao câncer colorretal podem variar de uma pessoa para a outra. Além disso, os casos estão ligados ao estilo de vida que a pessoa leva ao longo da vida, ou seja, os maus hábitos podem fazer com que a pessoa desenvolva a doença na fase mais adulta, principalmente na melhor idade.

A seguir, nós selecionamos as principais causas relacionadas aos maus hábitos: 

  • Obesidade;
  • Consumo de álcool e cigarro;
  • Síndromes familiares de câncer;
  • Doenças inflamatórias intestinais;
  • Falta de atividade física na rotina;
  • Consumo excessivo de alimentos ultraprocessados;
  • Pouca ingestão de alimentos saudáveis, como vegetais e carnes magras.

6 estratégias de Março Azul-Marinho para sua empresa

palestra na empresa
Reunir os colaboradores para um bate-papo é uma das maneiras de abordar temas importantes sobre saúde

Sabendo mais sobre a campanha Março Azul-Marinho, que tal incluir algumas estratégias internas para conscientizar os colaboradores sobre a doença? Além de ser uma maneira de propor melhorias ao cuidado com a saúde, é uma forma de se mostrar como uma empresa humanizada. 

Confira algumas ações de endomarketing para colocar em prática em março e nos próximos meses do ano da sua empresa:

  1. Inclua o benefício corporativo de atividade física;
  2. Convide um profissional de educação física para aplicar ginástica laboral;
  3. Incentive a alimentação saudável e balanceada por meio de um nutricionista;
  4. Promova um dia para a realização de exames periódicos no horário de experiente;
  5. Compartilhe por e-mail e pela empresa alguns informativos sobre cuidados com a saúde;
  6. Convide um coloproctologista para conversar com os colaboradores sobre as doenças do cólon.

Além disso, uma ótima opção para incentivar a prática regular de atividade física é incluindo o benefício TotalPass, sabia? 

Contamos com milhares de academias e estúdios fitness espalhados por todo o Brasil, como Smart Fit e Bio Ritmo, além de 250 modalidades. Ou seja, muitas possibilidades de esportes para escolher e colocar na rotina. 

Além disso, os seus colaboradores têm acesso ao Total Nutri, um programa voltado às pessoas que desejam cuidar da saúde alimentar, e ao Total Mind, um serviço de cuidados com o bem-estar mental e emocional. 

Gostou e quer saber mais? Indique a sua empresa para nós: