A parte mais difícil do trabalho de qualquer líder é a gestão de pessoas. Isso porque o desempenho e a atitude dos funcionários podem resultar no sucesso ou no fracasso do seu negócio. 

Um líder precisa motivar, treinar, inspirar e encorajar. Por outro lado, ele também é responsável por contratar, demitir, disciplinar, treinar e avaliar. Essas funções parecem divergentes, mas um gerente de sucesso pode integrar os aspectos positivos e negativos dessas tarefas para criar uma força de trabalho positiva e produtiva.

Os líderes de negócios precisam entender os princípios que fundamentam a gestão de pessoas e desenvolver habilidades específicas para se tornar bons gerentes e para liderar suas equipes e organizações para o sucesso.

Gestão de pessoas: o que é?

Já se foi a época em que as pessoas eram vistas como meras engrenagens que poderiam ser facilmente substituídas dentro de uma organização. Cada vez mais, as empresas encaram seus colaboradores como fatores críticos de sucesso.

Neste contexto, a gestão de pessoas e recursos humanos acabou ganhando muita força nos últimos tempos. Hoje, gerenciar recursos humanos e potencializar a performance de quem faz parte de uma empresa tornou-se um grande diferencial competitivo.

A gestão de pessoas é o ato de organizar funcionários e formar equipes para otimizar o desempenho dos negócios. A gestão de pessoas bem-sucedida envolve a contratação e o treinamento dos funcionários certos, orientando e capacitando cada funcionário a atingir seu potencial máximo, comunicando-se com eficácia entre todas as equipes e direcionando todos os membros da equipe em direção a um objetivo comum.

Portanto, não se trata apenas de tentar satisfazer e motivar os colaboradores, mas criar uma estratégia completa, que envolva toda a organização em busca de desenvolvimento, capacitação e humanização de quem faz parte. Veja dez erros comuns na gestão de pessoas. 

A gestão de pessoas é útil em muitas situações de trabalho, como vemos abaixo.

Lidando com conflitos interpessoais

Gestores e funcionários em cargos de liderança têm um papel importante na resolução de conflitos. Uma gestão eficaz de pessoas pode ajudá-lo a mediar conflitos entre funcionários de uma forma que promova a colaboração e o respeito.

Treinamento de funcionários líderes

Como líder do local de trabalho, você pode ser responsável por integrar novos funcionários e orientar os funcionários atuais sobre processos atualizados. Você pode usar os elementos de gestão de pessoas para fornecer feedback construtivo e orientar os funcionários para que tenham sucesso em seus cargos.

Gerenciando prazos

A direção de funcionários inclui a atribuição de tarefas e o estabelecimento de metas alcançáveis. A gestão de pessoas eficaz pode ajudá-lo a avaliar os recursos de sua equipe e definir prazos realistas que incentivam o progresso.

Construindo a cultura da empresa

Sua posição de liderança pode permitir que você influencie positivamente seu ambiente de trabalho. Você pode usar suas responsabilidades de gerenciamento de pessoas para construir o relacionamento com os funcionários. Você também pode pedir feedback à sua equipe sobre a perspectiva da empresa e, em seguida, transformar esse feedback em mudanças viáveis ​​na cultura da empresa, que todos os funcionários podem ajudar a desenvolver.

Por que a gestão de pessoas é importante?

Uma equipe mal gerenciada pode impactar negativamente em vários aspectos do seu negócio. Uma equipe bem gerenciada, entretanto, pode melhorar o moral da empresa, otimizar seus níveis de produção e eficiência e dar à sua empresa uma vantagem competitiva no mercado.

As empresas gastam rios de dinheiro para buscar os melhores profissionais, oferecem bons salários e benefícios e acreditam que basta. O profissional entra na empresa, recebe uma pequena lotação e é deixado de lado no cumprimento de suas atribuições rotineiras.

A questão é que, cada vez mais, principalmente para os jovens profissionais, o valor da remuneração está evoluindo. Antigamente, a visão era puramente financeira: salário + benefícios + bônus. 

Cabe aos gestores diagnosticar o grau de motivação de sua equipe e atuar para obter os melhores resultados. O grau de motivação pode variar por vários motivos – desde o ambiente empresarial até o sentimento de estagnação profissional.

Assim, a importância da gestão de pessoas se mostra nos seguintes aspectos. 

Moral da empresa

As empresas com baixo moral e engajamento geralmente apresentam altos índices de rotatividade e desgaste de funcionários. A implementação de estratégias ideais de gerenciamento de pessoas, no entanto, pode dar a seus funcionários um forte senso de propriedade sobre seu trabalho e melhorar sua satisfação geral.

“A criação de um ambiente sólido no local de trabalho levará a funcionários mais felizes e produtivos, e isso mostra a qualidade do resultado em seu trabalho”, diz Ramesh Ramani, CEO da plataforma digital de aprendizagem ExpertusONE. “Somente quando uma empresa realmente cuidar de seu pessoal ela se tornará um sucesso”, conclui Ramani.

Produtividade e eficiência

A gestão de pessoas envolve organizar sua equipe, de forma a aumentar a produtividade e otimizar a eficiência. Quando você tem os funcionários certos no local, treina adequadamente sua equipe e colabora com os funcionários para atingir seus objetivos, prepara sua equipe para o sucesso.

Vantagem competitiva no mercado

Compreender como orquestrar equipes pode fornecer às pequenas empresas uma vantagem competitiva adicional no mercado. De acordo com Bainbridge, como as pequenas empresas geralmente não têm orçamento ou presença no mercado como suas contrapartes corporativas maiores, maximizar um pool menor de recursos é crucial, e isso inclui otimizar seu capital humano e priorizar a orquestração da equipe.

Gestão de pessoas: pilares

A gestão de pessoas requer várias habilidades sociais, incluindo aquelas que podem levar a uma comunicação aberta e honesta, bem como a uma melhor experiência do funcionário. Cada uma destas habilidades pode ajudá-lo a interagir melhor com seus funcionários e executar tarefas organizacionais.

Aqui estão oito habilidades essenciais de gestão de pessoas para incorporar em seu local de trabalho.

  1. Capacitação de funcionários.
  2. Escuta ativa.
  3. Resolução de conflitos.
  4. Flexibilidade.
  5. Paciência.
  6. Comunicação clara.
  7. Confiança.
  8. Organização.

Nem todo mundo é um líder nato. As habilidades de gerenciamento de pessoas são consideradas “habilidades pessoais” e podem ser aprendidas e aprimoradas. Existem várias maneiras fáceis e orgânicas de aprimorar suas habilidades de gestão de pessoas.

Entenda as reais necessidades de seus funcionários. Não há como um desenvolvedor focar em um objetivo quando necessidades básicas pessoais ou profissionais não estão sendo atendidas.

Faça um processo seletivo transparente e exigente. Se você colocar pessoas alinhadas aos seus valores e que entendem todo o funcionamento e as dificuldades que existem, a chance de mantê-las motivadas é muito maior.

Quem alcança os resultados planejados precisa ser reconhecido por isso, independentemente de sua posição hierárquica ou de cargo. Isso pode ser feito com promoções, bônus financeiros, prêmios – como viagens ou ingressos para o teatro – ou treinamentos exclusivos.

Cada pessoa é diferente e deve ser tratada desta forma. Dar feedback periodicamente pode ajudar muito a corrigir o comportamento errático, motivar alguém que pode estar se tornando desmotivado e garantir o nível hierárquico.

Outras habilidades de gestão de pessoas incluem empatia, paciência, reconhecimento de realizações, adaptabilidade, resolução de conflitos e determinação.

Para isso, é importante desenvolver alguns pontos.

Ética e integridade

Os membros da equipe desejam saber se um líder faz a coisa certa. Um grande gerente é honesto, responsável e age com integridade. A falta de confiança em uma equipe é um assassino de cultura.

Comunicação clara

Um líder eficaz se comunica com clareza, frequência e ponderação, mantendo os membros da equipe informados sobre o que está acontecendo nos negócios. Bons gerentes incentivam a comunicação bidirecional e são receptivos a feedbacks.

Organização e conscienciosidade

Metas, objetivos, processos, cronogramas e “o que é ótimo” são claramente definidos pelos gestores para suas equipes. Cada meta está alinhada com a missão geral da empresa e a declaração de visão.

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