Uma dúvida muito comum entre os gestores de academias, estúdios e boxes é: “como aumentar as visitas na minha academia?”. Afinal, não dá para abrir as portas e só esperar que os clientes venham até você, né? Por isso, separamos essas 5 dicas de como aumentar as visitas na sua academia. Aproveite! 

Google Meu Negócio

Sabe quando você pesquisa por um estabelecimento no Google e aparece um espaço com o nome, endereço, horário de funcionamento e indicações? Esse espaço é chamado de Google Meu Negócio, uma plataforma de cadastro gratuito que passa informações importantes sobre a sua empresa logo nos primeiros resultados de busca.

Mesmo que a pessoa não pesquise diretamente pelo nome da sua academia, ao ter um cadastro na plataforma, o seu negócio também pode aparecer.

Por exemplo: 

Se a sua academia fica na zona sul de São Paulo e o usuário pesquisa por “academias na zona sul de São Paulo”, existe uma grande chance da sua academia aparecer no Google Meu Negócio. O que aumenta as chances da sua academia receber visitas.

Segundo informa a Rock Content, a cada 10 pessoas, 8 usam o Google para buscar informações sobre as empresas e 95% usaram o Google em 2017 para comparar negócios antes de decidir com qual entrar em contato primeiro.

No Google Meu Negócio você pode incluir informações importantes sobre a sua academia, estúdio ou box, como:

  • Endereço; 
  • Telefone;
  • Horário de funcionamento;
  • Site; 
  • Descrição; 
  • Avaliação dos clientes (com notas e comentários); 
  • Fotos do espaço;
  • Entre outros.

Redes Sociais

O relatório Digital de 2019, divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, constatou que 66% da população brasileira está ativa nas redes sociais. Já 89% dos entrevistados confirmaram que o uso das redes sociais no Brasil também tem um viés comercial: os usuários diariamente buscam por um serviço ou produto pela internet.

Por isso, as redes sociais são excelentes canais para se aproximar dos potenciais clientes e atuais alunos, criando um bom relacionamento com eles. 

De modo geral, o mercado fitness costuma gerar um alto engajamento no Facebook, Instagram, Youtube e outras plataformas visuais.

Você pode publicar dicas de exercícios, de alimentação, trazer as novidades da academia, mostrar um pouco do dia a dia e compartilhar nos stories os alunos que mencionarem o seu perfil! Além disso, se a sua academia já possuir a TotalPass, você pode divulgar em suas redes sociais para atrair mais alunos.

Fique de olho também nos comentários e mensagens que você recebe por lá e tente responder o mais breve possível, isso conta muito para a reputação online de uma marca. 

Vídeos

Por serem mais fáceis e rápidos, os vídeos tendem a ser mais consumidos do que textos ou imagens estáticas o que explica porque são o tipo de conteúdo mais consumido da internet.

Por isso, que tal criar um canal no Youtube, compartilhar no Facebook e até fazer algumas lives no seu Instagram? Você pode usar esse formato para oferecer dicas e até uma aula gratuita para atrair mais pessoas para a sua academia. 

Atendimento é fundamental

Seus atuais clientes são a melhor fonte de informação para conquistar os novos. Por isso, o atendimento que a sua equipe oferece aos novos e veteranos alunos é fundamental.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem hoje no Brasil cerca de 22 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Até 2050, eles já serão 22% da população. Ainda segundo a pesquisa, essa população já está buscando melhor qualidade de vida. Sua equipe está pronta para atendê-los também?

Por isso, faça treinamentos com sua equipe, reforce a cultura da sua empresa para que todos estejam falando na “mesma língua”. Lembre-se que um bom atendimento faz toda a diferença na hora da matrícula e rematrícula.

Outra dica importante no quesito atendimento é na hora de apresentar a sua academia. Converse com o potencial cliente de maneira informal, demonstre interesse em seus objetivos e tente entender as dores que ele apresentar. Veja esse exemplo:

– Funcionário: O que você mais gosta em uma academia? 

– Potencial aluno: Na verdade eu detesto academia! 

– Funcionário: Poxa, sério? Teve alguma experiência ruim? 

– Potencial aluno: Ah… Em todas que eu já frequentei eu me senti deixado de lado, tinha vezes que eu não sabia qual exercício fazer, não me davam atenção. 

– Funcionário: Que chato que isso aconteceu com você… Olha, vou te apresentar a Maria. Ela é professora aqui na nossa academia e vai te ajudar a todo momento, pra tudo o que você precisar, beleza? 

Tente sempre mostrar empatia e mostre que a sua academia está lá para ajudar no que for preciso. 

Eventos

Fazer eventos na sua academia é uma estratégia muito útil para captar novos alunos e fidelizar os atuais. 

Podem ser pequenas maratonas, competições de CrossFit, aulas ao ar livre, danças, entre outros.

Se você pretende fazer um evento interno, para funcionários e alunos, pode ser um evento social ou alguma competição saudável valendo alguns prêmios. O importante é agregar mais valor nas relações interpessoais.

Já para o público externo, o foco pode ser em saúde e esporte, promovendo eventos que estimulem essa prática e, consequentemente, atraia pessoas interessadas em se matricularem. 

Gostou dessas dicas? Esperamos que possa te ajudar! Que outros métodos você conhece para aumentar visitantes na sua academia que gostaria de compartilhar? Deixe nos comentários!