A sua empresa já realizou alguma ação voltada à campanha de conscientização sobre a doação de sangue? No sexto mês do ano, o Junho Vermelho informa a população sobre esse tema que salva milhares de vidas, sendo uma ótima oportunidade de colocar em prática entre os colaboradores da sua organização. 

Junho Vermelho
Entenda a importância da campanha Junho Vermelho para sua empresa

Pensando nisso, nada melhor do que conhecer mais sobre essa iniciativa, né? A seguir, nós responderemos os seguintes tópicos:

Quer fazer a diferença na vida de alguém por meio da solidariedade? Continue com a gente e descubra como sua empresa pode contribuir para a campanha de doação de sangue!

O que significa Junho Vermelho?

O Junho Vermelho, também conhecido como mês de conscientização sobre a doação de sangue, procura incentivar a população mundial sobre a importância de ser um doador, uma vez que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, sendo considerado gesto simples, solidário e empático com o próximo, independentemente do grau de parentesco.

Além disso, o dia 14 de junho é considerado o Dia Mundial do Doador do Sangue, mobilizando diversos países em busca do mesmo propósito: abastecer os hemocentros para garantir o fornecimento de sangue aos pacientes que precisam de transfusão de sangue, visto as mais variadas causas, como, por exemplo, acidentes, cirurgias, entre outras situações. 

Vale lembrar que a doação é uma maneira de coletar todos os tipos de sangue: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-, alguns são mais comuns e outros mais raros, sendo preciso ter todas as opções sanguíneas disponíveis. 

Como surgiu o Junho Vermelho?

Junho Vermelho sangue
Veja quando surgiu a campanha de doação de sangue

Em 1900, Karl Landsteiner, médico e biólogo austríaco, descobriu os diferentes tipos de grupos sanguíneos e, sobretudo, quais eram compatíveis um com o outro, sendo muito importante para salvar vidas ao redor do mundo. 

Entendendo a importância da doação de sangue por meio da Assembleia Mundial da Saúde, o dia 14 de junho foi criado em 2005 para homenagear Landsteiner e, sobretudo, incentivar a população a doar sangue para salvar vidas, conforme a Biblioteca Virtual em Saúde pelo Ministério da Saúde.

Em 2011, a campanha Junho Vermelho foi criada no Brasil a partir do movimento “Eu Dou Sangue”, uma vez que é um período de baixa doação no ano, sendo uma forma de incentivar a população sobre a importância da causa.

Qual é o papel do RH na doação de sangue?

Você deve estar se perguntando: “por que incluir essa campanha na empresa?”. A campanha tem como objetivo incentivar a solidarização das pessoas e, por isso, é uma ótima oportunidade para o setor de RH despertar o lado de empatia dos colaboradores com o próximo. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados na Agência Brasil, 14 pessoas são doadoras de sangue a cada mil habitantes, totalizando 1,4% da população que doa regularmente. 

Além disso, o índice estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a porcentagem de doação seja entre 1% e 3%, mostrando que o país se encontra bem. No entanto, isso não significa que as doações devem parar, pelo contrário, quanto mais pessoas doarem, melhor.  

Por isso, para que as doações continuem acontecendo, é importante que os profissionais de RH sejam apoiadores da campanha e responsáveis por garantir estratégias voltadas ao incentivo à doação de sangue. Sem contar que é uma maneira de mostrar que a empresa se preocupa e valoriza as questões sociais, mostrando o seu lado humanizado. 

Essa boa prática é uma maneira de se diferenciar das demais empresas, uma vez que é uma organização que se importa com o impacto social e está disposta a contribuir com o próximo. Com isso, é possível notar o aumento na produtividade e no engajamento do time, melhorando o clima organizacional, reduzindo a rotatividade e aumentando a atração de novos talentos

Como apoiar a causa Junho Vermelho na empresa?

colaboradora doando sangue
Quer promover ações de doação de sangue na sua empresa? Confira!

Conhecendo um pouco mais sobre a campanha e como ela pode impactar positivamente sua empresa, que tal traçar algumas estratégias para apoiar a causa e incentivar a doação de sangue entre os seus colaboradores?

Para te ajudar, nós separamos um checklist de ações para contribuir com a campanha Junho Vermelho na sua organização.

  1. Organize uma caravana solidária;
  2. Inclua programas de recompensas aos doadores;
  3. Compartilhe as vantagens de ser um(a) doador(a);
  4. Convide um profissional da área da saúde para palestrar;
  5. Disponibilize entre os colaboradores alguns informativos sobre a campanha; 
  6. Traga uma história real de alguém que precisou receber transfusão de sangue;
  7. Explique que os colaboradores podem se ausentar do trabalho por um dia, conforme a CLT.

Que tal colocar cada uma dessas dicas em prática? A doação de sangue salva muitas vidas e a sua empresa pode fazer parte disso, não só em junho, mas no ano interior. Incentive a doação entre os seus colaboradores!