Junho Vermelho: como apoiar essa causa na empresa?
A sua empresa já realizou alguma ação voltada à campanha de conscientização sobre a doação de sangue? No sexto mês do ano, o Junho Vermelho informa a população sobre esse tema que salva milhares de vidas, sendo uma ótima oportunidade de colocar em prática entre os colaboradores da sua organização.
![Junho Vermelho](https://blog.totalpass.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Junho-Vermelho.jpg)
Pensando nisso, nada melhor do que conhecer mais sobre essa iniciativa, né? A seguir, nós responderemos os seguintes tópicos:
- O que significa Junho Vermelho?
- Como surgiu o Junho Vermelho?
- Qual é o papel do RH na doação de sangue?
- Como apoiar a causa Junho Vermelho na empresa?
Quer fazer a diferença na vida de alguém por meio da solidariedade? Continue com a gente e descubra como sua empresa pode contribuir para a campanha de doação de sangue!
O que significa Junho Vermelho?
O Junho Vermelho, também conhecido como mês de conscientização sobre a doação de sangue, procura incentivar a população mundial sobre a importância de ser um doador, uma vez que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, sendo considerado gesto simples, solidário e empático com o próximo, independentemente do grau de parentesco.
Além disso, o dia 14 de junho é considerado o Dia Mundial do Doador do Sangue, mobilizando diversos países em busca do mesmo propósito: abastecer os hemocentros para garantir o fornecimento de sangue aos pacientes que precisam de transfusão de sangue, visto as mais variadas causas, como, por exemplo, acidentes, cirurgias, entre outras situações.
Vale lembrar que a doação é uma maneira de coletar todos os tipos de sangue: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-, alguns são mais comuns e outros mais raros, sendo preciso ter todas as opções sanguíneas disponíveis.
Como surgiu o Junho Vermelho?
![Junho Vermelho sangue](https://blog.totalpass.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Junho-Vermelho-sangue.jpg)
Em 1900, Karl Landsteiner, médico e biólogo austríaco, descobriu os diferentes tipos de grupos sanguíneos e, sobretudo, quais eram compatíveis um com o outro, sendo muito importante para salvar vidas ao redor do mundo.
Entendendo a importância da doação de sangue por meio da Assembleia Mundial da Saúde, o dia 14 de junho foi criado em 2005 para homenagear Landsteiner e, sobretudo, incentivar a população a doar sangue para salvar vidas, conforme a Biblioteca Virtual em Saúde pelo Ministério da Saúde.
Em 2011, a campanha Junho Vermelho foi criada no Brasil a partir do movimento “Eu Dou Sangue”, uma vez que é um período de baixa doação no ano, sendo uma forma de incentivar a população sobre a importância da causa.
Qual é o papel do RH na doação de sangue?
Você deve estar se perguntando: “por que incluir essa campanha na empresa?”. A campanha tem como objetivo incentivar a solidarização das pessoas e, por isso, é uma ótima oportunidade para o setor de RH despertar o lado de empatia dos colaboradores com o próximo.
Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados na Agência Brasil, 14 pessoas são doadoras de sangue a cada mil habitantes, totalizando 1,4% da população que doa regularmente.
Além disso, o índice estipulado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a porcentagem de doação seja entre 1% e 3%, mostrando que o país se encontra bem. No entanto, isso não significa que as doações devem parar, pelo contrário, quanto mais pessoas doarem, melhor.
Por isso, para que as doações continuem acontecendo, é importante que os profissionais de RH sejam apoiadores da campanha e responsáveis por garantir estratégias voltadas ao incentivo à doação de sangue. Sem contar que é uma maneira de mostrar que a empresa se preocupa e valoriza as questões sociais, mostrando o seu lado humanizado.
Essa boa prática é uma maneira de se diferenciar das demais empresas, uma vez que é uma organização que se importa com o impacto social e está disposta a contribuir com o próximo. Com isso, é possível notar o aumento na produtividade e no engajamento do time, melhorando o clima organizacional, reduzindo a rotatividade e aumentando a atração de novos talentos.
Como apoiar a causa Junho Vermelho na empresa?
![colaboradora doando sangue](https://blog.totalpass.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Junho-Vermelho-colaboradora-doando-sangue.jpg)
Conhecendo um pouco mais sobre a campanha e como ela pode impactar positivamente sua empresa, que tal traçar algumas estratégias para apoiar a causa e incentivar a doação de sangue entre os seus colaboradores?
Para te ajudar, nós separamos um checklist de ações para contribuir com a campanha Junho Vermelho na sua organização.
- Organize uma caravana solidária;
- Inclua programas de recompensas aos doadores;
- Compartilhe as vantagens de ser um(a) doador(a);
- Convide um profissional da área da saúde para palestrar;
- Disponibilize entre os colaboradores alguns informativos sobre a campanha;
- Traga uma história real de alguém que precisou receber transfusão de sangue;
- Explique que os colaboradores podem se ausentar do trabalho por um dia, conforme a CLT.
Que tal colocar cada uma dessas dicas em prática? A doação de sangue salva muitas vidas e a sua empresa pode fazer parte disso, não só em junho, mas no ano interior. Incentive a doação entre os seus colaboradores!