Seja qual for a profissão ou a área da empresa em que trabalha, todo colaborador passará por situações adversas e desafiadoras. Nesses momentos, é preciso ter resiliência no trabalho, para superar os problemas e adquirir lições e aprendizados importantes para a vida profissional. 

Mas, afinal, qual é o papel do RH para promover um ambiente de trabalho saudável e resiliente para todos? Confira esta e algumas outras dúvidas que serão respondidas neste conteúdo:

Fique com a gente e continue lendo para saber mais!

O que é resiliência?

De forma geral, a resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de superar e sair fortalecida de situações adversas, estressantes ou traumáticas. Ela é a habilidade de lidar com dificuldades, se adaptar a mudanças e continuar em desenvolvimento e crescimento, apesar dos desafios e pressões do dia a dia.

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Uma equipe resiliente pode ser mais produtiva e gerar bons resultados para a empresa. Saiba por quê!

A resiliência é composta por alguns fatores que vão te ajudar nos seus objetivos:

  • Autoconsciência: para reconhecer e entender suas próprias emoções, pensamentos e comportamentos;
  • Autorregulação: para gerenciar suas emoções e comportamentos de maneira saudável e produtiva;
  • Otimismo: para reforçar a crença de que você pode superar desafios e alcançar resultados positivos no trabalho;
  • Conexões sociais: para entender que relações fortes podem oferecer suporte emocional e prático em momentos de necessidade;
  • Flexibilidade: porque é importante estar aberto a novas ideias e abordagens para conseguir ajustar planos e estratégias quando necessário;
  • Propósito: para ter clareza sobre seus valores e objetivos e alinhá-los ao seu trabalho.

É importante lembrar que a resiliência não é necessária apenas do trabalho, mas em todos os âmbitos da vida, certo?

Por que a resiliência no trabalho é importante?

O cotidiano de trabalho é, muitas vezes, imprevisível. Projetos podem não sair como esperado, podemos receber feedbacks negativos ou então não conseguir lidar tão bem com determinadas situações como gostaríamos. 

Nesses momentos, a resiliência é imprescindível: ela permite que os colaboradores aprendam e cresçam a partir de experiências difíceis que encontram em seus cargos. E nem precisamos falar que todas as pessoas estão sujeitas a isso, não é mesmo?

Pensando neste contexto, nós separamos alguns argumentos para te convencer da importância de ser resiliente no trabalho e como isso pode afetar a vida profissional. Confira a lista abaixo!

Desempenho e produtividade

Por ter mais inteligência emocional mesmo em situações de pressão e adversidade, colaboradores resilientes podem manter um alto nível de produtividade e desempenho no trabalho. Isso se deve, inclusive, à capacidade que essas pessoas têm de se recuperar rapidamente de contratempos e conflitos.

Adaptação a mudanças

O mundo corporativo está em constante transformação e atualização, e os profissionais de RH sabem muito bem disso. 

Nesses casos, a resiliência permite que os colaboradores de uma empresa se adaptem rapidamente a novas tecnologias e processos que possam surgir. Sabe aqueles períodos de reestruturação ou mudança organizacional? Essa transição acaba sendo até facilitada quando a resiliência é valorizada e incentivada.

Desenvolvimento pessoal e profissional

Encarar momentos desafiadores no trabalho é importante para que os colaboradores se desenvolvam pessoal e profissionalmente. Essas situações podem ajudá-los a construir confiança em suas habilidades e a se tornarem ainda mais autossuficientes.

Com esse amadurecimento, o crescimento na carreira fica muito natural. Sem falar, é claro, em fatores como o gerenciamento do estresse – que é muito positivo para situações futuras – e a sensação de satisfação no trabalho que a resiliência e o desenvolvimento proporcionam.

Cultura organizacional

Para a empresa, também é vantajoso que os colaboradores sintam-se resilientes e incorporem isso no trabalho. Dessa forma, é menos impactante passar por mudanças e crises organizacionais – que, por mais que evitemos, podem acontecer –, a equipe pode apresentar menores taxas de absenteísmo, há retenção de talentos e a qualidade do trabalho se mantém, afinal, lembre-se que os colaboradores são mais produtivos. 

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A resiliência surge nas situações mais adversas e desafiadoras do dia a dia profissional

O conjunto desses fatores faz com que a empresa seja vista como um bom lugar para se trabalhar, pois oferece aos colaboradores um ambiente de trabalho resiliente para que eles possam trabalhar com autonomia e sabendo superar os desafios que surgem da melhor forma possível.

Como implementar a resiliência no trabalho?

O RH da empresa é responsável por entender as necessidades dos colaboradores e oferecer recursos para que o trabalho de todos siga em constante desenvolvimento.

Trouxemos algumas ideias para ajudar a gestão de pessoas nesta missão, pensando em transformar o cotidiano profissional em um ambiente mais resiliente e pronto para passar por desafios.

Treinamento e desenvolvimento

É muito importante que o RH da empresa invista em cursos e treinamentos para desenvolver a capacidade técnica dos seus colaboradores. Afinal, é isso que promove o crescimento de todos em suas funções e faz com que o negócio evolua. 

No entanto, as soft skills não podem e nem devem ser deixadas de lado. Por isso, a instituição pode convidar profissionais para falar sobre gestão do estresse, desenvolvimento de habilidades emocionais e adaptabilidade, por exemplo. Essas habilidades socioemocionais são muito importantes para a resiliência no trabalho.

Cultura de suporte

As lideranças da empresa devem ser espelhos para os seus liderados, como exemplo de resiliência no ambiente de trabalho. Pensando nisso, o treinamento de novos líderes pode ter essa característica, para que eles possam apoiar suas equipes de maneira mais eficaz.

Além disso, o RH pode ainda estabelecer um sistema de feedback contínuo e construtivo, onde os colaboradores se sintam ouvidos e valorizados. Afinal, a resiliência também tem como apoio a autoconfiança.

Reconhecimento

Já que citamos a autoconfiança, não tem como não falarmos de reconhecimento, não é mesmo? 

Os sistemas de reconhecimento e recompensas para celebrar conquistas e esforços dos colaboradores também servem como inspiração para que eles sejam mais resilientes, assim como a elaboração de um plano de desenvolvimento claro e consistente para a carreira. 

Esse ponto também reflete na atração e retenção de talentos que citamos anteriormente.

Comunicação transparente

A comunicação dentro de uma instituição deve ser sempre o mais clara e transparente possível. Os colaboradores devem ser informados sobre decisões importantes que podem afetar seu dia a dia de trabalho. Sempre que possível, também é interessante incluir a equipe nessas tomadas de decisões.

Além disso, a escuta ativa das necessidades dos colaboradores e o interesse genuíno por suas pautas também pode encorajá-los a serem mais resilientes.

Saúde e bem-estar

A resiliência no ambiente profissional também depende do estado em que está a saúde e o bem-estar do colaborador. Você já parou para pensar em como benefícios de saúde física e mental são fundamentais para fortalecer o emocional e ajudar o time a encarar os momentos difíceis?

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A prática do autocuidado físico e mental é fundamental para garantir que a pessoa seja resiliente

A TotalPass, por exemplo, é um benefício corporativo que facilita cada vez mais o acesso da equipe a serviços de bem-estar, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de todos. 

Quando as pessoas se fortalecem, tornam-se profissionais resilientes e prontos para enfrentar situações difíceis, além de ter mais capacidade de se adaptar nos ambientes em que são acionadas. O RH pode auxiliá-las oferecendo o benefício da TotalPass.

Principais desafios para o RH

Nós já falamos sobre todas as vantagens da resiliência no trabalho, mas os líderes devem estar atentos ao ambiente e tudo o que pode prejudicar os colaboradores. 

Ambientes de trabalho com prazos apertados, altas expectativas e cargas de trabalho pesadas podem dificultar o desenvolvimento de resiliência, por exemplo. Além disso, a falta de oportunidades de desenvolvimento profissional e treinamento também pode limitar a capacidade de lidar com novos desafios.

Uma empresa que não oferece equilíbrio entre trabalho e vida pessoal também tende a ter menos colaboradores resilientes, afinal, a falta de tempo para descanso e recuperação pode levar ao esgotamento e reduzir a capacidade das pessoas para enfrentar desafios.

Os tópicos que nós trazemos como desafios estão relacionados à cultura organizacional da empresa. Ambientes que não valorizam o bem-estar dos funcionários como um todo podem aumentar o estresse e dificultar o desenvolvimento de resiliência, sabia disso?

Por isso, o primeiro passo para se tornar uma marca que promove resiliência no trabalho é entender a estrutura da instituição e como isso será passado para os colaboradores. Quando estiver tudo alinhado, pode ter certeza que o reflexo sobre o trabalho e os resultados de todos será positivo. Compartilhe com a gente as atuações da sua empresa sobre este assunto!