Tem dificuldade para pegar no sono ou está procurando algo para trazer mais qualidade na hora de descansar? O ASMR para dormir pode ser uma ótima opção para quem sonha ter noites mais tranquilas e profundas, ideal para quem deseja acordar com mais disposição

ASMR
Não está conseguindo pegar no sono? A técnica ASMR pode ser a solução!

Já escutou alguém falando sobre ASMR, mas não sabe o que significa? Pensando nisso, explicaremos as seguintes dúvidas ao longo deste artigo para te ajudar a ter boas noites de sono: 

  • O que é ASMR?
  • Para que serve o ASMR?
  • Como meditar com ASMR para dormir?

Vamos lá?!

O que é ASMR?

Rapaz fazendo ASMR
Conhecido como barulhos que despertam a sensação de bem-estar, o ASMR pode ser uma opção para quem não consegue dormir

Em 2009, o ASMR (Autonomous Sensory Memory Response), em português “Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano” começou a se popularizar entre as pessoas devido à divulgação de vídeos de áudios sensoriais por meio da internet. É uma técnica que fez bastante sucesso no YouTube e vem agradando milhares de pessoas devido aos sons que ajudam a relaxar. 

Geralmente, são vídeos repletos de sons considerados agradáveis, que são ouvidos ao fazer alguma ação, como, por exemplo, o corte de uma tesoura no papel (tic-tic-tic) ou o spray de um desodorante (xiiiiiii), entre outros barulhos que podem ser relaxantes e trazer a sensação de bem-estar.

Entre essas gravações, é possível também encontrar pessoas estourando plástico bolha, falando baixinho ou cortando sabonetes. Antes de tudo começar, eram captados somente os barulhos, mas hoje as pessoas conseguem assistir e ver toda a ação.

Nunca acompanhou esses áudios ou vídeos? Saiba que, provavelmente, você já deve ter vivenciado o ASMR… Quem nunca deitou na cama e ficou mais relaxado ao ouvir o som da chuva ou ao escutar o barulho do vento nas árvores?

Atualmente, existem inúmeros sons ou até mesmo situações da nossa rotina que podem despertar o prazer e o relaxamento, sendo ideal para quem não consegue se desligar na hora de dormir, proporcionando melhora na qualidade do sono. 

Para que serve o ASMR?

Mulher ouvindo música
O ASMR pode aliviar os sintomas relacionados aos transtornos mentais. Saiba mais!

Atualmente, muitas pessoas procuram o ASMR para dormir, tendo em vista que a correria do dia a dia pode ser estressante e, em alguns casos, pode prejudicar a qualidade do sono, impactando na rotina do dia seguinte. 

No entanto, como esta técnica procura promover o relaxamento profundo, pode ser usada para algumas causas e tratamentos, principalmente as práticas relacionadas aos transtornos mentais, como, por exemplo, a insônia, as crises de ansiedade, o ataque de pânico, a depressão, entre outros.

Embora seja uma técnica bastante utilizada, ela não anula o tratamento por meio de um profissional da saúde, tendo em vista que a sensação de bem-estar e relaxamento por meio do ASMR não dura por muito tempo. 

Como meditar com ASMR para dormir?

Mulher meditando
Que tal unir a meditação e o ASMR para dormir melhor? Saiba mais!

Embora as práticas tradicionais da meditação sejam feitas sem música ou qualquer tipo de barulho, ou seja, em silêncio, é possível meditar por meio do ASMR, sabia?

Em alguns casos, devido às distrações, muitas pessoas não conseguem se concentrar na hora de meditar, sendo essencial encontrar um som ou barulho que desenvolva o relaxamento na hora da prática. Normalmente, esse áudio pode ser usado como um guia para quem deseja manter o foco.

Por isso, para quem tem problemas de insônia ou dificuldade para dormir, saiba que a meditação por meio da prática do ASMR pode ajudar a diminuir as inquietações do pensamento, promovendo o relaxamento e, consequentemente, conduzindo o corpo e a mente para uma boa noite de sono.

Gostou e quer praticar para dormir melhor? Separamos algumas ideias de áudios para você relaxar:

  • Chuva;
  • Vento forte;
  • Tic-tac do relógio;
  • Barulho das árvores;
  • Passarinho cantando.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o ASMR? Antes de dormir, pratique meditação ou escute algum som para relaxar em prol da qualidade do sono.