Eis a questão: investir ou não investir em acessibilidade na academia? Com o crescimento do mercado fitness e, consequentemente, das pessoas em busca pelos serviços de saúde física, é preciso olhar mais a fundo para dentro da sua unidade para promover melhorias, visando o direito às pessoas com deficiência.

acessibilidade na academia
Quer tornar a sua academia mais acessível? Saiba mais!

No entanto, poucas academias contam com acessibilidade, sendo um fator essencial para os donos de academia que desejam colocar em prática os direitos de cidadania, visando a inclusão. Pensando nisso, responderemos os seguintes tópicos:

Qual é a importância da acessibilidade na academia?

Segundo a Lei n.º 13.146, voltada para a Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), os espaços públicos e privados devem assegurar e promover condições de igualdade, ou seja, permitir que as pessoas com deficiência, seja física, auditiva, visual ou com mobilidade reduzida, tenham direito à acessibilidade, possibilitando a inclusão social.

Embora muitas academias não tenham adaptações destinadas às pessoas com deficiência, é importante começar a pensar nisso, mesmo que aos poucos, uma vez que isso permite que novos alunos façam parte da sua unidade. 

Além disso, ao ser uma academia acessível, você estará contribuindo com muitas pessoas que precisam se exercitar regularmente, prevenindo problemas relacionados ao sedentarismo, como aumento do colesterol, problemas nas articulações ou obesidade.

No que diz respeito às pessoas que possuem algum tipo de deficiência de locomoção, por exemplo, é uma maneira de ajudá-los na reabilitação. Em alguns casos, devido à falta de treino, algumas funções motoras são perdidas, visto a ausência de fortalecimento muscular. 

Já para as pessoas que possuem deficiência visual, a inclusão é muito importante porque ajuda a estimular a independência e a autonomia, sem contar que é uma maneira de conhecer o próprio corpo. 

Quais os benefícios para a academia?

menina cadeirante na academia
A acessibilidade na academia humaniza a marca. Confira outros benefícios!

Além da própria inclusão, visto que você estará abrindo o espaço da sua academia para aqueles que possuem algum tipo de limitação, é uma maneira de exercer a sua participação social. No que diz respeito ao negócio, pode-se dizer o aumento de matrículas, uma vez que poucos espaços, como estúdios e clubes, estão destinados às pessoas com deficiência. 

A seguir, nós separamos alguns benefícios de ser uma academia que pratica a acessibilidade: 

  • Aumenta as vendas e a receita;
  • Transmite credibilidade para os alunos;
  • Fortalece e humaniza a imagem da marca;
  • Permite que todas as pessoas se sintam acolhidas;
  • Promove a inclusão e combate a discriminação contra PcD;
  • Melhora o posicionamento da marca perante ao mercado fitness.

Além disso, muitos outros benefícios podem ser observados no dia a dia, como, por exemplo, poder receber diferentes histórias de vida, sendo uma maneira de tornar a sua academia humanizada. 

8 iniciativas para tornar a sua academia mais acessível

Para se tornar uma academia acessível, é importante investir em ambientes adaptados, sendo uma maneira de garantir a segurança de todos os que frequentam o local, principalmente das pessoas com deficiência. No entanto, alguns recursos são altos, sendo preciso analisar os custos e o que será possível implementar ou não no momento. 

Vale lembrar que é preciso estar dentro das técnicas e normas na hora de qualquer mudança. Por isso, o mais recomendável é buscar por um profissional da área, visando que as adaptações sejam feitas de maneira correta, respeitando a estrutura da academia.  

De qualquer forma, nós selecionamos algumas iniciativas para tornar a sua academia mais acessível. Vamos lá?!

1 – Balcão de atendimento 

O ponto de entrada de qualquer academia é a recepção, né? Por isso, é preciso que o balcão de atendimento seja adaptado, ou seja, deixar uma parte mais baixa da mesa, considerando os cadeirantes. Ao fazer isso, você estará incluindo pessoas com cadeira de rodas desde a chegada.

2 – Porta de acesso à academia

Após passar da recepção, as pessoas normalmente se deparam com catraca, tanto para entrar quanto para sair da academia. Para as pessoas que utilizam cadeira de rodas, esse tipo de acesso não é nada acessível, afinal, como passar por ela? 

Por isso, colocar porta de acesso ao lado é uma alternativa para atender esse público, inclusive pelas pessoas com obesidade, evitando qualquer tipo de constrangimento. 

3 – Vestiários adaptados 

banheiro para cadeirantes
O banheiro adaptado é essencial para as pessoas cadeirantes

Sabemos que adaptar o banheiro inteiro pode sair caro, né? Sendo assim, pensar num vestiário exclusivo pode ser uma ótima alternativa para reduzir alguns gastos. 

Sendo assim, seja no banheiro feminino ou masculino, é preciso incluir a barra de metal — nas paredes, atrás do sanitário e nas laterais do lavatório — para que as pessoas cadeirantes possam se apoiar na hora de tomar banho e demais necessidades. Além disso, é importante se atentar à largura da porta, permitindo a passagem da cadeira de rodas.

4 – Orientação em braile 

Seja nos equipamentos ou em qualquer informativo da academia, é preciso pensar na comunicação de forma efetiva. Para isso, nada melhor do que colocar placas sinalizadoras em braile para que as pessoas com deficiência visual possam ter mais autonomia pela academia.

5 – Rampas e corrimãos de acesso

Caso a sua academia tenha escada na entrada, é importante pensar numa rampa de acesso. Além disso, ela precisa acompanhar corrimãos dos dois lados, sendo um ponto de apoio para as pessoas com deficiência visual ou para aquelas que usam muleta, por exemplo.

6 – Instale elevador

Caso a sua academia possua mais de um andar, é necessário investir em elevador para facilitar o acesso das pessoas cadeirantes, por exemplo. Mas atenção: o tamanho mínimo recomendado para levar uma cadeira é de 80 cm de largura e 125 cm de profundidade, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Além disso, para auxiliar no uso de pessoas com deficiência visual, é preciso que as botoeiras do painel sejam em braile. Outro ponto que pode facilitar a entrada e a saída é a sinalização sonora, informando o andar ou qualquer outro tipo de alerta. 

7 – Piso tátil 

piso tátil
O piso tátil auxilia as pessoas com deficiência visual na circulação pela academia 

Falando das pessoas com deficiência visual, é importante incluir o piso tátil na academia, uma vez que ele é usado para guiá-los pela unidade enquanto se exercitam. Geralmente, o material é emborrachado, com relevos e pode ser combinado com os demais pisos. O objetivo é sinalizar a academia para que ela seja acessível. 

8 – Profissionais qualificados 

Além dos professores da sua unidade, investir em profissionais de educação física qualificados e especializados em pessoas portadoras de deficiência é uma maneira de guiar esses alunos com algum tipo de limitação. Caso queira investir no seu time, é possível oferecer cursos para que todos possam se especializar.   

Lembre-se: não é preciso implementar tudo de uma vez, o mais importante é começar aos poucos e mostrar que se importa com a acessibilidade, visando o direito à saúde de todos.