Sabia que a colaboração pode ser o que falta na sua empresa para o sucesso do seu time? É muito importante que a liderança estimule a interação entre os colaboradores, uma vez que isso pode ajudar a melhorar as entregas, os resultados e as relações interpessoais.  

colaboração
Entenda como trabalhar a colaboração do time!

Por outro lado, quando o ambiente não é colaborativo, os colaboradores tendem a se distanciar um dos outros e, inclusive, da própria liderança, atrapalhando a convivência interna. 

Pensando nisso, se você deseja melhorar a relação entre os colaboradores, nós responderemos os seguintes tópicos neste artigo: 

Vamos lá?

Por que é importante manter a colaboração entre o time?

colaboradores conversando no mesmo projeto
Ao trabalhar a colaboração do time, é possível melhorar o clima organizacional. Confira!

Antes de explicarmos a importância da colaboração, você sabe o que significa? Essa palavra está relacionada à cooperação, ao espírito de equipe e ao respeito um com o outro na rotina de trabalho dentro da organização. 

Quando a cooperação não existe no ambiente profissional, é possível notar um clima desagradável entre os colaboradores, principalmente se tratando de cargo de diferentes níveis, diminuindo a produtividade, o engajamento e o comprometimento com a empresa. 

Em alguns casos, devido aos problemas internos com os demais colegas, aumenta-se o estresse, a ansiedade e a depressão, resultando em afastamentos, uma vez que a saúde mental e emocional está debilitada. Em outros casos, alguns profissionais pedem demissão, visto que não se sentem pertencentes ao time do qual fazem parte, aumentando a taxa de rotatividade

Sendo assim, para que esses problemas internos entre os colaboradores não aconteçam, é importante que a liderança invista no trabalho em equipe dos mesmos, permitindo que diferentes áreas se conheçam, se conectem e, sobretudo, trabalhem em equipe, se possível nos mesmos projetos, justamente para melhorar as relações internas. 

Ao fazer isso, eles se sentirão mais motivados, considerando a troca de informação, conhecimento e participação. Por isso, não deixe para depois, comece agora mesmo a pensar no trabalho em equipe do seu time. 

Quais são os benefícios da cooperação entre os times para a empresa?

Quando a liderança se preocupa com a integração entre os times, é possível perceber algumas mudanças de comportamentos no ambiente de trabalho, sendo benéfico tanto para os profissionais quanto para a empresa. A seguir, nós separamos algumas vantagens: 

  • Melhora as relações interpessoais;
  • Deixa o trabalho mais leve e produtivo;
  • Incentiva a troca de ideias e conhecimentos;
  • Torna o ambiente de trabalho mais agradável;
  • Desenvolve a relação entre líderes e liderados;
  • Promove maior interação entre todos os membros da equipe;
  • Fomenta a troca de experiência, tanto pessoais quanto profissionais.

No que diz respeito à liderança, isso só reforça o papel como gestor de pessoas. Afinal, os profissionais estão em busca de líderes que se preocupam com o time e que, acima de tudo, proponham mudanças no dia a dia para melhorar a relação entre todos.

3 ações para promover a colaboração entre os colaboradores

colaboradores rindo e conversando na empresa
Descubra algumas estratégias para melhorar a colaboração entre os colaboradores

Para te ajudar a melhorar a colaboração entre os colaboradores, que tal colocar em prática algumas iniciativas na sua empresa? Ideias simples podem parecer pequenas, mas, na verdade, podem fazer toda a diferença na maneira como cada profissional se relaciona, melhorando todos os processos internos. 

1 – Incentive a comunicação 

Os colaboradores da sua empresa se comunicam um com o outro? O primeiro passo para melhorar a colaboração é incentivando que pessoas de diferentes setores e cargos se relacionem, ou seja, que possam trocar pensamentos, experiências e vivências profissionais. 

Por outro lado, é preciso atuar lado a lado do time, uma vez que, embora seja importante compartilhar experiências, é preciso que respeitem o que o outro tem a dizer, afinal, somos pessoas únicas e com pensamentos diferentes. Por isso, é preciso saber respeitar o outro, mesmo não concordando. 

2 – Integre diferentes equipes nos projetos

Ao integrar diferentes colaboradores dentro dos projetos, os colaboradores têm a oportunidade de trabalhar com novos profissionais. Ao colaborarem um com o outro, a criatividade é aflorada, trazendo pontos de vistas diferentes, visando a melhora do trabalho em equipe. 

Além disso, é uma maneira de permitir que os colaboradores conheçam um pouco mais sobre o que cada pessoa faz dentro da empresa, criando empatia pelo trabalho do outro, melhorando o comprometimento com as entregas, principalmente quando o trabalho de uma pessoa impacta na área de outros setores. 

3 – Faça metas colaborativas

Traçar metas pode ajudar a tornar os times mais próximos, sabia? Quando os colaboradores estão inseridos no mesmo propósito, é ainda mais fácil fazer com que trabalhem em equipe, uma vez que um precisa do outro para alcançar os objetivos da empresa. 

Mas lembre-se: nada de estipular metas altas e abusivas, combinado? A ideia é fazer com que os times trabalhem juntos e não fiquem desmotivados. Quando as metas são inalcançáveis, no começo pode até dar certo, mas depois pode surgir alguns conflitos, fazendo com que não trabalhem bem juntos.  

Será que você já fez alguma dessas iniciativas internas na sua gestão? Coloque-as em prática e promova a cooperação entre os colaboradores.