Cada vez mais as empresas têm buscado novas formas de se inovar e destacar no mercado. É pensando nisso que algumas delas realizaram mudanças e incluíram o novo cargo em seu quadro: a diretoria da felicidade.

O cargo surge como uma preocupação com o bem-estar dos colaboradores, visando não apenas o desempenho, mas também a felicidade nos ambientes corporativos. 

O que é a diretoria da felicidade?

diretoria da felicidade líder
Já ouviu falar em “Diretoria da Felicidade” na empresa? Saiba mais!

Essa diretoria é responsável por criar ações que visam aumentar a satisfação e o bem-estar dos colaboradores, considerando não somente aspectos profissionais, mas também pessoais. 

O conceito de diretoria da felicidade ganhou destaque no Brasil quando grandes marcas anunciaram a inclusão desse cargo em 2023. Desde então, diversas empresas têm adotado essa abordagem, buscando promover um ambiente de trabalho mais harmonioso e colaborativo.

Segundo a Pesquisa Global de Bem-Estar, 89% das empresas brasileiras afirmaram possuir uma estratégia de bem-estar, superando a média de 83% na América Latina. Além disso, 33% das empresas perceberam que os programas de bem-estar ajudaram a melhorar os resultados da organização.

Ao investir em ações que valorizam a felicidade do colaborador, é possível elevar o engajamento e contribuir para o aumento da produtividade. Além disso, uma equipe motivada tende a ser mais inovadora, o que é benéfico para a empresa como um todo.

O perfil do diretor da felicidade

diretoria da felicidade colaboradores
Entenda qual é o perfil da diretoria da felicidade

Cuidar da satisfação e do bem-estar dos colaboradores não é uma tarefa fácil. Para isso, é preciso compreender o perfil do profissional que desempenha um papel tão importante no cultivo de um ambiente saudável. A seguir, exploraremos algumas características desse profissional:

Empatia

O profissional da diretoria da felicidade, antes de tudo, precisa ter muita empatia diante dos colaboradores e ouvir atentamente as preocupações e necessidades de cada um. É fundamental a boa comunicação e compreensão, o que permite conectar-se com todos da empresa, criando dessa forma uma rede de relacionamentos positivos. 

Liderança

A diretoria da felicidade não é responsável somente por implementar programas de bem-estar, mas também por motivar os colaboradores a participarem ativamente dessas ações. Uma liderança forte é necessária para encorajar a participação de todos, mostrando a importância do cuidado com a saúde.

O profissional precisa ser um exemplo das práticas que deseja fomentar na empresa, agindo como um modelo a ser seguido pelos outros colaboradores. Ele é importante para influenciar essa mudança, envolvendo toda a organização em busca de um ambiente saudável.

Adaptabilidade 

Cada ambiente de trabalho é único, cada um com suas próprias necessidades e preferências. A adaptabilidade permite ao diretor da felicidade ajustar os programas para atender melhor as lacunas da empresa.

Ao perceber o que funciona e o que não, o profissional pode pensar em diferentes ações para promover a felicidade no trabalho, incorporando novas práticas para atender a necessidade de cada colaborador.

Quais suas atribuições? 

diretora
A diretoria da felicidade é um cargo que se preocupa com a valorização e desenvolvimento profissional do time

A diretoria da felicidade é uma importante maneira de cuidar do bem-estar e da qualidade de vida dos colaboradores, mas o que exatamente esse cargo realiza? Quais são suas atribuições e como elas impactam na empresa? Entenda abaixo o que pode ser feito pelo profissional.

Valorizar o desenvolvimento pessoal

A diretoria da felicidade pode investir em iniciativas de desenvolvimento profissional, como treinamentos, workshops, palestras e cursos, buscando estimular o crescimento dos colaboradores.

Também é possível criar uma cultura de feedback com os colaboradores. Isso faz com que eles se sintam reconhecidos, além de promover a retenção de talentos, já que os funcionários se sentem mais conectados e valorizados na organização. 

Ambiente de trabalho saudável

O ambiente de trabalho não pode se resumir somente ao local onde as tarefas da empresa são realizadas, ele também influencia na produtividade e satisfação dos colaboradores. Por isso, cultivar um ambiente saudável não beneficia somente os funcionários, mas impulsiona o crescimento da organização como um todo.

A partir de um ambiente saudável, é possível fortalecer a cultura organizacional, além de reduzir os estresse e o absenteísmo. Para isso, é importante possuir uma comunicação transparente com os colaboradores, reconhecendo e valorizando sua atuação na empresa.

Programas de bem-estar

Um dos pilares da diretoria da felicidade é a implementação de programas que visam melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores, podendo envolver desde palestras sobre saúde mental e práticas laborais, até a inclusão de benefícios de bem-estar.

Os benefícios corporativos de bem-estar proporcionam oportunidades para os colaboradores cuidarem da sua saúde física e mental, podendo incluir acesso a academias, aulas de pilates e outras modalidades, orientação nutricional, programas de mindfulness, entre outros. 

Com o benefício da TotalPass, seus colaboradores podem acessar mais de 15 mil academias espalhadas no Brasil, além de explorar mais de 250 modalidades diferentes de atividade física. Já pelo Total Mind, eles têm a oportunidade de cuidar do bem-estar emocional pelo Zen App e o Psicologia Viva, uma plataforma que conta com cinco mil profissionais para realizar atendimento on-line. 

Sua empresa ainda não oferece TotalPass? Entre em contato com a gente e ofereça um leque de cuidado com a saúde física e emocional para os seus colaboradores. Pode ser o primeiro passo para sua empresa proporcionar um ambiente de trabalho mais feliz.