As competências do profissional de RH são fundamentais para qualquer empresa, pois ele é o responsável por muitas tarefas importantes: realizar gestão de relacionamentos internos, aplicação correta das leis trabalhistas, participar do processo de seleção, elaborar planos de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, entre outras. 

Conheça as principais funções dessa área, saiba a diferença entre hard skills e soft skills e cinco competências necessárias ao profissional de Recursos Humanos! 

Funções do profissional de Recursos Humanos

competências que todo profissional de rh precisa ter
  • Atuar no recrutamento e na seleção.
  • Intermediar admissões, demissões e calcular turnover.
  • Elaborar pacotes de benefícios corporativos, como a TotalPass (veja como funciona a TotalPass).
  • Promover treinamentos e capacitação.
  • Desenvolver estratégias para um bom clima organizacional.
  • Retenção de talentos.
  • Alocação dos profissionais.
  • Criar o plano de cargos e salários da empresa.

Competências de um profissional de RH: hard skills e soft skills

As hard skills, ou habilidades quantificáveis, são aquelas que podem ser obtidas durante um aprendizado técnico, como graduações e especializações. Já as soft skills (habilidades subjetivas) se tratam de comportamentos inerentes, ou seja, características da personalidade que se encaixam com o perfil ideal do profissional de RH

#1 Boa comunicação

Uma boa comunicação, seja escrita ou verbal, deve ser clara, empática e assertiva. No entanto, para o RH, se comunicar não é apenas falar, mas também engloba o ato de ouvir.

Cabe a esse profissional ouvir os colaboradores para entender suas necessidades, expectativas e desafios. Propor feedbacks é uma ótima maneira para isso. 

#2 Resolução de problemas

Estando diretamente relacionada com o tópico anterior, a capacidade de resolver problemas também é importante para o perfil do profissional de RH. Após ouvir e entender um colaborador ou frente a alguma adversidade, ele deve buscar soluções, sempre de forma ágil e organizada. 

#3 Espírito de equipe e colaborativo

O profissional de Recursos Humanos é um dos principais responsáveis por promover a motivação. Mas, para isso, é preciso que ele tenha espírito de equipe, que pode ser definido como uma sensação de coletividade. 

Espírito colaborativo também é uma competência do profissional de RH necessária, já que grande parte de suas atribuições são pautadas na compreensão e no apoio aos colaboradores da empresa. 

#4 Afinidade com a tecnologia

Com o objetivo de se organizar melhor, os profissionais de RH costumam utilizar ferramentas proporcionadas pela tecnologia, como as planilhas. Além disso, é cada vez mais comum o uso de programas para otimizar processos: softwares de gestão de benefícios, plataformas de seleção, sistemas de avaliação, entre outros. 

#5 Ética

Uma pessoa ética possui um conjunto de valores e princípios que regem as suas ações e tomadas de decisão. Tendo em vista que um profissional de Recursos Humanos lida com diversas pessoas e situações, esta é uma competência extremamente necessária. 

Agora que você conheceu algumas das competências do profissional de RH essenciais, leia o post da TotalPass sobre o Employer Branding!

indique sua empresa totalpass