Tem problemas digestivos e não sabe como resolver? Os probióticos podem ser uma ótima opção para quem deseja melhorar a flora intestinal e, sobretudo, garantir o funcionamento do corpo em todas as fases da vida.

probióticos
Como está o seu consumo de probióticos? Saiba mais!

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, nós responderemos as seguintes dúvidas ao longo deste artigo:

O que são probióticos?

dois copos de iogurte
Respondemos as principais dúvidas sobre probióticos. Confira!

Provavelmente você já deve ter ouvido falar dos probióticos. Embora seja muito falado, poucas pessoas sabem de fato o que são. Será que esta é uma dúvida sua também?

Os probióticos, também conhecidos como bactérias ou microrganismos vivos, são responsáveis por garantir a saúde do corpo, principalmente no que diz respeito ao intestino e o seu funcionamento, deixando-o cada vez mais saudável. 

Além de contribuir para o sistema digestivo, ele é essencial para quem deseja melhorar o sistema imunológico, ou seja, ajuda a trazer mais proteção para o corpo, evitando a chegada de agentes infecciosos. 

Para que servem os probióticos?

Além de garantir o bom funcionamento da flora intestinal, os probióticos atuam na defesa do organismo, sendo essencial para a prevenção de muitas doenças, podendo ser infecciosas e/ou inflamatórias, que acontecem devido à presença de microrganismos ruins.

Por outro lado, o consumo de probióticos é mais do que recomendado, uma vez que ajuda a recuperar as bactérias consideradas essenciais para a saúde do corpo. 

Um ponto importante: quando o intestino está em desequilíbrio e as bactérias ruins estão em contato com a flora intestinal, o seu organismo fica desprotegido. Portanto, caso exista algum tipo de carência de probióticos, é importante procurar um nutricionista para maiores recomendações. 

Quais são os benefícios dos probióticos à saúde?

mulher comendo iogurte
Os probióticos são ricos em benefícios à saúde. Saiba mais!

Quando falamos de probióticos, não dá para deixar de falar do equilíbrio da flora intestinal, uma vez que este é um dos principais benefícios. No entanto, existem alguns outros e separamos uma lista para você:

  • Melhora o sistema imunológico;
  • Ajuda a prevenir o câncer de cólon;
  • Promove o alívio da prisão de ventre;
  • Contribui para a saúde cardiovascular;
  • Protege contra infecções respiratórias;
  • Reduz os níveis de colesterol ruim (LDL);
  • Ajuda a diminuir a absorção de gorduras dos alimentos;
  • Auxilia no combate de doenças digestivas, como gastrite e úlcera;
  • E muito mais!

Para garantir estes e muitos outros benefícios, é importante consumir alimentos ricos em probióticos. Além disso, o acompanhamento nutricional é essencial também. 

Quais alimentos são ricos em probióticos?

alimentos ricos em probióticos
Confira os principais alimentos ricos em probióticos

Se você deseja ter todos os benefícios mencionados acima, é preciso incluir alimentos ricos em probióticos. Mas, afinal, quais são eles? 

Antes de listarmos quais são os alimentos probióticos, é preciso entender o que determina um alimento ser ou não ser bactérias boas para o organismo, né? Sendo assim, nada mais é do que alimentos repletos de nutrientes (vitaminas e minerais) e, sobretudo, boas fontes de bactérias e leveduras (fungos), essenciais na manutenção do corpo. 

A seguir, nós separamos alguns tipos de alimentos ricos em probióticos para você incluir na sua alimentação. Vamos lá?!

Iogurte natural 

O iogurte natural é um dos principais alimentos ricos em probióticos, isso porque ele é produzido a partir do leite fermentado e, consequentemente, possui bactérias consideradas boas para o organismo. 

Além de ser gostoso, é uma ótima opção para o café da manhã ou lanches da tarde, sem contar que pode ser consumido com outros alimentos, como frutas, sementes e cereais. 

Mas atenção: para que ele seja probiótico, é preciso se certificar que ele contém microrganismos vivos, combinado? Caso contrário, ele será um simples iogurte. 

Kefir 

Diferente do iogurte que pode ser comprado, o kefir precisa ser produzido em casa. Para isso, é preciso encontrar alguém que esteja dando essas bactérias, uma vez que elas se reproduzem muito rápido quando estão em contato com leite, água ou água de coco, transformado em iogurte natural. 

O kefir é um alimento rico em bactérias e fungos considerados bons e essenciais para a saúde intestinal e, consequentemente, para a imunidade. Além disso, é rico em cálcio, vitamina D e muitos outros nutrientes. 

Para as pessoas que possuem intolerância à lactose, o kefir é mais do que recomendado, sendo uma alternativa natural para quem deseja consumir iogurte. 

Leite fermentado 

Quem aí nunca bebeu leite fermentado que ative a primeira pedra. Brincadeiras à parte, ele é outro produto rico em probióticos, visto que a sua produção é feita por meio de lactobacillus vivos, perfeito para quem deseja melhorar a imunidade e a flora intestinal.

Nos mercados, é possível encontrar várias marcas de leite fermentado para consumo. Por isso, caso queira ingerir probióticos de maneira rápida, ele é uma ótima opção para a sua rotina.  

Além desses alimentos, existem muitos outros que podem conter probióticos, principalmente aqueles que são derivados do leite. Também é possível encontrá-los em alguns produtos de soja ou até mesmo em leveduras, geralmente usadas na produção de produtos de padaria, como, por exemplo, pão.

Em alguns casos, o uso de suplementos alimentares pode ser recomendado por um nutricionista, por exemplo. 

3 receitas com probióticos para melhorar a saúde intestinal

vitamina de iogurte com morango e banana
Receitas fáceis para aumentar o consumo de probióticos

Quer melhorar a saúde intestinal e incluir mais probióticos na sua alimentação? Para te ajudar, nós separamos algumas receitas fáceis e saborosas para você preparar em casa e comer quando quiser. 

1 – Pudim de iogurte com cobertura de morango 

Ingredientes

  • 8 morangos grandes;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1 caixa de leite condensado;
  • 1 e 1/2 copo de leite integral;
  • 2 copos de iogurte natural com soro.

Modo de preparo 

No liquidificador, coloque todos os ingredientes, com exceção dos morangos e do açúcar. 

Bata por três minutos ou até ficar com consistência homogênea. 

Em seguida, coloque na forma de pudim e leve para assar no forno preaquecido a 180 graus em banho-maria por 50 minutos ou até ficar firme. 

Após o tempo, desligue o forno e leve à geladeira por quatro horas. 

Enquanto isso, coloque os morangos picados em uma panela média com o açúcar. Misture bem até virar uma calda. 

Depois, é só colocar a calda em cima do pudim após desenformá-lo. 

2 – Vitamina de iogurte natural 

Ingredientes

  • 1 banana;
  • 3 morangos;
  • 3 pedras de gelo;
  • 1/2 xícara (chá) de água;
  • 1 copo de iogurte natural; 
  • 1 maçã com casca (opcional).

Modo de preparo 

Coloque o iogurte, as frutas picadas e a água no liquidificador. Basta tudo até se misturar bem.

Em seguida, adicione as pedras de gelo e bata novamente.

Sirva em seguida. 

3 – Patê de iogurte 

Ingredientes

  • 1 dente de alho amassado;
  • 2 copos de iogurte natural;
  • 2 colheres (sopa) de mostarda;
  • 4 colheres (sopa) de maionese;
  • 3 colheres (sopa) de cheiro-verde.

Modo de preparo 

Em um recipiente, coloque todos os ingredientes. Misture-os bem.

Depois, leve a mistura à geladeira por algumas horas e sirva como molho. 

Gostou dessas dicas? Fora essas receitas, existem muitas outras que podem ser preparadas. Converse com um nutricionista e descubra outras maneiras de incluir probióticos na sua alimentação.