Se você sonha em ter as panturrilhas desenhadas, saiba que o exercício de elevação de gêmeos não pode faltar no seu treino de perna. E caso tenha pensado que só existe um tipo de exercício para trabalhar esta musculatura, nós temos uma notícia para te dar: tem muitas opções para fortalecer e tonificar esta região. 

elevação de gêmeos em pé
Você faz elevação de gêmeos no treino de perna? Saiba mais!

Antes de ensinarmos alguns exercícios de elevação de gêmeos, nós tiraremos as principais dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?

O que é elevação de gêmeos?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em elevação de gêmeos, né? Este exercício tem como objetivo trabalhar o gastrocnêmio, o maior músculo presente na panturrilha, responsável por dar o volume na região posterior da perna.

Segundo o profissional de educação física Jessé Ramos, formado pela Universidade Paulista (Unip), além de exercitar o gastrocnêmio, este exercício ajuda a trabalhar o músculo sóleo e o tendão calcâneo, também conhecido como tendão de Aquiles (estrutura fibrosa espessa e resistente do corpo humano localizada no tornozelo), formando o tríceps sural. 

A partir do tríceps sural, é possível manter a estrutura corporal sem que ocorra a queda do corpo para frente, sendo também responsável pela propulsão de marcha, ou seja, fazendo com que ele possa se movimentar. 

Além disso, a elevação de gêmeos é um exercício bastante popular no treino de pernas, principalmente pelas pessoas que desejam deixar a panturrilha mais definida. Embora seja uma prática recomendável, muitas pessoas acabam pulando ou esquecendo de fazer. 

Por que é importante incluir a elevação de gêmeos no treino?

elevação de gêmeos
O treino de panturrilha ajuda a prevenir doenças cardiovasculares. Saiba mais!

Ao incluir a elevação de gêmeos na sua rotina de treino, você estará não só trabalhando a panturrilha e melhorando a parte estética, sabia? Além de deixá-la visualmente mais bonita, estará melhorando a circulação e prevenindo doenças vasculares.

Por outro lado, a elevação de gêmeos deixa a panturrilha mais forte, aumentando a força e o tônus muscular, perfeito para muitos movimentos que estamos acostumados a fazer no dia a dia, como caminhar, saltar, correr, entre outros estímulos motores. 

O profissional de educação física explica que além de auxiliar nos movimentos, a panturrilha fortalecida é considerada o segundo coração do corpo humano. “Além disso, atua também no retorno venoso, auxiliando a circulação do sangue nos membros inferiores”, complementa. 

Em outras palavras, ajuda a aumentar a pressão interna das pernas, fazendo com que o sangue volte para cima por meio deste bombeamento, além de prevenir doenças cardiovasculares.

Quais são os benefícios da elevação de gêmeos?

Além de auxiliar nos movimentos, o exercício de elevação de gêmeos é benéfico para outras funções, sendo possível contribuir para a estabilidade corporal no geral. 

Além disso, é um ótimo aliado para quem deseja prevenir o surgimento de varizes. “Elas são veias dilatadas e deformadas que acumulam sangue em seu interior, com o estímulo dessa região há uma importante função na prevenção e tratamento dessa patologia”, explica Ramos. 

Como mencionamos ao longo deste artigo, o exercício de elevação de gêmeos é essencial para quem deseja prevenir doenças vasculares, como, por exemplo, a trombose, visto que é responsável por atingir os membros inferiores.

Ou seja, fortalecer a panturrilha é muito importante para quem deseja manter o músculo da posterior da perna mais resistente para proteger as articulações e, consequentemente, para auxiliar a saúde muscular. De bônus: “treinar suas panturrilhas deixarão suas pernas mais fortes e mais bonitas, dando um aspecto mais harmônico para a região”, complementa Ramos.

3 exercícios de elevação de gêmeos

pessoa treinando as panturrilhas
Quer incluir a elevação de gêmeos no seu plano de treino? Confira três exercícios!

Agora que você já conhece a importância do exercício de elevação de gêmeos, que tal colocar alguns exercícios no seu plano de treino? Para te ajudar, Ramos separou quatro opções para você treinar. Vamos lá?

1 – Gêmeos na escada (ou no step)

  • Posicione-se em um step ou degrau de escada com apoio para equilibrar o seu corpo;
  • Em seguida, fique na ponta dos pés;
  • Depois, relaxe passando o calcanhar da linha desse degrau para maior amplitude do movimento;
  • Feito isso, retorne à posição inicial e repita novamente o movimento.

2 – Flexão plantar no leg press horizontal

  • Primeiro, coloque as anilhas com a carga que seja suficiente para você executar o movimento;
  • Depois, deite-se e coloque a metade dos pés apoiados na plataforma;
  • Com os joelhos estendidos, empurre a plataforma com os pés, afastando-se da máquina e apoiando na ponta dos pés;
  • Depois, relaxe e volte à posição inicial.

3 – Gêmeos sentado

  • Primeiro, coloque o peso no lugar indicado;
  • Depois, sente-se no aparelho e apoie a ponta dos pé na plataforma;
  • Em seguida, deixe o apoio do aparelho na coxa;
  • Ao destravar o aparelho, fique na ponta dos pés e contraia o músculo;
  • Retorne à posição inicial e repita novamente. 

Em relação à quantidade de séries e repetições, lembre-se de consultar o seu profissional de educação física para maiores informações.