Os profissionais de RH sabem, melhor do que ninguém, o papel que a análise comportamental tem no dia a dia da empresa. Afinal, quando conhecemos nossos colegas de trabalho, podemos compreender melhor suas necessidades e tomar decisões que serão positivas para a carreira de todos. 

análise comportamental
Cada pessoa tem sua personalidade e seu comportamento para lidar com diferentes situações. Continue lendo para saber mais!

Mas você sabe como ele pode ser aplicado e quais ferramentas utilizar para chegar aos resultados? Vem com a TotalPass que nós te contamos tudo o que você precisa saber!

O que é a análise comportamental?

A análise comportamental é uma ferramenta poderosa dentro das empresas. Ela é baseada na compreensão dos padrões de comportamento humano dentro do contexto corporativo, e pode ser útil em diversos momentos, como vamos explicar na próxima seção. 

Para que seja traçado o perfil comportamental dos colaboradores, são utilizadas técnicas para analisar e interpretar os resultados individuais, as interações entre colegas de time, e ainda como tudo isso contribui para a cultura da empresa.

Um estudo da Page Personnel indicou que 90% das demissões das empresas são relacionadas a condutas comportamentais. Ou seja, analisar o perfil dos colaboradores desde o recrutamento é fundamental!

Antes de entender onde e como aplicar os testes e pesquisas de comportamento, devemos nos informar sobre os diferentes tipos de perfis existentes. 

Quais são os principais tipos de perfis comportamentais?

líder e liderado conversando
Explique para seus colaboradores quais são os tipos de perfis comportamentais e como todos fazem a diferença no trabalho

De acordo com a metodologia DISC (que analisa dominância, influência, estabilidade e conformidade) – a mais comum a ser utilizada, como veremos a seguir -, existem quatro tipos de perfis comportamentais.

Lembre-se que não existe um tipo melhor ou pior, eles apenas pensam e trabalham de formas diferentes, e a integração entre os diferentes estilos é muito importante para gerar bons resultados. 

Perfil comunicador

Como o próprio nome diz, pessoas com perfil comunicador são mais sociáveis e extrovertidas, preferem trabalhar em grupo e gostam de atividades movimentadas. 

São ótimos mediadores de conflitos, e sua capacidade de interação faz com que sejam facilmente adaptáveis a novas situações e ambientes. 

Porém, colaboradores com esse perfil costumam ser mais impulsivos, perder o foco com facilidade e não dar tanta atenção a detalhes como outros perfis. 

Aliás, você sabia que esse é o perfil mais comum aqui no Brasil? Uma pesquisa da plataforma Solides indicou que 32,5% dos entrevistados pelo mapeamento são comunicadores.

Perfil analista

Pessoas analistas são mais racionais e lógicas no trabalho. Elas preferem tomar decisões com base em fatos e dados, são bastante meticulosas com o que fazem e se preocupam com os detalhes. 

Ao mesmo tempo, os analistas tendem a ser inflexíveis e têm mais dificuldade em se adaptar a mudanças. Essas pessoas também podem demorar mais tempo para tomar suas decisões, pois preferem analisar todas as informações e cenários disponíveis antes de agir. 

Perfil executor

Os executores são pessoas “com a mão na massa”. Eles gostam de desafios e resolvem os problemas de forma prática, com foco nos resultados. Além disso, são confiantes, seguros de si mesmos e muito independentes no trabalho.

Por outro lado, esse perfil costuma ser impaciente, ter dificuldade em delegar tarefas e dificuldade em considerar outras opiniões.

Perfil planejador

Pessoas com perfil planejador são pacientes, organizadas e muito responsáveis. São excelentes em analisar dados, planejar o trabalho antes de executá-lo e cumprir os prazos propostos.

No entanto, assim como os analistas, planejadores têm mais dificuldade para tomar decisões e em tomar iniciativas, preferindo esperar que as coisas sejam direcionadas a eles. 

Estes são os quatro principais perfis mapeados pela metodologia DISC, mas as equipes de gestão de pessoas devem tomar cuidado para não encaixar as pessoas em perfis inflexíveis, sem considerar sua individualidade e possíveis mudanças. 

Além disso, uma pessoa pode apresentar características de mais de um perfil, e isso é normal! Afinal, somos seres humanos com vontades, experiências e expectativas. 

Onde aplicar a análise comportamental na empresa?

equipe diversa
Trabalhar com uma equipe diversa é importante para que vários pontos de vista sejam considerados. Já pensou nisso?

No ambiente corporativo, a análise comportamental pode se encaixar em diversos contextos. Afinal, em vários momentos o perfil da pessoa vai fazer a diferença no modo que ela trabalha. 

Trouxemos alguns cenários em que a equipe de gestão de pessoas pode aplicar a análise comportamental, e como isso pode influenciar na carreira do colaborador. 

Recrutamento e seleção

O fit cultural é muito importante na hora de escolher um candidato. Por isso, no recrutamento de novos talentos, a empresa precisa analisar se as características da pessoa são compatíveis com as demandas do cargo e com a cultura organizacional. 

Neste processo, podemos destacar a análise da personalidade dos profissionais, suas habilidades interpessoais e estilo de trabalho e aprendizado, por exemplo. 

Desenvolvimento de lideranças

Diversas empresas têm programas de desenvolvimento de líderes do próprio quadro de colaboradores, o que significa a abertura de oportunidades para quem já faz parte e já conhece a trajetória da marca. 

Porém, é importante ressaltar que existem diversos tipos de líderes. Por isso, ao compreender os diferentes estilos e as preferências comportamentais dos líderes e suas equipes, é possível desenvolver estratégias de liderança mais eficazes e que estão de acordo com a cultura da empresa.

Gestão de equipes

Equipes são feitas de pessoas, e pessoas têm jeitos, interesses e formas diferentes de trabalhar. Pensando nisso, compreender as dinâmicas comportamentais dentro das equipes é fundamental para incentivar a colaboração, resolver possíveis conflitos e maximizar o desempenho do time.

A partir da análise comportamental, a liderança é capaz de identificar os pontos fortes e fracos individualmente, além de distribuir tarefas de acordo com as habilidades de cada pessoa. Quem não gosta de ser compreendido no trabalho, não é mesmo?

Desenvolvimento geral

Fazendo uma análise geral dos colaboradores, é possível identificar padrões de desempenho. Dessa forma, fica mais fácil e eficiente implementar estratégias de desenvolvimento, como programas de treinamento, planos de desenvolvimento individual (PDI) e outras políticas de retenção de talentos.

É do aproveitamento de análises de perfil que surgem equipes de alta performance e ótimos resultados para as empresas.

Avaliações de desempenho

As métricas também são fundamentais na hora de gerir os times de uma empresa. As avaliações de desempenho, por exemplo, podem ser analisadas para além das entregas e abordar também o perfil de cada colaborador. É claro que os líderes não devem distinguir os perfis entre melhores ou piores, mas sim, entender como cada um deles influencia na entrega de resultados e o que pode ser feito para melhorar.

Por que aplicar testes de perfil?

Na seção acima, você entendeu em quais contextos a análise comportamental pode ser utilizada na empresa. Mas quais são as vantagens de aplicar e entender quais perfis trabalham na sua empresa?

Menos turnover

Ao recrutar um profissional para a sua equipe, o RH com certeza torce muito para que aquela pessoa cumpra com tudo o que disse nas entrevistas, não é mesmo? Afinal, ninguém merece contratar alguém que não é quem diz ser, ou age de forma incoerente no dia a dia de trabalho.  

A partir da análise de perfil comportamental, fica mais fácil entender quais são as ambições e expectativas do novo colaborador de forma mais assertiva. Portanto, as chances de que ele saia da empresa rápido diminuem bastante. Com isso, sua equipe sofre menos com rotatividade, o que também é financeiramente benéfico para a instituição.

Autoconhecimento

Quanto mais autônomos forem os colaboradores, melhor podem gerir suas carreiras na empresa. Por isso, entender os perfis e explicá-los para cada indivíduo é essencial para que seu time tome a iniciativa de melhorar sua jornada, se atentar mais aos pontos de melhoria e contribuir para o crescimento da equipe e dos resultados alcançados.

Além disso, o resultado da análise comportamental ajuda na criação de planos de carreira personalizados dentro das possibilidades e interesses de cada um. 

Equipes mais integradas

Quando falamos em equipes diversas, falamos na pluralidade de gêneros, raças, origens, mas também de perfis, personalidades e opiniões. Por isso, ter pessoas com diferentes perfis trabalhando juntas resulta em oportunidades de aprendizado, além do crescimento pessoal e profissional.

Entender as diferenças faz com que os projetos e desafios sejam interpretados de diversos pontos de vista, facilita a comunicação e integração entre os colaboradores, promove o entendimento mútuo e ainda ajuda na resolução de conflitos, já que o time deverá considerar opiniões diversas no cotidiano profissional.

Além disso, na seção sobre os tipos de perfil, comentamos sobre os pontos fracos de cada um deles. Ter uma equipe plural faz com que os pontos fracos de uns sejam compensados pelos pontos fortes de outros.

4 métodos para aplicar na sua equipe

homem preenchendo post-its
Confira as principais metodologias para aplicar na sua gestão

Existem diversos métodos que podem ser utilizados para fazer a análise comportamental dos colaboradores de uma empresa. Cada um deles tem um caminho e um objetivo, e ainda é fundamental investir em treinamento para que os profissionais possam aplicar e interpretar os resultados de forma eficaz.

Nós também recomendamos que sejam utilizados diferentes métodos para obter uma visão mais completa dos colaboradores. Vamos conhecer os principais?

1 – Metodologia DISC

Este método é um dos mais utilizados como ferramenta de análise comportamental e surgiu em 1928, quando William Marston publicou o livro “As Emoções das Pessoas Normais”, criando a base de cada perfil, divididos em quatro fatores: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C).

O questionário DISC geralmente consiste em uma série de perguntas que têm o objetivo de avaliar o comportamento e as preferências das pessoas em relação aos quatro fatores do método. As perguntas são projetadas para entender tendências comportamentais dos respondentes em diferentes situações e contextos, como interação social, tomadas de decisão, reação ao estresse, organização e planejamento, entre outros.

2 – Teste STAR

O teste STAR é um método situacional, ou seja, traça o comportamento de uma pessoa a partir de uma situação real vivida e descrita por ela. Cada letra da sigla corresponde a uma pergunta que deve ser feita no teste. 

  • S (situação): você pode descrever uma situação em que se deparou com um desafio ou problema?
  • T (tarefa): qual era a sua responsabilidade nessa situação? O que você precisava fazer?
  • A (ação): quais medidas você tomou para lidar com esse desafio?
  • R (resultado): qual foi o resultado de suas ações? Quais foram os aprendizados e lições que você tirou dessa experiência?

A partir dessas questões, a equipe de recursos humanos pode entender qual é o comportamento de uma pessoa em situações mais específicas. Para melhorar ainda mais o resultado do teste, as perguntas podem ser adaptadas para desafios enfrentados por um cargo específico dentro da empresa, por exemplo. 

3 – Teste HBDI

HBDI é uma sigla que significa “Herrmann Brain Dominance Instrument”, e também é utilizado como método de análise comportamental. Esse teste é conhecido como “teste de dominância cerebral”. 

De acordo com Herrmann, nosso cérebro é dividido em quatro quadrantes: racional, experimental, protetivo e emocional. A partir da aplicação de diversas perguntas, é possível saber qual quadrante é dominante para a pessoa que está respondendo. 

O mais interessante é que a maioria das pessoas tem dominância em mais de um quadrante, e isso é muito interessante, pois mostra na prática o quanto somos seres complexos e em constante evolução pessoal e profissional. 

4 – Big Five

Assim como os outros métodos, o Big Five é utilizado em diversas áreas, incluindo psicologia organizacional, avaliação de desempenho, recrutamento e seleção, coaching e desenvolvimento pessoal. 

Esse teste é aplicado considerando a resposta da pessoa para cerca de 50 afirmações ou frases curtas. Ela pode concordar ou discordar, em graus de um a cinco. Ao final, é possível analisar suas preferências pessoais sobre os cinco principais traços de personalidade:

  • Extroversão ou sociabilidade: pessoa que tem facilidade para interagir com outras pessoas e o mundo externo;
  • Amabilidade ou agradabilidade: pessoa que tem facilidade para cooperar, ser gentil e empática com os outros;
  • Responsabilidade: pessoa que tem facilidade para ser organizada, confiável e disciplinada em suas ações;
  • Neuroticismo ou estabilidade emocional: pessoa que tem facilidade em gerir seu controle emocional;
  • Cultura ou abertura: pessoa que tem facilidade para criar e experimentar novas ideias, conceitos e vivências.

É claro que a mesma pessoa pode apresentar mais de um traço (ou todos eles) em diferentes níveis. Por isso é tão importante ter um especialista para analisar os resultados e apontar os traços mais fortes e mais fracos de quem responde ao teste. 

Os métodos que trouxemos aqui podem ser aplicados on-line ou de forma presencial, tudo depende de quem irá analisar os resultados e como a empresa vai adaptar o teste. 

Gostou de conhecer métodos de análise comportamental para utilizar na gestão de pessoas da sua empresa? Temos certeza que esse pode ser um ótimo caminho para melhorar suas equipes e alcançar os resultados desejados.