Geralmente, muitas pessoas acabam escolhendo os braços e o pescoço na hora de alongar. No entanto, existem outras partes do corpo que precisam ser alongadas, sabia? O alongamento para coluna, por exemplo, é uma ótima prática para quem deseja tratar algumas dores musculares, principalmente aquelas localizadas na região das costas. 

mulher alongando a coluna
Quer melhorar as dores na coluna? Saiba mais!

Pensando nisso, caso você não tenha o hábito de alongar ou alongue só de vez em quando a coluna, nós responderemos as seguintes dúvidas sobre o assunto: 

Ficou curioso(a) e quer saber mais? Continue a leitura para não perder nada!

Por que é importante alongar a coluna?

homem se alongando
Ao alongar a coluna, é possível aliviar a tensão muscular. Confira!

Além de melhorar a flexibilidade corporal, o alongamento para coluna ajuda a liberar toda a tensão muscular presente na região vertebral responsável por garantir a sustentação do corpo, uma vez que está conectada aos ligamentos e tendões.

Sem a coluna vertebral, não seria possível fazer a maioria dos movimentos que estamos acostumados a fazer no dia a dia, como flexão do tronco para frente, extensão do corpo para trás, rotação do corpo, entre muitos outros. Além disso, ela é responsável por garantir o equilíbrio corporal e manter a postura ereta. 

Além disso, devido à correria da própria rotina, seja em casa ou no trabalho, alguns hábitos ruins podem provocar posturas inadequadas, ocasionando problemas e dores da coluna vertebral, conforme explica a profissional de educação física Ana Carolina Matos, formada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). 

“O alongamento para coluna surge como uma prática fundamental para justamente prevenir e aliviar as tensões que afetam essa parte vital do corpo humano”, complementa a profissional de educação física sobre a importância de alongar essa região do corpo.

“Com o tempo e durante o processo do envelhecimento, é natural que as atividades diárias tragam compensações vertebrais, resultando em desconforto e dor”. Ana Carolina comenta que ao alongar a coluna, você estará melhorando a flexibilidade, fortalecendo os músculos e, consequentemente, reduzindo os problemas posturais, fatores fundamentais para uma vida longeva. 

Quais são os principais problemas na coluna?

Conforme o estudo Pesquisa Saúde e Trabalho, realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), divulgado pela Agência Brasil, 52% dos brasileiros não praticam ou raramente praticam algum tipo de atividade física, sendo prejudicial à saúde física. Com isso, aumentam-se os casos de sedentarismo e, consequentemente, problemas relacionados à coluna. 

Entre tantos problemas relacionados à coluna, é possível listar alguns desvios da coluna, como, por exemplo, a escoliose, a lordose e a cifose. Geralmente, são problemas acometidos pela sobrecarga nas articulações. Quando isso acontece, um músculo diferente fica encarregado de realizar tais movimentos e, por isso, desconforto, dor e/ou lesão acontecem no local. 

Além disso, é possível listar outros problemas de coluna. Segue a lista:

  • Cervicalgia (dor na cervical);
  • Ciática (inflamação no nervo ciático);
  • Lombalgia (dor na região lombar inferior);
  • Espondilolistese (desalinhamento da coluna);
  • Hérnia de Disco (deslocamento do disco intervertebral);
  • Cervicalgia (rigidez e falta de mobilidade na região do pescoço);
  • Entre outras complicações.

“Essas condições podem surgir devido à má postura, movimentos repetitivos, envelhecimento ou lesões”. Sendo assim, alongar a coluna é extremamente importante, uma vez que ajuda a fortalecer os músculos das costas e a melhorar a capacidade física.

Caso tenha algum dos problemas citados acima, é importante procurar ajuda médica, combinado? Ao fazer isso, você terá todos os cuidados necessários para diminuir os impactos causados para viver com mais qualidade de vida

Como identificar as dores na coluna?

homem alongando até encostar os pés
O alongamento para coluna ajuda a reduzir as dores musculares

Existem vários sintomas que podem indicar algum problema de coluna, como, por exemplo, falta de mobilidade ao movimentar o pescoço ou, em alguns casos, sensação de dormência em algumas regiões do corpo, como braço, cotovelo, dedos, mão e/ou ombro

Em alguns casos, dependendo de qual for o problema na coluna, pode ser que venha a sentir dificuldade para respirar. Além da dificuldade, ela pode estar acompanhada de dor.   

“Sentir dores persistentes, rigidez, sensação de formigamento ou fraqueza na região das costas são sinais de que algo pode estar errado com a coluna. Consultar um profissional de saúde é crucial para obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado”, complementa.

Quais são os benefícios do alongamento para coluna?

Ao incluir o alongamento, é possível perceber muitos benefícios à saúde física, sabia? Isso não só para as pessoas que já praticam alguma atividade física, pelo contrário, até mesmo para aquelas que não têm o hábito de treinar, mas que desejam manter o corpo em movimento, mesmo que seja alongando apenas. 

A seguir, selecionamos os principais:

“O alongamento regular proporciona uma série de benefícios, como a melhoria da flexibilidade, redução da pressão sobre os discos intervertebrais, fortalecimento muscular e alívio da tensão. Essas práticas contribuem para a prevenção de lesões e promovem a saúde geral da coluna.”

Quando buscar um profissional?

Sentiu qualquer tipo de dor persistente na região da coluna? Ana Carolina recomenda que você procure por algum profissional da área da saúde, podendo ser: ortopedista, fisioterapeuta e osteopata. 

“Esses especialistas podem realizar avaliações detalhadas, diagnosticar problemas específicos e recomendar um plano de tratamento personalizado”, complementa.

Vale lembrar que o acompanhamento com um profissional da área da saúde é indicado em todas as fases da vida, combinado? Por isso, não espere qualquer sintoma aparecer para ver como está a saúde, uma vez que muitos problemas relacionados à coluna podem ser prevenidos. 

4 técnicas de alongamento para coluna

alongamento para coluna
Alongue corretamente a sua coluna com alguns exercícios

Visto a importância de alongar a coluna, que tal incluir algumas técnicas na sua rotina para mantê-la fortalecida e exercitada? Para te ajudar, Ana Carolina trouxe alguns exercícios de alongamento para você fazer quando e onde quiser. Vamos lá?

1 – Flexão para frente

  • Sente-se no chão e estique as pernas;
  • Em seguida, incline-se para frente, buscando tocar os pés;
  • Mantenha a posição por alguns segundos e retorne à posição inicial.

2 – Torção sentado

  • Sente-se no chão ou em cima de algum colchonete com as pernas cruzadas;
  • Depois, gire o tronco para um lado, usando a mão oposta para obter uma torção suave;
  • Retorne à posição inicial e faça o mesmo movimento do lado. Lembre-se de manter a respiração controlada, combinado?
  • Retorne à posição inicial.

3 – Extensão lombar

  • Em cima de um tapete ou colchonete, deite-se de bruços;
  • Em seguida, estenda os braços para frente;
  • Depois, levante o tronco e mantenha o quadril no chão;
  • Fique nesta posição por 30 segundos e retorne à posição inicial.

4 – Gato-vaca

  • Fique na posição de quatro apoios, apoiando as duas mãos no chão;
  • Alterne entre arquear as costas para cima e depois para baixo, alongando a coluna.

Durante todos os exercícios, lembre-se de relaxar os músculos, ok? Qualquer dúvida, procure um profissional para te auxiliar. 

“Incorporar essas técnicas de alongamento na rotina diária pode contribuir  para a manutenção da saúde e flexibilidade da coluna, prevenindo problemas e promovendo o bem-estar geral”, orienta a profissional de educação física.

Os exercícios podem ser feitos a qualquer momento. Por isso, seja ao acordar, durante o dia ou até mesmo antes de dormir, lembre-se de fazer algum alongamento para a coluna.