Há quem acredite que a prática esportiva é válida apenas para atletas profissionais ou para quem quer se tornar um deles. Mas, na verdade, o incentivo ao esporte e a prática de atividades físicas vai muito além do desempenho profissional, e pode fazer toda a diferença no nosso cotidiano e até mesmo no trabalho. 

incentivo ao esporte
Incentivar que sua equipe pratique esportes é muito positivo para o dia a dia de trabalho. Saiba mais!

Nós criamos esse material para ajudar as equipes de RH e gestão de pessoas a entender porque esse incentivo pode ser uma estratégia interessante para que os colaboradores fiquem mais engajados e alcancem melhores resultados. 

Quais as vantagens do incentivo ao esporte no trabalho?

dois colaboradores conversando
Pessoas que praticam esportes são mais bem-humoradas e trabalham melhor

Você sabia que, segundo uma pesquisa do Serviço Social da Indústria (SESI), 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas? Essa estatística é preocupante, uma vez que o exercício físico é benéfico para o corpo e para a mente em muitos aspectos:

  • Reduz o risco de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas;
  • Fortalece do sistema imunológico;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Reduz o estresse e a ansiedade;
  • Aumenta a disposição e a energia.

Além disso, a prática regular de exercícios é positiva para a concentração e o foco, o que faz com que fiquemos mais produtivos. E quem é que não gosta de ver bons resultados no trabalho, não é mesmo? Conforme melhoramos nossa capacidade de lidar com prazos e metas, ficamos mais dispostos e resolvemos os problemas de forma mais eficaz.

Por que o incentivo ao esporte é importante para a empresa?

dois colaboradores indo treinar na aula de yoga
Oferecer um benefício corporativo que dá acesso a diversas modalidades esportivas é uma das formas de incentivar o esporte na empresa

Já sabemos que a prática de atividade física é benéfica para o colaborador. Mas como isso reflete nos resultados da empresa? Você, como RH, já parou para pensar nisso?

Além de ajudar as pessoas a ter mais qualidade de vida e bem-estar de forma individual, a autoestima e a confiança delas no trabalho aumentam e as relações interpessoais ficam melhores.

Nós ainda preparamos uma lista com mais alguns impactos positivos do incentivo ao esporte para a empresa. Confira agora! 

Menos faltas e afastamentos

Pessoas que adotam um estilo de vida mais saudável ficam menos doentes. Por isso, o absenteísmo (atrasos, faltas e afastamentos) diminui, assim como os custos com planos de saúde

Mais engajamento

Já falamos que a prática esportiva deixa as pessoas mais felizes, não é? Com colaboradores mais felizes e motivados, temos o aumento do senso de pertencimento entre as equipes, gerando uma comunicação mais eficiente e o trabalho em equipe gerando ótimos resultados.

Crescimento da marca

Dizem que a melhor propaganda é o “boca a boca” – e é verdade. Colaboradores que são incentivados a ter um estilo de vida saudável e têm a oportunidade de colocar isso em prática pela empresa fazem questão de falar bem dela por aí. E isso faz com que a instituição seja bem vista no mercado como marca empregadora, tanto pelos profissionais quanto por outras empresas. Legal, né?

Como incentivar o esporte na empresa?

Quando falamos sobre a importância do esporte e das atividades físicas para a saúde, pode ser qualquer modalidade que faça com que as pessoas se sintam bem praticando. Imagina descobrir na sua equipe um talento da corrida ou da natação? Ou aquela pessoa que nunca achou que seria tão boa em uma luta? 

Mas como ter a liberdade para praticar o que quiser e sem precisar se limitar a apenas um tipo de esporte?

A TotalPass é um benefício corporativo completo onde os colaboradores podem frequentar milhares de academias e estúdios no Brasil todo, e experimentar centenas de esportes diferentes até encontrar o que mais gosta! 

A empresa contrata o benefício, e o colaborador pode ter um plano e aproveitar diversos serviços pagando apenas uma mensalidade. É econômico para todo mundo!

O incentivo ao esporte é capaz de abrir um mundo de possibilidades e vantagens. Indique a sua empresa e apaixone-se pelo esporte com a TotalPass!