Você já deve ter ouvido em algum momento que a primeira impressão é a que fica, certo? Com a decoração de academia não seria diferente. Se você é proprietário de alguma unidade, sabe que criar um ambiente motivador é essencial para atrair e manter os alunos que a visitam.

decoração de academia
Investir na decoração da sua academia pode ser uma ótima maneira de atrair e manter os alunos

Decorar a academia vai além de adicionar alguns enfeites na parede, é sobre criar um ambiente que inspire, motive e acolha os alunos que estão por ali. Neste texto, vamos explorar diferentes maneiras de decorar a sua unidade e fazer com que ela fique cada vez mais receptiva. Confira os tópicos que vamos abordar:

Por que é importante decorar a academia?

homem treinando na academia de crossfit
Planejar uma decoração de acordo com o estilo da sua academia é essencial para o espaço ficar em harmonia

Primeiramente, uma academia bem decorada cria um ambiente agradável, tornando a experiência do aluno mais prazerosa. Normalmente, um espaço atrativo e bem decorado pode estimular os alunos a se sentirem mais confortáveis e motivados a se manter nos treinos. 

Em um mercado fitness cada vez mais competitivo, a aparência e as primeiras impressões são um fator decisivo na hora de escolher em qual academia treinar. Geralmente, uma decoração moderna e atraente pode destacar a unidade entre as concorrentes, se tornando um diferencial.

Vamos combinar, todo mundo gosta de estar em um lugar bacana, né? Se o ambiente é legal, os alunos vão querer ficar mais tempo por lá. E quando isso acontece, é natural que as pessoas se animem de frequentar mais vezes a academia.

Além disso, a decoração pode ajudar a promover a identidade do seu negócio. Uma boa opção, por exemplo, pode ser um mural inspirador com citações motivacionais ou imagens de atletas famosos. Dependendo do que tiver escrito, pode reforçar a cultura e os valores da academia, criando um senso de pertencimento entre os alunos. 

A decoração também pode desempenhar um papel importante na funcionalidade do espaço. Por exemplo, espelhos bem posicionados podem ajudar os alunos a corrigir sua postura durante a execução dos exercícios, reduzindo o risco de lesões. Além disso, a disposição dos equipamentos pode melhorar o fluxo e garantir que todos possam se exercitar de maneira segura.

Em resumo, a decoração da academia é importante porque pode criar um ambiente motivador, promover a identidade da academia, atrair novos alunos e gerar retorno financeiro. Portanto, investir na decoração não é apenas uma questão de estética, mas sim uma estratégia para o sucesso a longo prazo de qualquer academia.

Como se planejar em relação aos gastos?

Decorar uma academia pode ser um grande desafio, por isso requer planejamento financeiro para garantir que você não ultrapasse o orçamento estabelecido. Nós separamos algumas dicas para ajudá-lo a se planejar em relação aos gastos. Vamos lá?

Em primeiro lugar, é importante definir um orçamento. Determine quanto está disposto a gastar em cada aspecto da decoração, como equipamentos de exercícios, pisos, iluminação, pintura de parede ou qualquer outro detalhe que você queira incluir.

Uma dica valiosa e que, na verdade, serve para tudo nessa vida, é pesquisar os preços e fazer comparações. Portanto, antes de comprar qualquer coisa, procure por diferentes fornecedores e veja em qual lugar está compensando mais. Não se esqueça de considerar a qualidade dos produtos também. Às vezes, pagar um pouco a mais por um item de melhor qualidade pode economizar dinheiro a longo prazo, pois você não precisará substituí-lo com tanta frequência.

Já que você estará procurando os produtos em diferentes lojas, uma opção é ir atrás de descontos e promoções. Fique de olho em cupons e ofertas especiais que as lojas de artigos esportivos oferecem ao longo do ano, um período bom para realizar as compras é durante a Black Friday.

Ah, não esqueça de contar com os gastos inesperados também, como taxas de entrega, instalação e qualquer trabalho manual que precise ser feito por terceiros. Normalmente, esses custos adicionais podem aparecer, então é melhor incluí-los em seu planejamento desde o início.

10 dicas de decoração para a sua academia

1 – Escolha um tema

Primeiro, pense no público da sua academia. Quem são essas pessoas? O que as motiva? Além disso, é importante considerar como o tema se relaciona com a atividade física. 

Um ponto para ficar atento é sobre as cores que vão compor o espaço. Geralmente, cores vibrantes, como vermelho, laranja e amarelo, podem aumentar a motivação e a energia dos alunos. Por outro lado, cores mais suaves e relaxantes, como azul e verde, podem ser ideais para espaços de yoga e meditação.

2 – Fique atento à recepção

A recepção de uma academia é a porta de entrada para as pessoas que estão visitando o seu espaço. É o primeiro lugar que elas veem quando entram, então é importante que seja acolhedora e represente bem o que a sua academia oferece.

Uma recepção arrumada e bem organizada transmite profissionalismo e cuidado com os clientes, por isso é importante manter o balcão sempre limpo e organizado, com espaço para os seus funcionários trabalharem e atenderem os alunos com mais tranquilidade.

Para decorar, você pode colocar quadros motivacionais, plantas ou até mesmo uma parede com suas conquistas, como certificados.

3 – Aproveite as datas sazonais

academia enfeitada para o Natal
Datas comemorativas são boas apostas para decorar a academia

Você já percebeu como alguns estabelecimentos mudam sua decoração de acordo com as épocas do ano? Isso não é apenas para entrar no clima, mas porque também é uma boa estratégia de decoração.

Vamos começar pelo básico: as datas sazonais. Elas incluem feriados como Natal, Ano Novo, Dia dos Namorados, Páscoa, entre outros. Quando essas datas se aproximam, é uma boa oportunidade para deixar a academia mais acolhedora e com uma nova cara.

Por exemplo, durante o Natal, você pode decorar a academia com árvores, luzes e enfeites natalinos. Isso cria um ambiente mais acolhedor, o que pode animar os alunos e deixar o treino mais divertido.

Elas também podem ser uma oportunidade para criar promoções especiais ou eventos temáticos. Por exemplo, você pode oferecer um desconto se no Dia dos Namorados o aluno trazer seu companheiro ou companheira para treinar. Legal, né?

4 – Crie playlists personalizadas

Se você acha que as músicas não fazem parte da decoração e do estilo de uma academia, está muito enganado. 

Pensa assim: quando você está se exercitando, às vezes precisa de um empurrãozinho extra, certo? É aí que a música entra em cena. Ela pode energizar, fazer esquecer do cansaço e deixar as pessoas mais focadas nos movimentos.

Além disso, as playlists podem ser uma forma de criar uma identidade para a sua academia. Você pode escolher músicas que reflitam o estilo e a vibe do seu espaço, seja ele mais descontraído ou mais intenso.

5 – Invista na fachada

Quando você passa por um estabelecimento e vê uma fachada legal, o que você pensa?

Uma boa fachada pode ser como um cartão de visitas da academia, e pode ser uma boa estratégia para atrair novas pessoas. É a primeira coisa que as pessoas olham e passa a ideia do que está por dentro.

Pense nisso como a capa de um livro. Normalmente, se a capa é bonita e interessante, você fica mais curioso para ver o que tem dentro, certo? Da mesma forma, se a fachada da academia é atraente, as pessoas podem ficar mais interessadas em entrar e conferir.

Além disso, uma fachada bem feita pode até mesmo refletir o estilo de treino que a academia oferece. Por exemplo, se for uma academia mais voltada para o cross training, a fachada pode ter uma vibe mais urbana. Se for uma academia de yoga, a fachada pode trazer um ar mais tranquilo e zen.

6 – Iluminação adequada

Imagine uma academia onde a luz é fraca e meio apagada, não parece muito interessante, certo? Agora, pense em uma academia com uma iluminação mais vibrante e bem distribuída. É mais convidativo, não é?

A iluminação é super importante em uma academia, e não é somente para que as pessoas possam enxergar por onde estão passando. Ela pode fazer toda a diferença no clima e na vibe do lugar.

Com uma boa luz bem distribuída, os alunos podem se movimentar no meio da academia com mais tranquilidade, evitando acidentes ou lesões. Ninguém quer tropeçar em um halter porque não conseguiu enxergar direito, né?

Em estúdios de dança ou pilates, por exemplo, que exigem mais dos movimentos, a iluminação pode ser um aliado importante para visualizar as expressões corporais, permitindo que os professores e os próprios alunos compreendam suas posturas. Além disso, a luz pode acompanhar a energia e o ritmo da música, deixando assim o ambiente mais harmonioso.

7 – Espelho, espelho meu…

mulher treinando em frente ao espelho
O espelho é um ótimo objeto decorativo, além de contribuir para a correção de alguns exercícios

Você já reparou como a maioria das academias tem muitos espelhos nas paredes? Isso não é por acaso. Eles são importantes na decoração de um espaço, e não somente para as pessoas darem uma conferida no seu visual enquanto malham.

Primeiro, eles fazem o espaço parecer maior. Sabe quando você está em uma sala pequena e olha para um espelho? Parece que o lugar é maior do que parece, né? Isso é ótimo para as academias, porque passa a sensação de amplitude, mesmo que o lugar não seja tão grande.

Além disso, os espelhos são ótimos para ajudar as pessoas a corrigirem a postura e a execução durante os exercícios. Quando você se vê no espelho, consegue perceber se está fazendo o movimento certo ou se precisa ajustar alguma coisa. Isso é importante para evitar lesões e garantir que os exercícios sejam feitos de forma eficaz.

8 – Não se esqueça dos banheiros e vestiários

Os banheiros e os vestiários são partes super importantes de uma academia, e a decoração deles pode fazer toda a diferença na experiência dos alunos.

Pensando nisso, um banheiro limpo e bem decorado mostra que você se preocupa com o conforto e o bem-estar das pessoas que estão treinando na sua unidade. Uma boa iluminação, com azulejos coloridos e decoração simples podem fazer o espaço parecer mais acolhedor.  

Ah, e não se esqueça dos detalhes! Pequenas coisas como toalhas limpas, secadores de cabelo e produtos de higiene pessoal disponíveis podem fazer toda a diferença.

9 – Tenha um cantinho do descanso

Sabe aquele cantinho reservado onde as pessoas podem relaxar um pouco antes ou depois de treinar? É isso que chamamos de local de descanso, e ele pode ser uma dica super legal de decoração para você investir no seu espaço.

Normalmente, o local de descanso precisa ser aconchegante. Pensando nisso, você pode colocar cadeiras ou sofás confortáveis, além de disponibilizar algumas almofadas macias para as pessoas terem onde se apoiar.

10 – Papel de parede pode ser uma opção

Você já pensou em como os papéis de parede podem transformar a aparência da sua academia? Pois é, se ainda não, pode começar porque eles podem ser uma ótima opção de decoração.

Os papéis de parede possuem uma infinidade de tamanhos, cores e texturas, então você pode escolher algo que se adapte ao estilo da sua academia. Se você quer criar uma atmosfera mais “alto astral”, pode optar por papéis com estampas mais vibrantes. Se preferir algo mais relaxante, pode escolher por opções mais suaves e com cores neutras.

Além disso, eles também são uma forma fácil e rápida de renovar o visual da sua academia. Em vez de pintar as paredes, você pode simplesmente aplicar um papel de parede e transformar o ambiente em questão de poucas horas.

Dica bônus: faça a manutenção do seu espaço

homem fazendo a manutenção do aparelho da academia
Além da decoração, a manutenção dos aparelhos é muito importante na academia

Além de todo o investimento na decoração, manter sua academia funcionando bem é tão importante quanto para garantir que os seus alunos fiquem satisfeitos com o espaço.

Primeiro, pense na segurança. Quando seus equipamentos e as instalações estão em boas condições, há menos chance de acidentes acontecerem, certo? Uma máquina quebrada ou uma barra de peso solta pode levar a lesões sérias, o que é ruim para a imagem e a reputação do seu negócio.

Além disso, a manutenção regular pode economizar dinheiro a longo prazo. Se você deixar pequenos problemas se acumularem, eles podem se transformar em problemas maiores e que, no futuro, podem se tornar gastos inesperados. Pensando nisso, se você fizer a manutenção regularmente, consegue identificar esses problemas antes que eles piorem.

Gostou das nossas dicas? Confira outros conteúdos especiais para a sua academia em nosso blog.