Muito buscado pelas pessoas que desejam melhorar o equilíbrio entre corpo e mente, os estúdios de yoga vêm crescendo no que diz respeito ao número de adeptos à modalidade, uma vez que trabalha a meditação, a respiração e a postura. Por isso, se você tem um espaço que oferece esse serviço, é preciso contar com alguns equipamentos de yoga.

equipamentos de yoga
Quer montar um estúdio de yoga? Saiba mais!

Ah! Diferente de alguns espaços, como academia de musculação, pilates e cross training, por exemplo, o uso de equipamentos no yoga é bem menor, uma vez que visa trabalhar mais os movimentos corporais. No entanto, existem alguns equipamentos e acessórios, mesmo que sejam poucos, para auxiliar os alunos na prática. 

Pensando nisso, se você tem um estúdio de yoga e quer aprimorar ou deseja abrir um espaço do zero, nós responderemos os seguintes tópicos:

Vamos lá?

Como montar um estúdio de yoga?

Antes de irmos aos equipamentos que não podem faltar no seu espaço, é preciso saber como montar o seu espaço, né? 

Embora não seja necessário ser formado em uma área específica, como, por exemplo, educação física ou fisioterapia, é importante que a pessoa busque algum tipo de capacitação em yoga, podendo ser um curso ou treinamento.

Se possível, esteja em contato com o universo que rodeia o yoga, ou seja, participe de retiros ou faça uma viagem a templos de meditação, uma vez que, quanto mais habilidades você tiver, melhores serão as suas aulas.    

Onde montar o estúdio de yoga?

estúdio de yoga
O espaço onde as aulas serão realizadas precisa ser amplo e arejado

Diferente do que muitas pessoas pensam, montar um estúdio de yoga tem um custo baixo, uma vez que a única preocupação é ter um espaço confortável, arejado e amplo para receber os alunos. 

Por isso, antes de escolher o local, visite outros estúdios da sua cidade, veja como é a estrutura em relação ao espaço e tudo o que eles oferecem para os seus alunos no que diz respeito à comodidade, como, por exemplo: estacionamento, espaço kids, vestiário e assim por diante. 

Um ponto importante: o tamanho do local vai depender da quantidade de alunos que você atenderá, combinado? Sendo assim, vamos supor que o seu objetivo seja alocar dez pessoas no mesmo ambiente, é preciso que o espaço comporte esse número de alunos e que, ao mesmo tempo, seja confortável. 

4 equipamentos de yoga que não podem faltar no seu estúdio

Confira quais equipamentos de yoga não podem ficar de fora do seu espaço

Sabendo como e onde montar o seu estúdio de yoga, é hora de ver quais equipamentos não podem faltar no seu espaço. Vamos lá?

1 – Tapete para yoga

Embora muitos praticantes tenham o hábito de levar e usar o próprio tapete de yoga, é importante que o estúdio tenha uma boa quantidade deste acessório para aqueles alunos que são iniciantes ou até mesmo para aqueles que esqueceram o seu em casa na correria, sendo que isso não é uma regra, tá? 

Existem muitos estúdios de yoga que disponibilizam o material e, após o uso, é feita a higienização para a próxima aula e assim por diante. 

Além disso, uma dúvida bastante recorrente é sobre o tipo de tapete, será que um colchonete atende a aula? A verdade é que o tapete de yoga tende a ser mais fino, ou seja, menos acolchoado, uma vez que isso pode atrapalhar no movimento.

Fora isso, eles são impermeáveis devido ao suor e, geralmente, cobrem todo o corpo. Por isso, na hora de comprar o tapete, pesquise aquele que melhor atenderá as necessidades das suas aulas, combinado?

2 – Fita para yoga

A fita de yoga, também conhecida como cinto, é um acessório cujo objetivo é auxiliar na hora do alongamento, principalmente para aqueles alunos que não tem tanta flexibilidade corporal.

Além disso, ele é bastante usado para as pessoas que buscam a prática para corrigir os problemas posturais, sendo essencial durante algumas técnicas. Sem contar que é usado, geralmente, pelos alunos que estão iniciando no yoga. 

3 – Bloco de yoga 

Embora não seja muito comum ver nos estúdios, o bloco de yoga é feito em EVA (etil, vinil e acetato) e tem como finalidade auxiliar os alunos durante os exercícios. Assim como a fita, ele ajuda a corrigir a postura entre uma técnica ou outra e, sobretudo, é essencial para quem deseja ter mais equilíbrio ou para auxiliar quem possui algum tipo de limitação física. 

Para as pessoas da melhor idade, o bloco de yoga pode ser um ótimo acessório para prevenir que, no decorrer de alguns movimentos, as articulações não sejam forçadas, evitando lesões. Ou seja, é uma maneira de tornar a aula mais adaptada e inclusiva. 

4 – Bolster 

Assim como os demais acessórios, o bolster ajuda a trazer mais conforto entre um exercício ou outro, uma vez que é usado para dar suporte em diferentes tipos de posturas, movimentos e situações. 

Para quem tem problema de mobilidade, por exemplo, o bolster pode ser um ótimo aliado na hora de fazer os exercícios de alongamento, principalmente aqueles voltados à postura. Além disso, é indicado para as pessoas com algum tipo de limitação. 

Além desses equipamentos/acessórios, muitos outros podem ser comprados para auxiliar os alunos durante as aulas. Por isso, esteja sempre de olho nas novidades do mercado fitness para a prática de yoga e, sempre que possível, adapte o seu espaço. 

Nós temos uma pergunta para te fazer: quer aumentar a visibilidade do seu negócio, aumentar o número de alunos e ganhar uma grana extra? Indique agora mesmo o seu estúdio de yoga para a TotalPass: