As empresas estão em busca de profissionais cada vez mais capacitados e qualificados para assumir tais funções. No entanto, quando chegam para trabalhar, deparam-se com demandas que, embora façam parte da descrição da vaga, não permitem desempenhar suas habilidades da melhor maneira. Visando mudar este cenário, surgiu o termo job crafting, já ouviu falar?

Job crafting
Tire suas dúvidas sobre o job crafting para implementar na sua empresa

Pensando nisso, para te ajudar a entender melhor sobre esse termo, nós responderemos os seguintes tópicos:

Ficou curioso(a) e quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura com a gente!

O que é job crafting?

duas pessoas trabalhando
Entenda como surgiu o termo job crafting!

Para algumas pessoas o job crafting é uma prática atual, sendo que, na verdade, é um termo criado lá em 2001, nos Estados Unidos, por meio de um trabalho de professoras universitárias. No estudo, tinham como objetivo entender como profissionais de limpeza de hospital enxergavam e encaravam as suas funções no dia a dia. 

No primeiro grupo, os funcionários demonstraram estar desmotivados, trabalhando apenas para receber o salário no final do mês, enquanto no segundo, eles entendiam a importância do trabalho em relação ao bem-estar dos pacientes. Sendo assim, o estudou chegou à conclusão que o propósito da empresa precisa estar alinhado com os interesses dos colaboradores. 

Sendo assim, o job crafting permite que os colaboradores revejam todas as suas funções dentro da empresa, propondo melhorias e, sobretudo, fazendo com que possam dar outro significado às demandas realizadas, ou seja, tornando-o algo de valor na rotina.

Ao fazer isso, o trabalho se torna um ambiente mais acolhedor e inclusivo às ideias e aos pensamentos de cada colaborador, uma vez que a organização respeita as preferências e as habilidades dos profissionais, tornando-os protagonistas de suas próprias atividades. 

Portanto, o termo job crafting visa dar mais significado aos afazeres dentro da organização, fazendo com que aquele espaço e funções não sejam apenas um trabalho como qualquer outro que pagará as contas no final do mês. 

Qual é a importância para a empresa?

colaborador feliz
O job crafting é uma maneira de manter o time engajado e motivado

Como explicamos anteriormente, o job crafting permite que o colaborador consiga ressignificar a maneira como enxerga o trabalho e, consequentemente, as suas atividades do dia a dia. Ao olhar para a empresa, é possível ver que se trata de uma prática que só tem a agregar na rotina, uma vez que os colaboradores se sentem pertencentes.

Quando os colaboradores estão desmotivados e insatisfeitos com as atividades que vêm realizando, os pedidos de demissão tendem a aumentar, uma vez que, para estes profissionais, desempenhar suas funções pode não fazer mais sentido. Sendo assim, vão em busca de oportunidades que fazem sentido para sua carreira, aumentando a taxa de turnover

Em outro cenário, podem permanecer, mas as entregas não serão as mesmas, uma vez que não estão comprometidos o suficiente com as atividades. Com isso, aumenta os casos de estresse, ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout, levando ao afastamento por questões relacionadas ao bem-estar e à saúde mental. 

Conforme um estudo divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), divulgado no portal G1, cerca de 200 mil pessoas foram afastadas de suas ocupações no trabalho devido aos problemas mentais e emocionais em 2021. 

Além disso, segundo dados do Ministério da Previdência Social, divulgados no Jornal Opção, pouco mais de 288 mil afastamentos foram concedidos em 2023, ou seja, também atrelados às questões mentais dos colaboradores. 

Por isso, é importante que profissionais de RH, gestores e líderes conversem com os seus times e, a partir disso, permitam que possam personalizar a rotina de trabalho conforme suas competências, habilidades e interesses, fazendo com que não seja apenas “uma obrigação”.   

Quais são os benefícios do job crafting para a organização?

Sabendo da importância de ouvir o que os colaboradores almejam para suas funções a partir de suas competências e habilidades, é possível perceber uma melhora nas entregas e no comprometimento com a empresa, uma vez que se sentem pertencentes a organização para qual trabalham. 

Além disso, tanto o time de RH quanto os cargos de liderança conseguem notar algumas mudanças comportamentais nos seus colaboradores. A seguir, nós separamos uma lista com os principais benefícios do job crafting para a organização:

  • Aumenta a concentração;
  • Valorização das funções e da área;
  • Time mais engajado com a empresa;
  • Maior ligação afetiva com o emprego;
  • Desenvolve talentos de diferentes áreas;
  • Auxilia no plano de desenvolvimento individual;
  • Aumento do comprometimento com a empresa;
  • Diminui os prejuízos financeiros, produtivos e intelectuais;
  • Maior satisfação e produtividade em realizar as demandas;
  • Melhora as relações internas entre liderança e colaboradores;
  • Redução dos pedidos de demissão ou afastamentos por doenças mentais;
  • E muito mais!

Como implementar o job crafting na rotina dos colaboradores?

equipe trabalhando junto
Ao implementar a estratégia job crafting, é possível melhorar as relações interpessoais na empresa

Quer implementar o job crafting, mas não sabe quais iniciativas propor internamente? Sem problemas! Para te ajudar, nós trouxemos algumas sugestões de melhorias internas para que os colaboradores se sintam cada vez mais pertencentes à organização por meio dessa estratégia. 

 1 – Organize as tarefas

Embora muitas tarefas estejam atreladas às funções do colaborador, é possível rever algumas delas e sugerir outras atividades no dia a dia dentro da empresa. Se possível, proponha novos projetos, deixe-o assumir novas responsabilidades e, acima de tudo, otimize as tarefas já existentes.

Além disso, às vezes, o problema não está na tarefa em si, mas na quantidade de demandas, sendo preciso diminuir o número de atividades e agrupá-las por ordem de prioridade. Afinal, o excesso de trabalho pode desmotivar e, consequentemente, atrapalhar nos resultados das entregas. 

2 – Melhore o relacionamento interno 

Você tem o hábito de perguntar como os colaboradores se sentem e, sobretudo, pedir sugestões de melhorias? Pode parecer uma prática falha para alguns gestores, uma vez que, numa empresa, é preciso respeitar os níveis hierárquicos de cargos, mas essa prática mostra que a empresa se importa com o ponto de vista do colaborador. 

3 – Dê outro significado ao trabalho 

Será que os colaboradores da sua empresa amam fazer parte do time ou só estão lá porque precisam do dinheiro? É claro que a finalidade do emprego é ganhar dinheiro para pagar as contas, mas, na verdade, é possível unir o útil ao agradável, ou seja, fazer com que as pessoas queiram estar lá. 

Por isso, reconheça as competências e as habilidades individuais de cada colaborador, incentive o crescimento de carreira, ofereça cursos e, se possível, ofereça benefícios corporativos, como auxílio-academia e acesso à terapia on-line.

A sua empresa ainda não oferece o benefício TotalPass aos colaboradores? Indique-a agora mesmo para nós: