Incluir ou não incluir uma playlist musical na sua academia? Pode parecer uma dúvida boba, mas muitos donos de academia ficam com esse receio, uma vez que o som pode acabar atrapalhando a rotina de treino dos alunos. Sendo assim, a resposta é: sim, colocar!

playlist academia
Ao montar uma playlist para a sua academia, os alunos se sentirão mais motivados nos treinos!

Assim como existem aquelas pessoas que já têm o hábito de usar fones de ouvido durante o treino, é possível notar aquelas que treinam sem. Ou seja, incluir uma playlist pode ser uma ótima alternativa para tornar aquela prática de exercícios mais aconchegante, sem contar que pode:

  • Ajudar a dar mais ritmo no treino;
  • Aumentar a sensação de bem-estar;
  • Elevar os níveis de prazer no treino;
  • Diminuir a percepção de dor e fadiga;
  • Melhorar a desempenho entre os exercícios;
  • E muito mais!

Em relação à academia, existem alguns ganhos, como, por exemplo, o aumento da satisfação com o serviço e até mesmo a atração de novos alunos. 

5 dicas para montar a playlist da sua academia

pessoas treinando na academia em grupo
Não sabe como montar a playlist da sua academia? Confira algumas dicas!

Montar uma playlist para academia pode parecer um grande desafio, principalmente com tantos alunos com gostos musicais diferentes, né? Para te ajudar com isso, nós selecionamos algumas dicas que podem te ajudar!

1 – Entenda o gosto musical do seus alunos

Qual é o gênero que os seus alunos mais escutam? Antes de montar a playlist da sua academia, é preciso fazer uma pesquisa para entender quais os gêneros musicais são mais buscados pelas pessoas que frequentam a sua unidade. Afinal, a seleção de músicas da academia da concorrência pode não ser a mesma da sua. 

Como fazer essa pesquisa? Caso não queira fazer algo muito elaborado, uma alternativa é criar pelo Google Forms. Confira o passo a passo:

  • Acesse o formulário do Google – forms.google.com;
  • Clique “Em branco” para iniciar um novo formulário;
  • À direita do título da pergunta, escolha o tipo de pergunta;
  • Coloque as perguntas e caso queira adicionar outra, é só clicar no “+” no menu lateral;
  • Para impedir que as pessoas não respondam, ative a opção “Obrigatória”;
  • Após finalizar, é só clicar em “Enviar”, copiar o link e mandar para os seus alunos.

Em relação às perguntas, elas podem variar. Segue alguns exemplos:

  • Qual é o seu gênero musical preferido na hora do treino?
  • Quais são os três gêneros musicais que não podem faltar na sua playlist?
  • Tem algum estilo musical que te deixa desanimado(a)?
  • Você gostaria de ouvir músicas nas dependências da academia?
  • Entre outras perguntas!

2 – Esteja por dentro das principais tendências musicais 

Após fazer a pesquisa e entender quais são os gostos dos alunos, é importante selecionar os três gêneros que se sobressaíram na análise. No entanto, além das respostas do formulário, é preciso estar atento às tendências por meio das redes sociais, como, por exemplo, Instagram e TikTok.

No TikTok é possível pesquisar por conteúdos relacionados à academia e ver quais músicas são usadas nos vídeos. Além disso, no que diz respeito às danças do momento, geralmente, são ritmos mais animados e dançantes, sendo ótimas opções para incluir na playlist da sua unidade. 

3 – Monte sua playlist em algum streaming de música

Atualmente, existem várias plataformas de streaming de música, como, por exemplo, Deezer, Spotify, TuneIn Radio, entre outros. Após escolher o serviço que melhor atende às necessidades da sua academia, é hora de montar a sua playlist.

Busque escolher músicas diversificadas, atendendo a pesquisa feita com os alunos e as tendências musicais do momento. E, acima de tudo, coloque muitas músicas, combinado? É importante que as músicas toquem o dia todo e, se possível, sem muitas repetições.

4 – Monte mais de uma playlist musical 

Será que uma playlist é o suficiente? Se preferir, é possível estar montando mais de uma seleção musical: manhã, tarde e noite. Ao fazer isso, você poderá alternar as playlists ao longo da semana, permitindo que outras músicas sejam ouvidas pelos alunos de horários diferentes. 

5 – Invista em equipamentos de som 

Já definiu as playlists de músicas da sua academia? É hora de escolher bons equipamentos, de preferência algum que deixe o som limpo, uma vez que estes problemas podem atrapalhar os treinos dos alunos. 

Além disso, é importante que as caixas de som estejam bem distribuídas pela academia, permitindo que o alcance do som seja em todas as dependências da unidade. Caso a sua unidade ofereça algum tipo de modalidade em outras salas, é importante equipar a sala com isolamento acústico, de modo a evitar qualquer tipo de poluição sonora.   

Outro ponto importante, atenção ao volume do som. Deixá-lo no modo “ambiente” é a melhor opção para que o treino seja proveitoso para todos os alunos. 

Agora que você já sabe como criar a playlist da sua academia, não perca mais tempo, monte agora mesmo para os seus alunos. 

A sua academia ainda não é parceira da TotalPass? Veja só alguns dos benefícios: mais visibilidade para o seu negócio, valor fixo por aluno desde o primeiro dia, sem tempo de permanência mínima ou exclusividade e muito mais!

Indique agora mesmo para a TotalPass!