Quem não conhece o yoga, pode pensar que ele é utilizado apenas para relaxar ou trabalhar a respiração. Mas a verdade é que muitas pessoas procuram o yoga para emagrecer, porque esse é mais um dos objetivos dessa modalidade. 

yoga para emagrecer
Será que yoga ajuda no processo de emagrecimento? Continue a leitura!

Embora a modalidade não seja uma atividade física de alto impacto para queimar calorias em grande quantidade, como os exercícios cardiovasculares intensos, ele oferece outros benefícios que podem contribuir para a perda de peso.

Mas atenção: é importante lembrar que o emagrecimento é um processo complexo que envolve diversos fatores, como dieta, exercício, sono e saúde emocional. 

Portanto, é recomendável combinar a prática de yoga com outras atividades físicas e um plano alimentar balanceado para obter resultados mais significativos e, sobretudo, com o apoio de profissionais capacitados.

O que é o yoga? 

pessoa enrolando o tapete de yoga
Já fez yoga antes? Saiba mais sobre esta modalidade!

O yoga é uma antiga prática física, mental e espiritual originária da Índia, que existe há milhares de anos. O nome vem do sânscrito e significa “unir” ou “controlar”, e remete à união dos sentidos do nosso corpo. 

Em geral, a maioria das pessoas pode fazer yoga, independentemente da idade, nível de condicionamento físico ou habilidade. Além disso, é uma prática muito versátil e adaptável, e existem várias abordagens que podem ser ajustadas para atender às necessidades individuais dos praticantes.

Estilos de yoga

Existem vários tipos e estilos de yoga, mas a maioria inclui uma combinação de posturas físicas (chamadas asanas), técnicas de respiração (pranayama), meditação, relaxamento e consciência corporal. 

Cada estilo de yoga pode enfatizar diferentes aspectos, como o desenvolvimento da força, flexibilidade, concentração, equilíbrio ou alívio do estresse.

Olha só essa lista com alguns estilos para você conhecer:

  • Ashtanga Vinyasa;
  • Hatha Yoga;
  • Hatha Flow;
  • Iyengar Yoga;
  • Vinyasa Flow;
  • Core Vinyasa;
  • Vinyasa e Alinhamento;
  • Yoga Kurunta;
  • Yin Yoga;
  • Yoga Aéreo;
  • Yoga com Props;
  • Yoga Restaurativo;
  • Hot Yoga.

Incrível, né? Você pode pesquisar mais sobre cada um deles em sites especializados, escolher o que achar mais interessante para a sua rotina e seus objetivos e, a partir disso, procurar orientações com um profissional para praticar. 

Yoga para emagrecer

mulher fazendo yoga
Entenda como o yoga pode te ajudar no processo de emagrecimento

Como já comentamos, o yoga pode ser um grande aliado para quem quer emagrecer. Mas você sabe por quê? 

O yoga ensina a aumentar a concentração e prestar atenção ao corpo, incluindo sensações físicas e necessidades alimentares. Isso pode levar a escolhas mais conscientes e saudáveis até mesmo em relação à alimentação. E é claro que a alimentação é um dos pilares do emagrecimento e de uma vida saudável como um todo.

Por outro lado, embora o yoga não seja um exercício de alto impacto, ele pode ajudar a fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade. Dessa forma, ele pode acelerar o metabolismo e, consequentemente, tornar outras atividades físicas mais eficientes. Por isso, combiná-lo com outros exercícios pode ser super eficaz para quem quer emagrecer.

Essa combinação de fatores torna o yoga uma modalidade completa. Legal, né?

Os estilos de yoga que mais ajudam a emagrecer são Ashtanga Yoga, Vinyasa Flow e Hot Yoga – que é realizado em uma sala aquecida a 40ºC. Já imaginou?

Yoga e saúde mental

pessoas fazendo yoga
O yoga é um ótimo aliado para quem deseja melhorar a saúde mental e emocional

Além dos benefícios físicos, como aumento da flexibilidade e fortalecimento muscular, o yoga também oferece benefícios mentais e emocionais. A prática regular pode ajudar a reduzir o estresse, promover a calma mental, melhorar a concentração e aumentar a consciência e a conexão com o próprio corpo.

Além disso, o yoga é capaz de reduzir os níveis de estresse. As técnicas de respiração, meditação e práticas de relaxamento ajudam a acalmar o sistema nervoso, diminuir os hormônios do estresse – como o cortisol – e promover a sensação de tranquilidade.

A prática de yoga também é associada a melhorias na qualidade do sono. A atenção plena (mindfulness) incorporada ao yoga, ou seja, a concentração que as pessoas devem ter ao praticar, ainda pode ajudar a melhorar o humor e aumentar a resiliência emocional.

A prática de yoga não substitui o tratamento médico ou psicológico para questões de saúde mental, sendo apenas um complemento para auxiliar após um dia muito corrido e estressante, por exemplo, certo? Procure ajuda profissional quando achar necessário.

Faça yoga com TotalPass

O yoga é uma das mais de 250 modalidades disponíveis no benefício da TotalPass! Se você quer começar a praticar esta modalidade, nós podemos te ajudar: verifique se a sua empresa já é cliente da TotalPass e, se sim, ative um dos nossos planos para aproveitar nossos vários serviços.

Use o mapa da TP para encontrar academias e estúdios na sua região, e faça yoga para emagrecer, para manter o corpo em movimento ou para aproveitar os outros grandes benefícios dessa modalidade.