Devido à correria da própria rotina, muitas pessoas acabam optando por praticar modalidades que ajudam a desacelerar, cuidar da saúde mental e emocional e, consequentemente, promover mais qualidade de vida. No entanto, na hora de escolher, surge aquela dúvida: qual a diferença entre yoga e pilates?

Yoga e pilates
Yoga e pilates, qual a diferença? Saiba mais!

Embora sejam muito parecidas para algumas pessoas, o yoga e o pilates são modalidades que possuem as suas diferenças. Pensando nisso, responderemos as seguintes dúvidas neste artigo:

  • Qual a diferença entre yoga e pilates?
  • Quais são os benefícios de cada modalidade?
  • Quem pode praticar yoga e pilates?

Qual a diferença entre yoga e pilates?

Você já ficou em dúvida sobre  yoga e pilates? Apesar de ambas as práticas trabalharem o equilíbrio, o movimento e até mesmo o relaxamento, é importante ressaltar que são métodos diferentes e com objetivos diferentes aos praticantes.

Sendo assim, confira a diferença entre essas duas modalidades para não ficar mais com dúvida: 

Yoga 

Mulher praticando yoga
Já ouviu falar em yoga? Saiba mais sobre essa modalidade!

De origem indiana, o yoga é uma modalidade focada no equilíbrio, tanto físico quanto mental e emocional. Além disso, a sua prática envolve diversas técnicas milenares, com exercícios respiratórios e movimentos corporais por meio da meditação, cujo objetivo é promover o bem-estar.

No que diz respeito às técnicas, o yoga também trabalha as questões posturais, ideal para quem tem um dia longo e estressante. Já em relação ao uso de equipamentos, esta modalidade é praticada apenas com um tapete, visando promover o conforto durante as aulas. 

Pilates

Criado pelo alemão Joseph Pilates em 1920, o pilates é uma modalidade que visa desenvolver o autocontrole da mente sobre o próprio corpo. No geral, é uma ótima prática para quem deseja melhorar a saúde e combater diversos problemas físicos, como, por exemplo, dores na coluna.

Além disso, o pilates possui alguns fundamentos considerados básicos e importantes: centralização, concentração, controle, fluidez, precisão e respiração, que estão presentes nas aulas por meio dos movimentos.

Diferente do yoga, que faz uso somente do tapete, o pilates pode ser praticado de duas maneiras: com o peso do próprio corpo e/ou usando alguns equipamentos. Quando os acessórios são utilizados em aula, é importante que todos os exercícios sejam feitos sob supervisão de um profissional qualificado. 

Quais são os benefícios de cada modalidade?

Seja yoga ou pilates, ambas as modalidades possuem inúmeros benefícios à saúde, tanto físicos quanto mentais. Por isso, se procura algum tipo de benefício em específico, é importante conhecer o que cada uma delas tem a oferecer, né? 

Pensando nisso, nós separamos uma lista de cada uma das modalidades para você entender como elas podem contribuir para a sua mudança de hábito em prol da qualidade de vida. Vamos lá?!

Benefícios do yoga

Benefícios do pilates

  • Melhora a consciência corporal;
  • Promove o aumento da densidade óssea;
  • Aumenta a flexibilidade e a resistência física;
  • Trata os problemas posturais, como desvios na coluna e/ou dores;
  • Auxilia no tratamento de algumas patologias, como artrites e/ou artrose;
  • E muito mais!

Além desses benefícios, as duas modalidades podem promover muitos outros em prol da saúde e do bem-estar. Por isso, antes de treinar, procure um profissional para te auxiliar na prática, combinado?

Quem pode praticar yoga e pilates?

homem mais velho fazendo pilates
Será que essas modalidades podem ser praticadas por todas as pessoas? Confira!

Será que todas as pessoas podem praticar yoga ou pilates? Essa é uma dúvida que acaba surgindo entre muitas pessoas que querem incluir algumas destas modalidades na sua rotina. 

Por isso, temos uma ótima notícia para te dar, afinal, tanto o yoga quanto o pilates, são modalidades consideradas democráticas, visto que abraçam todos os tipos de pessoas, independente da idade ou sexo. 

Gostou dessas modalidades? Caso tenha ficado na dúvida de qual escolher, considere os benefícios e qual método atende mais às suas necessidades. Porém, se mesmo assim a dúvida persistir, experimente as duas ou, se preferir, que tal combinar ambos os métodos? 

Lembre-se: o mais importante é começar, independente da modalidade escolhida!