Já ouviu falar em inteligência emocional? Muito se fala sobre ela, mas pouco se sabe de fato como desenvolvê-la, tanto na vida pessoal quanto no âmbito profissional, visto que é uma das maneiras de melhorar a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos.

inteligência emocional
Quer desenvolver a sua inteligência emocional? Saiba mais!

Pensando nisso, para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, nós responderemos as seguintes dúvidas ao longo deste artigo:

  • O que é inteligência emocional?
  • Por que é importante ter inteligência emocional?
  • Quais são os benefícios da inteligência emocional?
  • 4 dicas para ter inteligência emocional. 

O que é inteligência emocional?

homem pensativo
Você sabe fazer a gestão das suas emoções? Isso é inteligência emocional!

A inteligência emocional nada mais é do que um campo da psicologia que tem como objetivo analisar como cada pessoa consegue lidar com as situações da própria rotina a partir das emoções.

Segundo Daniel Goleman, escritor, psicólogo e jornalista, em seu livro “Inteligência Emocional — a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, a inteligência emocional é um estado que só é possível atingir quando aprendemos a lidar e a equilibrar o nosso lado emocional e racional em relação às situações da própria rotina. 

Em outras palavras, é quando as nossas emoções são responsáveis por guiar as tomadas de decisões e até mesmo na maneira como enfrentamos as adversidades, tanto em casa quanto no trabalho. Será que você já usou da inteligência emocional em algum momento?

No trabalho, por exemplo, já teve algum momento em que você sentiu raiva, mas mesmo assim conseguiu se acalmar e conter aquele sentimento para não piorar a situação? Se isso já aconteceu, saiba que você teve inteligência emocional naquela determinada situação. Confira seus cinco pilares:

  1. Conhecer suas próprias emoções;
  2. Saber controlar as suas emoções;
  3. Aprender a automotivação na rotina;
  4. Aprender a ter empatia com o próximo;
  5. Desenvolver o relacionamento interpessoal. 

Por que é importante ter inteligência emocional?

pessoas trabalhando
É muito importante ter inteligência no ambiente de trabalho. Saiba mais!

Quando o assunto é automotivação, relações interpessoais e sucesso profissional, a inteligência emocional está associada, visto que sem saber controlar as próprias emoções, dificilmente será possível lidar com os problemas que acontecem no dia a dia. 

No que diz respeito ao ambiente de trabalho, a inteligência emocional é importante porque faz com que seja possível analisar as situações entre os demais colegas, evitando conflitos desnecessários e até diminuir problemas mentais, como preocupação excessiva, estresse, ansiedade e/ou depressão.

Vale lembrar que é também importante para os cargos de liderança, como coordenadores, gerentes e/ou supervisores, visto que são profissionais que lidam diretamente com as pessoas do time. Ao ter as emoções bem resolvidas e saber contornar as adversidades, pode-se promover a motivação e o engajamento, melhorando a produtividade e os resultados da equipe.

Já em casa, principalmente para aquelas pessoas que vivem em família, ela é importante para evitar conflitos entre casais e/ou filhos. Além disso, é uma maneira de olhar para as situações com outros olhos, enxergando a solução e não apenas o problema, melhorando o convívio entre todos. 

Portanto, uma vez que um indivíduo consegue controlar as próprias emoções, percebe-se uma melhora na autogestão da vida pessoal e profissional. Sem contar que é uma habilidade poderosa para quem deseja alcançar os sonhos, tendo em vista que saberá traçar as melhores estratégias para alcançar e, se for preciso, buscará as melhores alternativas para enfrentar os obstáculos.

Quais são os benefícios da inteligência emocional?

Agora que você já sabe o que é e qual é a importância da inteligência emocional, que tal descobrir quais são os seus benefícios? Vale lembrar que eles vão desde a vida pessoal até a vida profissional. Pensando nisso, nós trouxemos uma lista com as principais nas duas situações. 

Inteligência emocional na vida pessoal

Quando o assunto é a vida pessoal, a inteligência emocional é muito importante para quem deseja ter uma vida mais leve. Confira alguns dos benefícios:

  • Aumenta o autoconhecimento;
  • Transforma a intenção em novas ações;
  • Traz mais habilidade para encarar os desafios;
  • Torna o relacionamento mais leve e duradouro;
  • Promove o bem-estar nas coisas simples da rotina;
  • Ajuda a manter o equilíbrio em todas as fases da vida;
  • Auxilia na hora de perceber e sentir os sentimentos com mais clareza;
  • Diminui os problemas mentais (estresse, ansiedade e/ou depressão);
  • E muito mais! 

Inteligência emocional na vida profissional

No ambiente de trabalho, onde os nervos estão à flor da pele, ter inteligência emocional é muito importante para atingir os melhores resultados e manter a boa convivência entre outras pessoas. Confira alguns dos benefícios:

  • Melhora o poder de tomada decisão;
  • Aumenta o engajamento e a produtividade;
  • Evita conflitos que afetam o ambiente organizacional;
  • Ajuda ouvir, refletir e responder às críticas construtivas;
  • Equilíbrio emocional diante dos desafios de algum projeto;
  • Melhora a comunicação entre as pessoas da equipe;
  • Mais tempo para administrar o tempo em relação às tarefas;
  • Contribui para o relacionamento interpessoal entre os colegas;
  • Reduz a presença dos problemas mentais, como preocupação, estresse e/ou ansiedade;
  • E muito mais!

4 dicas para ter inteligência emocional

homem celebrando
Confira algumas dicas para ter inteligência emocional

Que tal colocar em prática algumas dicas para melhorar a sua inteligência emocional? Ao aderir à mudança de hábitos e aplicar no dia a dia algumas mudanças simples, é possível melhorar a maneira como administrar as próprias emoções.

1 – Conheça e respeite os próprios limites

Você conhece os seus limites? Quando o assunto é inteligência emocional, é muito importante entender até onde pode ir, sem agredir a sua saúde, tanto física quanto mental.  

Geralmente, devido ao medo ou à insegurança, muitas pessoas acabam priorizando as necessidades dos outros, principalmente no ambiente de trabalho. Sendo assim, priorize as suas necessidades, opiniões e crenças. Seja sincero com os seus sentimentos e, acima de tudo, respeite-se.

2 – Aprenda a lidar com as mais diferentes pressões

Seja no trabalho ou em casa, você sabe lidar com os diferentes tipos de pressão? Embora seja muito difícil se sentir pressionado, saiba que não tem como fugir, mas é possível encarar. Sendo assim, priorize o que é importante, busque as melhores soluções e, se for preciso, não tenha vergonha de falhar ou de pedir ajuda. 

3 – Não tenha medo de se expressar

Você é sincero com o que vem à mente? Tem facilidade de se expressar? Se a resposta foi não, saiba que é importante começar a pensar nisso. 

No que diz respeito ao equilíbrio emocional, é muito importante expressar o que vem à cabeça. Quando os sentimentos são guardados, isso pode gerar angústia, tristeza e até mesmo confusão mental. Por isso, não tenha medo de falar ou de colocar para fora o que está sentindo ou pensando. 

4 – Tenha mais empatia

Colocar-se no lugar do outro é uma dica muito importante para quem deseja alcançar a gestão emocional. Por isso, o primeiro passo é observar as pessoas que estão à volta e se colocar no lugar de cada um. 

A segunda dica é sair do ambiente habitual ou fazer coisas que não está acostumado. Ao vivenciar novos lugares e cultura, é possível melhorar a sua opinião sobre as outras pessoas. Ao fazer isso, é possível melhorar as suas ações perante as outras e, consequentemente, se tornar mais compreensivo.   

Gostou dessas dicas? Coloque-as em prática para melhorar a sua gestão emocional na vida pessoal e profissional.