Seja em casa, no trabalho ou na hora do treino, é muito importante manter a hidratação em dia. E quando o assunto é ingerir líquidos, surgem algumas dúvidas, como, por exemplo, beber água emagrece?

Mulher bebendo água
Será que beber água emagrece? Saiba mais!

Pensando nisso, para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, nós responderemos as seguintes dúvidas neste artigo:

  • Por que é importante manter o corpo hidratado?
  • Beber água antes, durante ou depois do treino?
  • Mito ou verdade: beber água emagrece?
  • Checklist para quem não tem o hábito de beber água. 

Por que é importante manter o corpo hidratado?

copo de água
Além de manter o corpo hidratado, algo é importante por vários outros motivos. Saiba mais!

Todo mundo sabe que hidratar o corpo é essencial, mas poucos sabem de fato qual é a real importância. De modo geral, beber água é importante porque tem como objetivo promover e garantir o bom funcionamento do organismo. 

Segundo a nutricionista Bárbara Sena, formada pela Universidade São Judas Tadeu, beber água é importante para manter todas as funções do corpo, células e órgãos balanceadas. “Cerca de 60-70% do corpo é composto por água, ajudando no transporte de nutrientes e na eliminação de retenção de líquidos”. 

Além disso, a nutricionista explica que o consumo de água ajuda quem deseja regular o intestino, visto que o líquido funciona como um lubrificante para o órgão, facilitando na formação de fezes. “Auxilia em casos de intestino preso e sofrimento para evacuar, bem como no processo de desintoxicação, contribuindo com rins e fígado”. 

Sem contar que, ao manter a hidratação em dia, é possível prevenir problemas relacionados ao sistema circulatório, como, por exemplo, a presença do ácido úrico no sangue e/ou algumas alterações nos níveis da uréia, responsáveis por problemas de pedras nos rins e até mesmo complicações prejudiciais aos ossos e articulações.

Beber água antes, durante ou depois do treino?

homem bebendo água na academia
Está na dúvida sobre beber água antes, durante ou depois do treino? Confira!

Você tem o hábito de beber água enquanto treina? Será que existe alguma indicação da quantidade de consumo de líquido durante a prática dos exercícios? 

Conforme um estudo realizado pela American College of Sports Medicine, é importante que o consumo de água seja feito antes, durante e após o treino, seja atleta profissional ou não. Mas atenção: o consumo precisa ser moderado e não tudo de uma vez só. 

“É recomendado fracionar a água durante o dia para melhor absorção do corpo. Se não sentir nenhum desconforto estomacal ao ingerir líquidos durante o treino, não há problemas”, explica Bárbara. 

O consumo de água também é indicado durante a prática de algum exercício físico para repor os eletrólitos, o qual auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e equilíbrio interno do corpo.

Mito ou verdade: beber água emagrece?

Sem mais delongas: mito! Embora muitas pessoas falem que beber água emagrece, não é bem assim que as coisas funcionam na prática.

“Beber água não emagrece, mas ajuda o corpo a trabalhar melhor para que elimine a retenção de líquidos e possibilita o funcionamento total dos órgãos e corpo seja melhor”, explica a nutricionista. 

No entanto, mesmo que não atue diretamente no processo de emagrecimento, o consumo de água pode ser um grande aliado, visto que garante o bom funcionamento do organismo. Além disso, ao unir a hidratação com a prática regular de alguma atividade física e uma boa alimentação, os resultados serão mais eficazes.

Afinal, a água promove a sensação de saciedade, ideal para quem deseja controlar o apetite e promover a perda de peso. Sem contar que pode ser considerado detox, limpando todas as toxinas presentes no corpo. 

Checklist para quem não tem o hábito de beber água

água saborizada
A água saborizada é uma ótima opção para quem deseja aumentar o consumo de água. Confira algumas outras ideias!

Que tal incluir o hábito de beber água na sua rotina? Para te ajudar, em parceria com a nutricionista Bárbara, separamos algumas dicas para aumentar o seu consumo de líquido. Vamos lá?!

“Consuma 35 ml para cada kg de peso. Por exemplo, João tem 60 kg, então será preciso fazer 60 kg x 35 ml = ele terá que consumir 2.100 ml de água”, explica a nutricionista. Confira um checklist com algumas outras dicas:

  • Ande sempre com uma garrafinha por perto;
  • Prepare águas saborizadas, com frutas e ervas;
  • Substitua o refrigerante por água com gás e limão;
  • Consuma alimentos compostos por água, como frutas e legumes; 
  • Estabeleça metas, como, por exemplo, duas garrafas de água por dia.

Que tal uma dica extra? “A sede pode causar sensações parecidas com a fome, sendo assim, não consumir a quantidade suficiente de água pode fazer com que o paciente queira comer mais”, orienta Bárbara.

Lembre-se: beber água é bom para a sua saúde. Coloque todas essas dicas em prática e pratique a mudança de hábito