Hoje em dia, é uma tendência a busca por um estilo de vida mais saudável e uma dieta mais equilibrada. A alimentação ayurvédica pode ser um ótimo caminho para alcançar esse objetivo.

Conheça tudo sobre alimentação ayurvédica
Você sabe todos os benefícios da alimentação ayurvédica?

Tendo uma influência direta na cultura ocidental, o Ayurveda, uma tradicional medicina indiana, tem como base uma teoria sobre a digestão humana, que se baseia em uma série de fatores que englobam desde o processo intestinal até o bem-estar no dia a dia.  

Quer saber mais sobre essa técnica inovadora que ganha cada vez mais visibilidade e adeptos? Continue a leitura. 

O que é Ayurveda? 

A alimentação ayurvédica ajuda a manter o metabolismo equilibrado
O ayurveda se baseia em equilíbrio

A alimentação ayurvédica é uma espécie de dieta inspirada no Ayurveda, a medicina indiana tradicional. Ela se baseia nas teorias e costumes que eram praticados pelos adeptos dessa dieta. 

Sua principal premissa é o acesso ao Agni (divindade Hindu. Sânscrito para “fogo” (nome), com a mesma origem do latim ignis) do indivíduo. 

Antes de começar com a alimentação ayurvédica, é preciso se perguntar se você está realmente com fome ou come apenas por hábito. Essa medicina afirma que devemos nos alimentar apenas se sentirmos fome de verdade. A ausência de fome dá-se a entender que o Agni é incompetente. 

O Agni é relacionado ao fogo interno (capacidade digestiva) de cada ser humano, e pode ser o responsável também pelo equilíbrio do organismo e do emocional

Existem 4 tipos diferentes de Agni

Vishama Agni: Esse tipo também é conhecido como metabolismo irregular. Essa alteração, quando muito forte, pode causar um desequilíbrio no organismo, resultando em problemas como distensão abdominal, gases, constipação e má digestão. Além disso, esse tipo de irregularidade também pode estar relacionado ao quadro emocional da pessoa, causando ansiedade, insônia, medo e insegurança. 

Tikshna Agni: Também conhecido como hiper metabolismo, esse fenômeno acontece quando existe um desequilíbrio relacionado ao apetite do paciente. Sintomas como acidez, azia, gastrite, úlcera, hipoglicemia, náuseas e outras doenças inflamatórias são comuns em pessoas que sofrem desse problema. Além disso, sintomas psicológicos como irritabilidade, raiva, agressividade e ciúme também podem se apresentar.

Manda Agni: Também conhecido como hipometabolismo, esse quadro clínico está diretamente interligado ao sistema digestivo do paciente. Problemas como metabolismo lento, má digestão, inchaço e obesidade são comuns. 

Sama Agni: Este tipo é o melhor de todos, também conhecido como metabolismo equilibrado. O Sama Agni é o verdadeiro objetivo da medicina Ayurvédica e acontece quando a pessoa apresenta uma digestão, absorção e eliminação em ótimo estado, além de também ter o emocional em dia. 

Na medicina tradicional, que conhecemos e praticamos hoje em dia, entendemos que os alimentos são a principal fonte de energia do ser humano. Na medicina ayurvédica, eles partem da premissa de que uma alimentação correta, orgânica e saudável, é o que leva uma energia vital e cósmica para as pessoas. 

O que é alimentação ayurvédica?

Prato equilibrado de acordo com a alimentação ayurvédica
A alimentação ayurvédica se baseia em alimentos orgânicos.

Como cada pessoa age de uma forma única, a alimentação ayurvédica é diferente para cada um. Existem diferentes tipos de alimentos para cada biotipo, e eles devem estar em equilíbrio com o Agni e estilo de vida de cada um. 

Ou seja, não basta ter uma alimentação correta e equilibrada com o seu Agni, é preciso também ter uma rotina saudável, com exercícios físicos e outras atividades que ajudam o metabolismo a funcionar bem. 

Para o Ayurveda, o que comemos nos define de corpo e alma. De acordo com esse sistema, somos formados pelos 5 elementos essenciais: fogo, água, terra, ar e éter. A partir deles, somos divididos em três doshas (caracterização do perfil biológico) diferentes: 

  • Vata, formado por éter e ar; 
  • Kapha, formado por terra e água;
  • Pitta, formado por fogo e água.

O Ayurveda determina que cada um de nós é formado por esses três doshas e eles se manifestam tanto em características físicas quanto psicológicas. Embora tenhamos todos eles, em algumas pessoas um dosha se destaca mais do que os outros. 

Sabendo o seu dosha principal, você sabe qual alimentação ayurvédica é a melhor para você. Essa avaliação deve ser feita por um profissional, que leva em conta diversos pontos do metabolismo e da rotina individual

Quais as regras para a alimentação ayurvédica? 

Além de diversos costumes, como acordar antes do nascer do sol, meditar e comer somente antes do sol se pôr, a alimentação ayurvédica possui uma série de regras que devem ser seguidas, como: 

A comida pode ser oleosa 

A comida oleosa pode ser ótima para que o sistema digestivo funcione da melhor maneira possível, já que são digeridas mais facilmente e estimulam o intestino grosso. 

A comida sempre deve estar quente 

Comida quente tem um melhor sabor, estimula o Agni e é mais fácil de comer/inserir no cardápio. Além disso, também ajuda a aliviar problemas como constipação e gases. 

Coma apenas quando sentir fome 

Comer só por comer não faz sentido nas práticas ayurvédicas. Isso porque, de acordo com esse costume, nós somos o que nós comemos. O alimento é essencial para que nosso metabolismo e psicológico entrem em completa sincronia e equilíbrio. Por isso, é necessário evitar e tratar a fome emocional

Coma apenas o que tiver vontade 

Sem exageros, a sua comida deve ser a quantidade adequada para acabar com a sua fome. Os alimentos utilizados na quantidade adequada promovem longevidade, não perturbam os doshas, promovem o Agni e são facilmente digeridos e eliminados. 

Evite alimentos ultraprocessados 

No Ayurveda, apenas alimentos orgânicos devem ser ingeridos. A comida ultraprocessada pode não ser aceita pelo organismo e causar problemas de digestão. 

Não alimente-se muito rápido 

Nem muito rápido, nem muito devagar. Na alimentação ayurvédica existe o seu tempo exato para comer os alimentos e tudo isso depende diretamente da sua relação pessoal com os ingredientes. 

Não coma bebendo nada 

Por fim, não é possível comer ingerindo qualquer tipo de líquido. Isso porque a bebida pode ser uma distração para a comida em si, prejudicando o Agni. 

Para entrar na alimentação ayurvédica, ingredientes como erva doce, limão, gengibre, frutas frescas, hortaliças e saladas devem fazer parte do cardápio diário. 

Conheça a TotalPass!

Gostou desse conteúdo? Confira também nossas redes sociais (Linkedin e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

Baixe agora mesmo o aplicativo TotalPass no Android ou iPhone e comece a aproveitar as vantagens exclusivas. 

E aí, bora?