Quer fortalecer os ombros e o trapézio, mas não sabe quais exercícios incluir na sua rotina de treino? Entre tantas opções, a remada alta é um exercício que pode te ajudar a potencializar os seus resultados nesses músculos presentes nos membros superiores.

remada alta
Tem dúvidas sobre remada alta? Respondemos as principais!

Pensando nisso, para te ajudar a garantir todos os benefícios desses exercícios, é preciso conhecê-lo melhor antes de começar a praticar, né? A seguir, explicaremos as seguintes dúvidas sobre o assunto:

Vamos lá?

O que é remada alta?

remada alta com anilhas
Quer incluir um exercício novo no treino de superiores? Saiba mais!

Entre tantos exercícios para os membros superiores, a remada alta é um dos movimentos que é colocado no plano de treino das pessoas que desejam trabalhar alguns músculos específicos, como, por exemplo, o trapézio e os ombros

Muito similar ao supino reverso, mas, neste caso da remada alta, o praticante precisa puxar o peso para cima (próximo ao peito), diferente do outro exercício em que o movimento central é empurrar a barra para cima.

“A remada alta é um exercício multiarticular, comumente usado em treinamentos de força, onde são acionados músculos importantes da parte superior do corpo, como trapézio, deltóides e bíceps”, explica o profissional de educação física Jessé Ramos, formado pela Universidade Paulista (Unip).

Quais são as vantagens da remada alta?

Considerando que o exercício trabalha trapézio e ombros, é possível identificar muitos benefícios à saúde física, afinal, tanto um quanto o outro contribuem para o funcionamento de outros músculos presentes no corpo humano. 

Em relação aos ombros, ao exercitá-los com a remada alta, é possível melhorar toda a amplitude muscular, ou seja, fortalecer todos os músculos presentes em volta deles e contribuir para a estabilidade dos demais membros superiores. Já em relação ao trapézio, esse exercício ajuda a prevenir as dores e lesões nos deltóides (músculos da articulação do ombro). 

“Por ser um exercício que exige domínio do movimento, além de trabalhar a força, podemos destacar melhora na coordenação motora, hipertrofia, simetria muscular e estabilização articular”, traz outros benefícios Ramos.

Vale lembrar que para ter acesso aos benefícios da remada, é necessário realizar o exercício corretamente e, se possível, sob supervisão de um profissional de educação física ou personal trainer

Qual a diferença entre remada alta, curvada e baixa?

Homem fazendo remada curvada
Alta, curvada ou inclinada? Entenda qual opção escolher!

Muita gente pensa que existe apenas um tipo de remada, sendo que, na verdade, é possível ter diferentes tipos de variações deste exercício: alta, baixa e curvada. Ambas são extremamente importantes, mas, por outro lado, elas são indicadas para diferentes grupos musculares. 

A remada baixa, por exemplo, tem como finalidade fortalecer e trabalhar toda a região dorsal, ou seja, os músculos presentes nas costas. Já a remada curvada, assim como a baixa, trabalha os músculos dorsais, tendo como diferencial a região lombar e escapular, sendo possível exercitar os glúteos e o abdômen, uma vez que será preciso ficar em isometria na posição curvada.

“Uma das principais diferenças está na posição do praticante ao executar o movimento, sendo a remada alta feita em pé. Já a remada curvada, mesmo estando em pé, exige a flexão do quadril e a remada baixa é executada sentado”, explica.

Ambos os exercícios podem ter variação de acessórios, podendo ser barra reta, barra w, halteres ou na polia baixa crossover. Antes de escolher qual tipo de remada fazer, é importante conversar com o professor para entender os seus objetivos e qual acessório faz mais sentido para o seu treino.

Todo mundo pode fazer o exercício?

Será que todas as pessoas podem fazer remada alta? Depende! Seja na remada alta ou em qualquer outro tipo de exercício, é preciso entender quais são as suas condições de saúde. 

Em casos de limitações físicas, dependendo da restrição é possível adaptar o exercício. Por isso, nem sempre o exercício do seu amigo ou familiar será o mais indicado para você, sendo preciso analisar as condições de saúde, principalmente se tiver dores ou inflamações nas articulações dorsais e/ou ombros.   

Quais cuidados tomar ao fazer a remada?

Para que os seus resultados sejam alcançados com a remada, é importante tomar alguns cuidados na hora de fazer o exercício, independente do tempo que tenha treinando, combinado? A seguir, separamos alguns pontos que merecem atenção:

  • Exceder o limite de carga;
  • Elevar demais os cotovelos;
  • Manter a barra longe do corpo;
  • Não controlar a descida da barra;
  • Errar na pegada da barra ao fazer o exercício;
  • Usar o impulso corporal para completar o movimento.

Dica boa precisa ser compartilhada, né? Para te ajudar na hora de fazer o exercício, Ramos sugere: “usar a barra w pode facilitar a pegada e diminuir dores no punho.”

Como fazer remada alta?

Mulher fazer a remada alta com barra
Quer fazer o exercício corretamente? Confira o passo a passo!

Quer incluir a remada alta no seu plano de treino? Para te ajudar a fazer o exercício corretamente, Ramos separou um passo a passo para te ajudar:

  1. Primeiro, pegue a barra com o peso de sua preferência;
  2. Em seguida, posicione-se em pé, deixando os braços estendidos e próximos ao quadril;
  3. Depois, segure a barra com a pegada pronada (palmas das mãos para baixo);
  4. Puxe a barra para cima, em direção à linha do seu ombro, posicionado próximo ao queixo;
  5. Lembre-se de não projetar os seus cotovelos para cima de forma exagerada, de modo a ultrapassar a linha dos ombros. Deixe-os de forma confortável e anatômica;
  6. Para finalizar, desça o peso até a linha da cintura e repita o movimento. 

Ficou com alguma dúvida mesmo com o passo a passo? Sem problemas! Procure o professor da sua academia, pois o mesmo poderá dar dicas para facilitar o movimento e, sobretudo, indicar a quantidade certa de séries e repetições.