Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre transtorno de personalidade. Apesar de parecer um termo difícil de entender, neste texto vamos nos aprofundar sobre o tema e compreender melhor o que é, como se dá e diferentes maneiras de lidar com essa condição. 

transtorno de personalidade
Você sabe o que é transtorno de personalidade?

Para começar, vamos entender o que é personalidade. Imagine que ela seja como um conjunto de características de cada pessoa, ou seja, reflete nossa maneira de agir, pensar, sentir… Agora, alguns de nós enfrentam desafios extras em lidar com essas emoções, e é aí que entra o transtorno de personalidade.

Como vamos nos aprofundar sobre o assunto ao longo do texto, confira os tópicos abordados:

O que é transtorno de personalidade?

mulher sofrendo de transtorno de personalidade no trabalho
Entender o que é a condição é o primeiro passo para identificá-la

O transtorno de personalidade é uma condição mental que afeta a maneira como as pessoas pensam, sentem e se comportam. Geralmente, esses padrões de comportamento são inflexíveis, o que significa que eles tendem a persistir ao longo do tempo e em diversas situações, causando impacto significativo no dia a dia da pessoa.

Uma das características do transtorno é a presença de diversos comportamentos ou pensamentos que não são considerados “normais”, sendo vistos como problemáticos tanto pela própria pessoa quanto pelos outros ao seu redor.

Ah, também é importante saber que existem diferentes tipos de transtornos de personalidade, cada um caracterizado por padrões específicos de comportamento. Por exemplo, o transtorno de personalidade borderline é caracterizado pela instabilidade emocional, insegurança, impulsividade e com relacionamentos íntimos instáveis. Já pessoas com transtorno de personalidade antissocial costumam mentir e agir impulsivamente, podendo ser muito teimosos e arrogantes.

O diagnóstico de qualquer tipo de transtorno de personalidade pode ser complexo e muitas vezes requer a avaliação de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Geralmente, o processo de diagnóstico envolve entrevistas clínicas, avaliação do histórico médico e observação do comportamento da pessoa ao longo do tempo.

Quais são os tipos de transtorno de personalidade?

homem sofrendo de transtorno de personalidade
Independentemente do tipo de transtorno, a condição pode prejudicar bastante a saúde mental

Agora que você já sabe o que é essa condição, é o momento de explorar os diferentes tipos que existem. Cada tipo de transtorno de personalidade apresenta características únicas que influenciam a forma como uma pessoa pensa e age. Abaixo, listamos 7 tipos, sendo os dois primeiros os mais diagnosticados.

Transtorno de personalidade borderline

Normalmente, pessoas com transtorno de personalidade borderline, também conhecido como TPB, podem experimentar emoções intensas e instáveis, ter dificuldades em manter relacionamentos saudáveis e enfrentar desafios para controlar seus impulsos. 

Por exemplo, essas pessoas podem passar a se sentirem felizes e animados ou tristes e irritados em questão de pouco tempo, sem uma razão aparente. Isso pode ser difícil para a própria pessoa e para aqueles ao seu redor entenderem e lidarem com seus sentimentos.

Segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), divulgados pela Univali, o transtorno de borderline afeta até 6% da população do Brasil, além de aumentar o risco de suícidio, apontando que 10% das pessoas que possuem a condição acabam cometendo o ato. As pesquisas também indicam que 73% dos diagnósticos são do sexo feminino. 

Transtorno de personalidade antissocial

O transtorno de personalidade antissocial, muitas vezes chamado de sociopatia ou psicopatia, é uma condição mental complexa que afeta diretamente a saúde mental de quem a possui.

Geralmente, essas pessoas costumam ter uma falta de empatia e não se importam com os sentimentos ou necessidades dos outros. Elas podem parecer manipuladoras, capazes de enganar os outros para alcançar seus próprios objetivos.

Além disso, pessoas com essa condição muitas vezes têm um histórico de comportamento criminal, como roubo, vandalismo, agressão física e até mesmo crimes mais graves, como homicídio.

Transtorno de personalidade narcisista

O transtorno de personalidade narcisista é uma condição em que as pessoas têm uma visão inflada de si mesma, além de uma necessidade constante de atenção e admiração dos outros. Geralmente, elas estão focadas apenas em si mesmas e em como podem atrair mais elogios, reconhecimento e, em alguns casos, poder.

Outra característica é que muitas vezes a condição cria expectativas irrealistas de tratamento, o que pode frustrar e tornar sensível às críticas ou rejeições quem a possui.

Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva

Já o transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado por comportamentos que tendem a ser extremamente perfeccionistas, buscando sempre os detalhes e o controle da situação.

Geralmente, pessoas que possuem essa condição podem se sentir obrigadas a realizar atividades de forma repetitiva, como lavar as mãos várias vezes seguidas, verificar mais de uma vez se as portas do carro ou de casa estão trancadas ou, até mesmo, alinhar objetos de uma maneira muito específica.

Na maior parte dos casos, esses comportamentos compulsivos são uma forma de lidar com a ansiedade e o medo associados ao pensamento obsessivo. No entanto, essas atividades geralmente consomem muito tempo e energia da pessoa, afetando a saúde mental.

Transtorno de personalidade esquizóide

O transtorno de personalidade esquizóide é um outro tipo de condição em que as pessoas têm dificuldade para se conectar emocionalmente às outras e, dependendo do caso, até em expressar suas próprias emoções. 

Uma característica bem comum de pessoas afetadas é que elas preferem ficar sozinhas, pois não sentem interesse em estar com outras pessoas. Por conta disso, não constroem amizades e, consequentemente, realizam somente atividades solitárias, como ler ou jogar videogames.

Transtorno de Personalidade Esquizotípico

Uma pessoa com personalidade esquizotípica tem bastante dificuldade em criar e manter relacionamentos próximos, também prefere não interagir com os outros, porque acredita ser diferente dos demais. Isso pode se manifestar em se vestir de forma excêntrica e falar de maneira incomum, por exemplo.

Outra característica de pessoas com transtorno de personalidade esquizotípica é que elas preferem ficar sozinhas e têm dificuldade de responder qualquer interação social dos outros, parecendo reservadas e desconfiadas em relação a outras pessoas.

Transtorno de Personalidade Histriônica

Geralmente, as pessoas que possuem o transtorno de personalidade histriônica tem uma necessidade constante de serem o centro das atenções, podendo agir de forma exagerada ou descontrolada para conseguir isso.

Elas também podem buscar atenção de maneira manipulada, como fingir que está doente ou criar situações dramáticas para despertar simpatia. Além disso, podem exagerar ou distorcer a verdade para criar histórias dramáticas que cativem os outros.

Quais as causas do transtorno de personalidade?

Bom, agora que temos uma visão melhor sobre o assunto, entendemos o que são transtornos de personalidade e alguns tipos, é importante saber sobre as origens por trás dessas condições. Vamos lá?

1 – Fator genético

Se houver histórico familiar de transtornos de personalidade, isso pode aumentar o risco de uma pessoa desenvolver a mesma condição.

2 – Fator biológico

Alterações na estrutura e função do cérebro podem desempenhar um papel no desenvolvimento dos transtornos de personalidade como, por exemplo, o desequilíbrios nos neurotransmissores.

3 – Fator psicológico

Experiências traumáticas na infância, como abuso emocional, físico ou sexual, ou instabilidade familiar, também podem causar o desenvolvimento de transtornos de personalidade. 

4 – Fator ambiental 

Geralmente, o ambiente em que uma pessoa cresce e vive também pode ajudar no desenvolvimento de algum tipo de transtorno como, por exemplo, um ambiente familiar instável ou experiências ruins na escola ou trabalho.

É importante lembrar que, embora esses fatores possam elevar o risco de desenvolver um transtorno de personalidade, nem todas as pessoas expostas a eles desenvolverão essa condição, ok? Além disso, os transtornos de personalidade geralmente se desenvolvem ao longo do tempo e são influenciados por diferentes fatores para cada indivíduo.

Quais os tipos de tratamento e dicas para lidar

homem fazendo terapia on-line para transtorno de personalidade
A terapia on-line tem sido uma prática bastante adotada nos últimos anos

Cuidar, seja de qualquer tipo, do transtorno de personalidade pode parecer uma tarefa difícil, no entanto, existem diferentes opções de tratamento e estratégias para lidar com essas condições. Abaixo, vamos explorar alguns dos tratamentos que podem ser utilizados, além de passar dicas para amenizar o impacto negativo causado na saúde mental. 

Faça terapia

A terapia é uma peça-chave no tratamento nos diferentes tipos de transtornos de personalidade. Por meio dela, as pessoas podem entender melhor seus pensamentos, emoções e comportamentos. Isso inclui identificar padrões prejudiciais que contribuem para a condição em si.

Além disso, o atendimento não precisa ser necessariamente presencial. Hoje em dia, é possível realizar consultas on-line de onde estiver, com diferentes profissionais, o que facilita o processo para aqueles que não conseguem interagir socialmente.

Se necessário, tome medicamentos

Em alguns casos, os medicamentos podem ser prescritos para aliviar alguns sintomas específicos associados aos transtornos de personalidade, como depressão, ansiedade ou impulsividade. No entanto, esses remédios geralmente são usados acompanhando a terapia, e não devem ser vistos como uma solução para os problemas causados.

Ah, lembrando que somente profissionais da saúde devem realizar o diagnóstico e receitar o medicamento adequado para o tratamento, beleza?

Pratique atividade física

Não é nenhuma novidade que a atividade física proporciona inúmeros benefícios à saúde física e mental. Com a prática, nosso corpo libera endorfina, que é uma substância química natural do cérebro e que ajuda a melhorar o humor e reduzir o estresse. 

Além disso, praticar exercícios regularmente pode ajudar a promover a sensação de controle sobre o próprio corpo, reduzir a insegurança, elevar a autoestima e proporcionar uma sensação de realização que pode ser muito satisfatória para quem passa por algum transtorno mental.

Use a TotalPass

Com o benefício corporativo da TotalPass, você pode ter acesso a milhares de academias e estúdios fitness pelo Brasil, além de mais de 250 modalidades esportivas para escolher qual praticar. 

Além das inúmeras opções de cuidado através da atividade física, também é possível explorar parceiros que proporcionam bem-estar mental com o Total Mind. Nele, há mais de 400 áudios de meditação guiada e a possibilidade de realizar consultas psicológicas on-line.

E aí, o que achou das nossas dicas? Continue lendo sobre outros conteúdos de saúde e bem-estar em nosso blog.