Mais comum do que muitas pessoas imaginam, tanto no trabalho quanto em casa, a insegurança é um estado emocional ou sentimento relacionado aos pensamentos, acontecimentos do dia a dia ou até mesmo devido aos diferentes tipos de medo. Será que você já se sentiu assim em algum momento da sua vida?

insegurança
Já se sentiu inseguro? Saiba mais!

Para te ajudar a entender melhor sobre insegurança, nós responderemos as seguintes perguntas ao longo deste texto:

  • O que é insegurança?
  • Quais são os sintomas da insegurança?
  • Qual é a importância de tratar a insegurança emocional?
  • 4 dicas para lidar com a insegurança. 

O que é insegurança?

Mulher insegura
Existem vários tipos de insegurança. Conheça as principais!

Ao longo da vida, algumas situações vividas acabam trazendo alguns questionamentos sobre a própria imagem ou sobre a capacidade de fazer as coisas que, geralmente, estão relacionadas aos traumas não resolvidos. 

Além de estar atrelada ao passado, a insegurança também pode ter ligação com a sensação de inferioridade, que é quando nos sentimos inferior ao outro por alguma situação que aconteceu, seja no trabalho, em casa ou na roda de conversa entre amigos/familiares. Quando isso acontece, alguns problemas vêm à tona, como, por exemplo:

  • Insegurança com o próprio corpo; 
  • Insegurança para falar em público;
  • Insegurança para fazer algo sozinho;
  • Insegurança no ambiente profissional;
  • Insegurança no relacionamento (amizades ou namoro);
  • E muito mais!

Outro fator relacionado à insegurança é a necessidade de ser aceito. Por se tratar de um comportamento gerado pelo próprio instinto de sobrevivência, podendo parecer inofensivo, esperar sempre a aprovação do outro pode gerar vulnerabilidade diante das situações da rotina, impossibilitando que siga em frente por medo de errar, seja pela falta de apoio ou reconhecimento.

Em excesso, a insegurança pode provocar problemas mentais e emocionais, como preocupação excessiva, estresse, ansiedade e/ou depressão. Por outro lado, também pode ser usada para enfrentar os próprios medos, anseios e obstáculos em prol do crescimento pessoal e profissional. 

Quais são os sintomas da insegurança?

Mulher sentada e insegura
Se sente inseguro? Os sintomas podem variar de uma pessoa para a outra

Será que você é uma pessoa insegura? Geralmente, quando os sintomas da insegurança aparecem, muitas pessoas não conseguem identificar. Pensando nisso, nós separamos uma lista com os principais sinais desse problema:

  • Dificuldade em dizer não;
  • Sentimento de inferioridade;
  • Sensação de vulnerabilidade;
  • Problemas com autoestima baixa;
  • Dificuldade para expressar opinião;
  • Impasse para tomar novas decisões;
  • Enxerga apenas o lado ruim das coisas;
  • Dependência excessiva das outras pessoas;
  • Comparações desnecessárias entre colegas de trabalho;
  • E muito mais!

Qual é a importância de tratar a insegurança emocional?

Além de trazer à tona os problemas mentais e emocionais, a insegurança acaba atraindo alguns bloqueios nas próprias ações, impossibilitando que realize as tarefas do dia a dia e até mesmo que possa experimentar ou viver coisas novas ao longo da vida.

Sendo assim, ajuda psicológica é essencial a partir do momento que os primeiros sinais aparecem. Por meio de um psicólogo, é possível identificar a gravidade dos sintomas e, a partir deles, começar um tratamento correto para cuidar das próprias emoções.

Caso a insegurança esteja relacionada aos acontecimentos do passado, algumas sessões de terapia serão necessárias para identificar os principais traumas, medos ou quaisquer causas que tenham desencadeado esse problema.  

Mas atenção: essa sensação pode variar de uma pessoa para a outra, o mesmo vale para o tratamento, combinado? 

4 dicas para lidar com a insegurança

homem se exercitando na esteira
A prática regular de atividade física pode ajudar a minimizar os sintomas da insegurança 

Embora o tratamento psicológico seja individual e personalizado para cada pessoa, existem algumas dicas que podem ser colocadas em prática na própria rotina para amenizar os impactos causados pela insegurança e, consequentemente, ajudar a lidar melhor com este problema. 

Vamos lá?!

1 – Pratique atividade física

A prática regular de atividade física pode ser uma ótima maneira de driblar a insegurança, sabia? 

Segundo o Ministério da Saúde, ao praticar atividade física, é possível ter inúmeros benefícios à saúde, como, por exemplo, no controle das próprias emoções, no aumento da autoestima, na redução dos problemas mentais e emocionais (ansiedade, estresse e insegurança) e, consequentemente, na melhora do humor, visto que se exercitar libera o hormônio da felicidade e do bem-estar (endorfina).

Mas, afinal, qual modalidade escolher? Antes de qualquer coisa, escolha um esporte que te faça se sentir bem e, acima de tudo, que te desafie. Ou seja, é hora escolher algo que te faça sair da zona de conforto, visto que escolher uma atividade física que exija mais de você pode te ajudar a vencer algumas inseguranças. 

2 – Seja gentil consigo mesmo

Já foi gentil consigo mesmo hoje? Normalmente, quando a insegurança aparece, tentamos agradar o próximo e deixamos de lado nós mesmos. Se isso acontece com você, nós temos uma notícia para te dar: é hora de olhar para si com mais gentileza, principalmente quando alguma coisa acaba dando errado.

Assim como é importante tratar as demais pessoas com gentileza, é preciso se olhar com carinho e cuidado, uma vez que isso ajuda a melhorar a saúde mental e, consequentemente, a diminuir a insegurança diante ao fracasso. 

3 – Escute o seu “eu” interior

No começo pode ser difícil, mas é muito importante se escutar mais, principalmente o que os seus pensamentos têm a dizer. Quando eles são deixados de lado, automaticamente deixamos de olhar para o que sentimos e, consequentemente, é gerado a sensação de insegurança.

Ao negligenciar os próprios pensamentos, você deixará de refletir sobre tudo o que está sentindo. Portanto, se você quer contornar ela, é preciso seguir as seguintes recomendações:

  • Reflita sobre o seu dia;
  • Identifique os seus próprios limites;
  • Não tenha vergonha das suas emoções;
  • Questione-se sobre tudo o que compõe a sua vida.

4 – Não pule etapa 

É muito importante ter em mente que a mudança não vai acontecer da noite para o dia, sendo assim, dê um passo de cada vez. A insegurança não tem data e nem hora para chegar, ou seja, ela pode acontecer com todas as pessoas de maneira inesperada. Por isso, lembre-se que está tudo bem não saber o que fazer em algumas situações. 

Quando esse sentimento bater e você saber o que fazer, procure conversar com algum amigo ou familiar. Caso não queira envolver alguém conhecido, procurar um psicólogo pode ser essencial para que você conte como está se sentindo no seu próprio ritmo. 

Lembre-se: combater a insegurança pode ser difícil, mas é importante dar o primeiro passo para promover mais qualidade de vida.