A contratação de um novo colaborador para a empresa sempre é algo a ser comemorado. Afinal, a equipe está crescendo! Mas como o seu time de RH pensa no futuro profissional de quem está ingressando? Existe um plano de orientação profissional para direcionar a carreira de quem acabou de chegar? E de quem já está na empresa?

orientação profissional
Antes de tomar qualquer decisão sobre a carreira de um colaborador, é importante passar pela orientação profissional. Saiba mais!

É sobre isso que vamos falar neste artigo: como orientar os colaboradores, fazer com que a jornada deles seja produtiva e de que forma a empresa pode proporcionar crescimento para quem faz parte da equipe. Aqui, vamos responder às seguintes perguntas:

Vamos lá?

O que é a orientação profissional na empresa?

Acompanhe este raciocínio: você é uma pessoa que passou pela fase de escolher uma profissão e sua vida profissional acabou de começar. Pensando nisso, você deve procurar formas e oportunidades para crescer e se desenvolver no trabalho, certo?  

Bom, é claro que o seu crescimento depende da sua dedicação e aprendizado individuais, mas a empresa onde você está também pode oferecer caminhos para te ajudar a alcançar seus objetivos.

Por isso, em primeiro lugar, é importante que a empresa entenda, com base no trabalho realizado, quais são as suas principais habilidades, interesses e metas profissionais. A partir dessas informações, é possível criar um plano de ação assertivo para o desenvolvimento da sua carreira. 

A orientação profissional faz parte disso: é o que vai oferecer ferramentas e recursos para o trabalho, opções de aprimoramento como formações e cursos (superior ou técnico, por exemplo), e olhar de forma mais crítica para suas hard e soft skills na função. Dessa forma, é possível ter um crescimento mais eficiente e é muito mais provável que você alcance o sucesso e a satisfação profissional que tanto almeja. 

Lembre-se que a orientação é bem-vinda em diversas etapas da carreira de um colaborador, como:

  • Início da vida profissional;
  • Carreira estagnada;
  • Carreira em ascensão;
  • Mudança de carreira. 

Quais as vantagens de ter um programa de orientação profissional na empresa?

dois colaboradores trabalhando

O mercado de trabalho é bastante competitivo e, para a empresa, existem muitas vantagens em criar um programa de orientação profissional sólido para a carreira dos colaboradores. 

Segundo um levantamento do LinkedIn de 2022, 59% dos talentos do mercado consideram as oportunidades de desenvolvimento profissional como fator relevante para se sentirem satisfeitos no trabalho. Para 35%, o treinamento de gestores para liderança de equipes remotas e híbridas é fundamental. Ou seja, tudo a ver com a orientação profissional. 

Separamos aqui os principais benefícios que a equipe de RH pode encontrar na hora de tomar decisões sobre o assunto. 

Alinhamento de expectativas

Quando um colaborador é contratado, temos duas visões: a expectativa que a empresa tem sobre ele enquanto profissional e a expectativa que sobre seu futuro na empresa. Afinal, ninguém entra em um lugar pensando em sair, não é mesmo? Da mesma forma, ninguém contrata pensando em demitir. 

Portanto, a orientação profissional é fundamental para alinhar as expectativas dos dois lados, o que garante até mesmo mais comprometimento com os objetivos de trabalho. Tenha em mente que um colaborador cujas expectativas são diferentes da empresa fica frustrado e se sente desvalorizado.

Maior produtividade

Quando o colaborador tem uma visão de futuro – sabe onde quer chegar e onde a empresa quer que ele chegue -, ele passa a ser mais produtivo e engajado no trabalho. Afinal, ele não está pensando apenas em seus resultados em curto prazo, mas também em médio e longo prazo. 

Sem contar, claro, que esses resultados refletem positivamente para o crescimento da empresa. 

Identificação de líderes

Quando a equipe de RH acompanha o desempenho de um colaborador, é possível que esteja olhando para um possível líder. Nós falamos anteriormente sobre o olhar para as soft e hard skills de uma pessoa, e essas características são capazes de indicar um possível líder para o futuro. 

A partir disso, a empresa pode fornecer o que for necessário para desenvolver a liderança entre os colaboradores internos, e fazer esse processo de forma natural e econômica. Afinal, quem conhece melhor a empresa do que as pessoas que já estão nela há algum tempo?

Retenção de talentos

Perceba que uma coisa leva a outra – assim como falamos que colaboradores com visão de futuro tendem a ser mais produtivos, também é possível afirmar que isso leva à retenção dos talentos. Quando uma pessoa sabe que tem a oportunidade de crescer dentro da empresa, ela tende a continuar trabalhando lá. 

É claro que voltamos ao assunto das expectativas, afinal, o tempo desse crescimento também deve ser estimado e alinhado. 

Suporte na transição de carreira

Lembra que nós falamos que a orientação profissional também é utilizada na transição de carreira? Este suporte facilita o processo e reduz o tempo de adaptação do colaborador na nova área ou função dentro da empresa.

Nesse momento, é importante que a empresa entenda por que o colaborador está insatisfeito na posição atual, quais são as habilidades que ele já tem e as que precisa desenvolver, e o suporte emocional que será necessário para ajudá-lo a lidar melhor com a mudança. 

Quais são os principais processos de orientação profissional?

mulher apresentando um material pelo projetor
Mentoring, counseling e coaching são as principais ferramentas de orientação e desenvolvimento profissional. Saiba mais sobre cada um deles!

Existem três principais processos de orientação profissional utilizados nas empresas: mentoring, counseling e coaching. Cada um deles é utilizado para finalidades diferentes e vamos falar mais sobre eles nesta seção. 

Mentoring (mentoria/tutoria)

A mentoria consiste em ter uma pessoa mais experiente para orientar outra menos experiente. Este processo pode ser interessante para um colaborador no início de carreira, e até mesmo recém-chegados na equipe, independente da sua senioridade.

O mentor oferece apoio nas tarefas, ajuda com insights sobre o trabalho e compartilha suas experiências na empresa e na área. 

Counseling (aconselhamento)

O aconselhamento tem o objetivo principal de ajudar uma pessoa a tomar uma decisão. Geralmente esse processo é feito de forma mais pontual, rápida e objetiva, com a presença de um conselheiro. 

Coaching

O coaching é voltado para o autoconhecimento e para o direcionamento da carreira, explorando pautas como inteligência emocional, resiliência, gestão de tempo, planejamento de metas, entre outros. O coach ajuda o colaborador a organizar o futuro e o caminho que ele irá trilhar para chegar lá. 

Como criar a orientação profissional de um colaborador?

duas mulheres conversando
Confira algumas estratégias para oferecer orientação profissional na sua empresa

Agora que você já sabe quais são as vantagens da orientação profissional e os principais processos utilizados nas empresas para cativar os colaboradores em suas jornadas, vamos começar a organizar isso dentro da sua empresa? 

Separamos os principais tópicos que o time de RH deve levar em consideração na hora de preparar planos e oportunidades de carreira para os membros da equipe. 

1 – Faça pesquisas para definir os objetivos

Nós havíamos falado anteriormente sobre expectativas, e a única forma de saber quais são as expectativas dos colaboradores é perguntando para eles o que esperam. Antes de começar a traçar seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e a orientação, o RH pode conduzir pesquisas, entrevistas ou avaliações para obter insights sobre as áreas em que os colaboradores mais precisam de suporte.

Por outro lado, o programa deve considerar a cultura e valores da empresa. Dessa forma, o crescimento dos colaboradores e o aprimoramento de funções estará sempre alinhado aos objetivos de negócio. 

2 – Mapeie o público-alvo

É importante que todos os colaboradores estejam inseridos no programa de orientação profissional. Além disso, nem sempre estaremos falando de promoções, mudanças de cargo ou trocas de função, mas o programa deve abranger os diferentes níveis de senioridade presentes na equipe. 

Por isso, é preciso saber usar de forma eficiente os diferentes tipos de orientação profissional, para atender a todas as áreas e momentos profissionais. 

3 – Defina as atividades 

É muito importante que o colaborador tenha o conhecimento técnico para exercer sua função. Além disso, ele também deve ter acesso ao aprimoramento necessário para crescer, como cursos, certificações, webinars, workshops, palestras, entre outros. 

Por outro lado, a empresa também pode trazer temas como desenvolvimento de habilidades, planejamento de carreira, mercado de trabalho, entre outros.

4 – Escolha a metodologia

Após entender o público da empresa e os temas que serão abordados na orientação, está na hora de escolher a metodologia que vai ser utilizada. Você pode escolher uma das que nós apresentamos (mentoring, counseling ou coaching) ou qualquer outra que faça sentido para a sua equipe. 

Existem ainda ferramentas que o time pode utilizar para aplicar a metodologia e as atividades, como plataformas de e-learning, plataformas de avaliação de habilidades e competências, metodologias de análise comportamental, programas de coaching on-line e softwares de gestão de talentos. 

5 – Faça uma avaliação do programa

Programa no ar? Incrível! Depois de um tempo, está na hora de fazer uma avaliação dos métodos utilizados e o desempenho dos colaboradores. Também é importante colher o feedback da equipe para entender o que ainda pode ser aprimorado.

Gostou de saber tudo o que a orientação profissional pode fazer pela sua empresa? Agora está na hora de colocar os conhecimentos em prática, desenvolver os profissionais que trabalham com você e ver como os resultados impactam a sua empresa. Mão na massa!