A experiência do colaborador, ou employee experience (EX), é um conjunto de vivências e interações que uma pessoa vivencia ao trabalhar em uma determinada empresa.

Experiência do colaborador
Não sabe como melhorar a experiência do colaborador? Saiba mais!

Essa trajetória tem início ainda no processo de recrutamento e continua na integração com o time até seu desenvolvimento de carreira. Os colegas, a liderança, a cultura organizacional e o suporte oferecido pela empresa também fazem parte da experiência.

Valorizar a experiência do colaborador ajuda a criar um ambiente de trabalho mais positivo, onde os funcionários se sentem engajados e motivados em suas rotinas. Essa valorização torna-os mais produtivos, satisfeitos e comprometidos.

Por que a experiência do colaborador é importante?

Líder ensinando liderado
A experiência do colaborador melhora a produtividade e o engajamento

O trabalho ocupa boa parte do tempo do dia do colaborador, então por que não tornar essa jornada mais leve e confortável, não é mesmo? Além disso, para a empresa, atrair e reter talentos é fundamental para o sucesso da instituição. 

Quando os colaboradores têm uma experiência positiva no trabalho, são mais propensos a permanecer na empresa, o que reduz a rotatividade e ainda economiza recursos em recrutamento e treinamento.

Melhora do engajamento

A experiência do colaborador afeta diretamente seu nível de engajamento com a empresa. Quando as pessoas se sentem conectadas aos objetivos e valores da organização, estão mais dispostas a contribuir ativamente, compartilhar ideias e se dedicar ao trabalho.

Saúde e bem-estar

Melhorar a experiência de um funcionário vai muito além do que ele faz ou como se comporta no ambiente de trabalho. Isso também tem um impacto significativo em sua saúde e bem-estar

Um ambiente de trabalho positivo, que promove o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, oferece apoio emocional e físico, e incentiva um estilo de vida saudável, resulta em colaboradores mais saudáveis, felizes e menos propensos a sofrer estresse excessivo ou esgotamento.

Imagem positiva da empresa

Empresas que valorizam a experiência de seus colaboradores têm uma reputação positiva, interna e externamente. 

Essa imagem ajuda na atração e retenção de talentos que desejam fazer parte de uma organização que se preocupa com seus funcionários. A reputação da empresa gera um impacto positivo até mesmo para clientes e parceiros comerciais.

7 dicas para melhorar a experiência do colaborador

Para ajudar outras empresas a pensarem ainda mais sobre a experiência que oferecem aos seus funcionários, convidamos uma pessoa especial para este artigo. 

Bruno Garcia, da equipe de Gente & Gestão da TotalPass, compartilhou conosco algumas dicas que a TotalPass adota para melhorar a experiência de seus colaboradores. Fique com a gente para saber mais!

1 – Cultura corporativa saudável

Valorizar o respeito, a colaboração e o reconhecimento dos colaboradores no ambiente de trabalho é uma ótima maneira de fortalecer a experiência positiva. Impacta o engajamento, a colaboração entre os pares e a eficácia das entregas e projetos.

2 – Aprendizado constante

Líder ensinando os colaboradores
Entenda a importância de oferecer treinamentos para os colaboradores

Investir no aprendizado constante é positivo para a vida pessoal e profissional dos colaboradores. A empresa pode estimular esse conhecimento com treinamentos e desenvolvimento de habilidades, além de programas de incentivo aos estudos, oferecendo reembolso de cursos e materiais didáticos ou bolsas de estudos em instituições parceiras.

3 – Gamificação

A gamificação consiste na aplicação de elementos e mecânicas de jogos no ambiente de trabalho para melhorar o engajamento, motivação e desempenho dos colaboradores.

Por meio de jogos e simulações, é possível proporcionar experiências práticas, treinamento e aquisição de novas habilidades de forma mais envolvente e interativa.

Ao registrar o progresso e as conquistas dos colaboradores durante os jogos, é possível ter uma visão clara do desempenho individual e coletivo, permitindo identificar áreas de melhoria e oferecer feedbacks mais direcionados para os membros do time.

4 – Comunicação clara e transparente

Resultados e projetos devem ser compartilhados com todos! Além de comunicar as novidades da empresa, a boa experiência do colaborador e seu acolhimento na equipe passam também pela voz que ele tem na comunicação interna da instituição.

5 – Reconhecimento

Além de celebrar datas e marcos importantes, o reconhecimento financeiro é muito bem visto pelos colaboradores da empresa. Ele pode ser adotado como bônus, vale-compras, aumento de salário, entre outros. 

6 – Equilíbrio e benefícios

Como nós comentamos, a employee experience é uma forma de equilibrar o trabalho com a saúde e o bem-estar no dia a dia. Para que isso seja uma realidade, a empresa pode oferecer benefícios flexíveis como trabalho remoto/híbrido, programas de licença-maternidade/paternidade, day off, convênio médico e odontológico, vale-alimentação, entre outros.

7 – Inclusão e diversidade

Diversidade e inclusão dos colaboradores
A sua empresa é diversa e inclusiva? Saiba mais!

Incentivar políticas de inclusão e diversidade transformam a empresa em um ambiente mais acolhedor, estimulando a inovação e criatividade das equipes, e também promovendo oportunidades iguais para todos e todas.

8 – Cuidado com a saúde física e mental

Colaboradores saudáveis, tanto física quanto mentalmente, tendem a ser mais produtivos e apresentar um melhor desempenho no trabalho. Sessões de ginástica laboral frequentes, por exemplo, podem ajudar a reduzir a tensão muscular, melhorar a postura, aumentar a flexibilidade e fortalecer os músculos, sabia disso?

Pensando na importância da atividade física no dia a dia, a TotalPass é uma grande parceira de milhares de empresas quando o assunto é saúde física e mental.

Com o Total Fit, os colaboradores têm acesso a diversas academias em todo o Brasil, além da possibilidade de treinar sem sair de casa, cuidando do corpo e mantendo-o em movimento.

Já o Total Mind fornece meditação e terapia com psicólogos para incluir na rotina e reduzir problemas como ansiedade, depressão e esgotamento profissional. 

Como medir a eficácia da experiência do colaborador?

Nós falamos sobre a importância de investir na boa experiência do colaborador e como aplicá-la nas empresas. Depois de tudo feito, como medir se essas ações estão realmente dando certo e gerando resultados?

Existem alguns KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de Performance) que podem ajudar os RHs a entender melhor a resposta do time à experiência que a empresa quer oferecer aos seus colaboradores. Falamos sobre alguns deles na lista abaixo, e como alcançá-los. Continue lendo!

Pesquisas de clima organizacional

Realizar pesquisas de clima organizacional é uma maneira comum de obter feedback dos colaboradores sobre sua experiência na empresa. 

Essas pesquisas podem incluir perguntas sobre satisfação no trabalho, ambiente corporativo, relacionamento com a liderança, oportunidades de desenvolvimento e crescimento, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, entre outros aspectos relevantes. 

As respostas ajudam a identificar pontos fortes e pontos de melhoria a serem trabalhados.

Lembramos que o sigilo e a anonimidade devem ser garantidos nas pesquisas e entrevistas, permitindo que os colaboradores se sintam confortáveis para fornecer um feedback sincero. 

Dados de rotatividade

Acompanhar e analisar dados relacionados à taxa de rotatividade e às razões pelas quais os colaboradores deixam a empresa pode fornecer insights sobre possíveis problemas ou áreas de melhoria na experiência do colaborador.

Desempenho e produtividade

A performance e a produtividade dos colaboradores também podem servir como indicadores da employee experience. 

Monitorar métricas como qualidade do trabalho, cumprimento de metas e resultados alcançados pode fornecer insights sobre o impacto da experiência do colaborador nos resultados da empresa.

Gostou de saber mais sobre a importância da experiência do colaborador na empresa? Então que tal estimular o crescimento do negócio aplicando as dicas que compartilhamos por aqui? Esperamos o seu feedback nos comentários!