Você já ouviu falar em gamificação para empresas? Esse termo deriva dos famosos “games” e é a definição da aplicação de elementos e mecânicas de jogos em contextos não lúdicos, como no ambiente corporativo ou educacional. 

gamificação para empresas
Que tal aplicar gamificação na sua empresa? Saiba mais!

A gamificação tem o objetivo de engajar e motivar os colaboradores e clientes a realizarem tarefas específicas, alcançarem metas e adquirirem habilidades. A ideia é que, ao incorporar esses elementos em atividades cotidianas, as pessoas realizem suas tarefas de forma mais eficiente e com mais qualidade.

Atualmente, ela vem ganhando força nos últimos anos porque é uma abordagem inovadora e eficaz para engajar as pessoas em diversas áreas. Além disso, é uma forma divertida e envolvente de aprender e realizar tarefas, o que pode tornar as atividades mais agradáveis e menos estressantes.

Como a gamificação para empresas pode ser útil?

Mulher apresentando no trabalho
A gamificação é uma ótima estratégia para quem deseja motivar e engajar os seus colaboradores

Nas empresas, a gamificação também pode ajudar a resolver a falta de motivação dos funcionários, a baixa participação dos clientes, o desencontro de informações, entre outros. 

Ao utilizar elementos de jogos, as empresas e instituições podem criar um ambiente mais dinâmico e desafiador. Alguns dos benefícios da gamificação nas empresas são os que nós separamos a seguir. Confira!

Engajamento

A gamificação pode aumentar o envolvimento dos funcionários e clientes, tornando as atividades diárias mais interessantes e divertidas. Isso pode ajudar a melhorar a produtividade dos funcionários e aumentar o tempo de permanência dos clientes nas plataformas da empresa.

Aprendizado

A estratégia de gamificação pode ser uma ferramenta eficaz para o treinamento e aprimoramento de habilidades dos colaboradores. Os jogos podem ajudá-los a aprender de maneira mais eficaz, e a se tornarem mais competentes em suas funções.

Reconhecimento

Usar a gamificação pode ajudar a reconhecer o desempenho excepcional das equipes e clientes. A partir disso, a empresa pode oferecer recompensas e prêmios aos melhores jogadores, as empresas podem motivar seus colaboradores e aumentar a fidelidade dos clientes.

Feedbacks

Com essa ferramenta, é possível dar feedback em tempo real aos funcionários e clientes sobre seu desempenho. Isso ajuda a melhorar o envolvimento dos clientes e das equipes.

A longo prazo, a empresa também pode desenvolver um histórico para acompanhar o desempenho e traçar estratégias para melhorar ainda mais o comprometimento de todos. Legal, né?

Coleta de dados

A gamificação pode ser usada para coletar dados sobre os funcionários e clientes. Sendo assim, ao usar essas informações, a empresa pode entender melhor as necessidades e preferências de seus clientes e até mesmo para entender as motivações e necessidades do time e, dessa forma, melhorar as operações internas.

Como aplicar a gamificação para empresas?

Pessoas assistindo palestra
Não sabe como colocar em prática a gamificação na sua empresa? Confira algumas dicas!

Agora que você já sabe que a gamificação pode ser uma grande aliada da produtividade e da experiência do cliente, que tal colocá-la em prática? Para entender melhor, confira alguns exemplos de gamificação estratégica na lista abaixo. Continue lendo para saber mais!

Programas de bonificação e recompensas

Os programas de recompensas servem tanto para incentivar funcionários quanto para motivar clientes a realizarem tarefas específicas. 

Por exemplo, os funcionários podem ganhar pontos ou moedas virtuais por completar projetos ou tarefas, e essas recompensas podem ser trocadas por prêmios ou benefícios. Já para os clientes, a recompensa pode ser um brinde exclusivo ou um cupom de desconto. Interessante, não é mesmo?

Desafios e competições

Quem não gosta de uma boa competição saudável, hein? Os games podem entrar nessa! 

Que tal as empresas idealizarem desafios e competições entre os colaboradores ou clientes para incentivar o engajamento e a produtividade? Por exemplo, os funcionários podem competir para ver quem consegue concluir um projeto mais rapidamente, enquanto os clientes podem competir para ver quem gasta mais na loja.

Jogos de simulação

As empresas podem criar jogos de simulação para treinar os colaboradores em habilidades específicas. Um jogo pode, por exemplo, simular situações de atendimento ao cliente, para que as equipes de vendas possam praticar suas habilidades de comunicação e resolução de problemas.

Sistemas de progressão

As empresas podem criar sistemas de progressão para incentivar os funcionários e clientes a continuar realizando tarefas e alcançando metas. Por exemplo, um sistema de níveis pode ser usado para indicar o progresso do funcionário ou cliente em direção a uma meta ou objetivo específico.

Treinamentos

Os profissionais de RH já estão aplicando a gamificação nos treinamentos de equipes, reunindo jogos on-line, desafios individuais e em grupo, entre outros. 

Olha esse exemplo, que incrível: a Cisco, uma transnacional especializada em softwares, investiu em um programa de treinamento gamificado com cursos que resultariam em três níveis de certificação para os participantes: Especialista, Estrategista e Mestre. O resultado foi surpreendente, com mais de 13 mil cursos realizados e mais de 650 funcionários certificados.

Inclusive, uma pesquisa realizada pela Talent LMS em 2019 e publicada pelo Blog da Zendesk, indicou que 83% dos colaboradores que participam de treinamentos com a metodologia da gamificação são mais motivados no trabalho.

Como gerações diferentes encaram a gamificação para empresas? 

É muito comum e esperado que gerações diferentes tenham perspectivas distintas sobre a gamificação nas empresas, já que as experiências de vida e as expectativas podem variar de acordo com a idade, a cultura, a experiência profissional ao longo dos anos e outros fatores. 

Algumas possíveis diferenças entre elas, são:

Geração Baby Boomer (nascidos entre 1946 e 1964) 

Essa geração pode ter uma visão mais cética em relação à gamificação, já que cresceu em um mundo sem tecnologias digitais e pode achar que os jogos são uma distração do trabalho real. 

É importante lembrar que nem tudo é uma regra: alguns membros dessa geração podem se interessar pela ideia de aprender de forma lúdica e interativa, desde que a gamificação esteja alinhada com os objetivos e valores da empresa.

Geração X (nascidos entre 1965 e 1980)

Essa geração cresceu com o início da era digital e pode estar mais aberta à gamificação como uma forma de aprendizagem. No entanto, alguns membros podem preferir abordagens de treinamento mais tradicionais, como aulas expositivas ou leituras.

Geração Y/Millenials (nascidos entre 1981 e 1996)

Essa geração cresceu em um mundo cada vez mais digital e está acostumada com jogos e tecnologias interativas. Por isso, é provável que a gamificação seja bem recebida por muitos membros dessa geração, visto que podem ver isso como uma forma divertida e eficaz de aprender.

Geração Z (nascidos após 1997)

Essa geração é considerada a primeira geração verdadeiramente digital, já que cresceu cercada por tecnologias digitais. Por isso, a gamificação pode ser ainda mais natural e atraente para esse público, que pode estar acostumado a jogos e aplicativos desde cedo e até prefere aprender e se desenvolver dessa forma.

Legal, né? Essas são generalizações e é sempre bom ter em mente que as pessoas podem ter perspectivas diferentes, independentemente da geração a que pertencem. 

Além disso, é importante que as empresas adaptem a gamificação às necessidades e preferências de seus funcionários, independentemente da idade ou geração. A estratégia de gamificação deve ser clara e acessível a todos que forem utilizá-la. 

Engajamento além da gamificação

Nós falamos bastante sobre como a gamificação auxilia no engajamento da equipe, mas será que existem outras estratégias para manter o time engajado e focado nas tarefas? 

Sim! Nem sempre o engajamento está dentro da empresa, sabia disso? A atividade física e o cuidado com a saúde mental, por exemplo, fazem toda a diferença no dia a dia de trabalho dos colaboradores. Essas práticas regulares reduzem o estresse, aumentam a energia e previnem doenças, evitando faltas e afastamentos. 

E, claro, um time saudável é um time produtivo. Dessa forma, a promoção desses hábitos por parte da empresa reforça uma cultura de cuidados e ajuda até mesmo a atrair e reter talentos

A TotalPass tem essa proposta: somos um benefício corporativo de bem-estar que dá foco total ao colaborador, motivando-o a levar uma rotina mais saudável dentro das suas possibilidades. Indique a sua empresa para conhecer melhor os nossos serviços!