Entender como os alunos se sentem na sua academia ou estúdio fitness é muito importante para corrigir qualquer tipo de problema e, consequentemente, oferecer novos serviços, visando a permanência daqueles que já estão matriculados. Sendo assim, se a sua unidade desejar entender como cada aluno se sente, a avaliação de experiência é uma estratégia que não pode ficar de fora do seu negócio. 

aluna mexendo no celular na academia
Tire todas as suas dúvidas sobre a avaliação de experiência para a sua academia

Ao entender como a avaliação de experiência funciona, é possível traçar novas estratégias internas na academia e potencializar os lucros. Para te ajudar, nós abordaremos os seguintes tópicos ao longo deste artigo para alavancar o seu negócio:

Quer alavancar ainda mais o seu negócio, conquistar os alunos antigos e conquistar novos clientes? Continue a leitura com a gente!

O que é avaliação de experiência na academia?

avaliação de experiência
A avaliação de experiência pode ser aplicada em todas as academias, independente do segmento ou tamanho

A avaliação de experiência, também conhecida como pesquisa de satisfação, é uma estratégia muito utilizada pelas empresas, independente do segmento, para entender como os clientes estão se sentindo em relação à marca onde está inserida. 

No que diz respeito às academias e aos estúdios fitness, a avaliação de experiência dos alunos é ainda mais importante, visto que, dia após dia, novas unidades estão sendo abertas com novos planos e serviços. Entender como cada pessoa se sente com o serviço oferecido é uma maneira de garantir a permanência na sua unidade.

Ah! Mas o que será perguntado para os alunos nessa avaliação de experiência? Desde a chegada do aluno na recepção até a sua saída, muitas coisas acontecem numa academia. Por isso, ao trazer questões voltadas aos serviços oferecidos, é possível entender como cada aluno se sente e, a partir disso, corrigir falhas internas, mesmo que pequenas.

Valor da mensalidade, manutenção dos aparelhos de musculação, atendimento ao cliente (recepção ou professores) e diferentes aulas oferecidas são apenas algumas das situações que podem levar o aluno a se sentir insatisfeito. 

Qual é a importância da avaliação de experiência para a academia?

A primeira impressão que muitos donos de academia têm a respeito da avaliação de experiência nem sempre é tão boa. Uma vez que, de bate-pronto, pode parecer um canal para que os alunos reclamem dos serviços oferecidos pelo negócio, sendo que, na verdade, é uma maneira de entender como cada um se sente. 

Afinal, entre perder um aluno para a concorrência e corrigir o problema apresentado, qual das opções você prefere? Geralmente, os donos de academia optam por manter um bom relacionamento, pois perder alunos para as unidades fitness próximas não é uma opção, uma vez que impacta diretamente nos lucros da empresa

Além disso, é possível adquirir novas descobertas com a pesquisa de satisfação (ou avaliação de experiência) do aluno. Nem sempre a academia terá problemas para resolver, pelo contrário, é um canal para que os alunos possam sugerir novas modalidades, aulas e/ou equipamentos para o espaço. 

Portanto, a avaliação de experiência do aluno é conduzida a partir das perguntas feitas.

Como fazer uma avaliação de experiência para os alunos da sua academia?

alunos na recepção da academia
A pesquisa de satisfação é uma maneira de entender o que os alunos pensam sobre a academia

Gostou e quer incluir a avaliação de experiência na sua academia? Embora não seja uma estratégia atual, ela é ainda muito usada, eficaz e necessária nas empresas, principalmente para aquelas que trabalham com o cliente, que é o caso das academias e estúdios fitness, né?

Provavelmente você já deve ter ido em algum lugar com a famosa “caixinha de satisfação”. Nela, os clientes têm a possibilidade de preencher com boas avaliações ou pontos a melhorar, sendo essencial para o crescimento do negócio. 

Em algumas academias, a caixinha de satisfação é bastante usada, principalmente para avaliar o atendimento ao cliente, seja da recepção ou dos profissionais de educação física. No entanto, ela também pode ser usada para entender como cada aluno enxerga a sua academia, ou seja, além do atendimento oferecido pelos colaboradores do espaço.

No que diz respeito aos serviços prestados pela academia, o aluno pode avaliar vários aspectos, como as modalidades oferecidas, os horários entre uma aula a outra, o cronograma de treino montado pelos professores, a limpeza dos banheiros/vestiários, a qualidade dos equipamentos, entre outros. 

Às vezes, os alunos só querem elogiar. Em outros casos, trazer algum ponto que tem incomodado no dia a dia, visando correções para que a sua experiência na sua academia seja incrível, sem precisar trocar de unidade. 

Por isso, todo e qualquer tipo de feedback são importantes para o crescimento do negócio. Ao escutar o que cada aluno tem a dizer, melhorias são feitas, destacando-se entre a concorrência. 

Quais metodologias usar para avaliar a experiência dos alunos?

Além da caixinha de sugestão, existem outros métodos mais eficazes que podem ser feitos de forma on-line e, consequentemente, enviados via e-mail ou WhatsApp, visando manter um bom relacionamento com os alunos. Mas, afinal, quais são?

  • NPS (Net Promoter Score): é uma pesquisa cujo objetivo é avaliar o nível de satisfação dos clientes, utilizando dados quantitativos e qualitativos.  
  • Escala Likert: é uma avaliação que ajuda a mensurar o quanto o aluno concorda ou discorda dos serviços, como aulas ou atendimento, oferecidos pela academia, por exemplo.

É possível fazer um questionário no Google Forms com perguntas que você queira saber uma resposta em relação aos serviços oferecidos também. Além de ser uma prática menos elaborada, é uma opção fácil para quem deseja ter as informações de cada aluno de forma mais rápida. 

Confira o passo a passo:

  • Primeiro, acesse forms.google.com;
  • Em seguida, clique em “Formulário em branco”;
  • Dê um nome ao formulário sem título;
  • Escolha o tipo de pergunta e deixe a questão;
  • Na aba lateral, clique no sinal “+” para adicionar outra pergunta e por aí vai;
  • Após finalizar, é só clicar em “Enviar”, copiar o link e compartilhar. 

Atualmente, existem muitas opções de avaliação de experiência do cliente. Vale pesquisar, entender melhor como cada uma funciona e qual atenderá melhor às suas necessidades a partir do que procura, combinado?

9 ideias de perguntas que não podem faltar na avaliação

personal trainer conversando com a aluna
Confira algumas ideias de perguntas para a avaliação de experiência da sua academia

Após saber como iniciar a avaliação de experiência da sua academia, é preciso entender quais pontos do seu negócio precisam ser avaliados pelos alunos. Por isso, nada melhor do que pensar nas perguntas a serem respondidas, né?

Para te ajudar, nós selecionamos algumas ideias de perguntas que são importantes numa pesquisa de avaliação. Vamos lá?

  1. Como ficou sabendo sobre a (nome da academia)?
  2. Como você avalia o atendimento ao cliente, tanto de recepção quanto dos professores?
  3. Das modalidades oferecidas, algum ponto de melhoria ou gostaria de acrescentar algum comentário sobre as aulas?
  4. Em relação aos equipamentos de musculação, como você avalia? 
  5. O cronograma de treino montado pelos professores atende às suas expectativas? Em caso de resposta negativa, o que falta para melhorar?
  6. O que você acha dos horários das aulas? 
  7. Sobre a limpeza dos banheiros/vestiários, qual é a sua nota de 0 a 10? Abaixo de cinco, comente o que poderia ser melhorado;
  8. Em relação à infraestrutura, o que acha do espaço? Algum ambiente da academia poderia ser melhorado? 
  9. Você indicaria a nossa academia para um amigo ou familiar?

Além dessas perguntas, muitas outras podem ser perguntadas para os alunos. O mais importante é sentar com todos os colaboradores, independente da área, e entender o que perguntar no formulário, visando sempre melhorar o espaço. 

Ao fazer isso, será possível entender como cada aluno pensa e, a partir disso, identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio para crescer cada vez mais perante ao mercado fitness