Passa ano, entra ano, o mundo fitness está a todo vapor e, por isso, é importante que os donos de academia estejam atentos a todas as novidades para crescer ainda mais o seu negócio. Mas, afinal, como fazer isso? Os eventos fitness são ótimas opções para quem deseja se manter atualizado sobre tendências e inovações e, sobretudo, para criar novas parcerias.   

Se você chegou até aqui, nós temos uma ótima notícia para dar: a seguir, nós falaremos sobre:

Ficou curioso(a) e quer saber mais? Continue a leitura com a gente para não ficar de fora de tudo o que acontecerá ao longo deste ano. 

Por que participar de eventos fitness?

eventos fitness prancheta
Os eventos fitness são ótimas oportunidades para os donos de academia

De alguns anos para cá, tudo o que diz respeito ao mundo fitness vem mudando constantemente. Tudo isso para oferecer, tanto aos donos de academias quanto aos colaboradores do estabelecimento, tendências e novidades sobre o cuidado com a saúde e o bem-estar por meio da atividade física, independente de qual seja o segmento do negócio.

Para os donos de academia, é uma oportunidade de ter todas as novidades em primeira mão, uma vez que, muitas tendências podem acontecer nos próximos meses, sendo importante saber o que colocar ou não em prática na sua unidade.

Além disso, a maioria dos eventos conta com palestras e workshops, sendo essenciais para as pessoas que desejam ter mais conhecimento sobre esse setor que vem crescendo muito nos últimos anos. Só para se ter uma ideia, conforme dados de uma pesquisa feita pela International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), divulgada no site Unidados Contábil, o mercado fitness movimenta por volta de R$ 8 bilhões por ano no Brasil. 

No que diz respeito às pessoas que mais vão à academia, os brasileiros ocupam a 2ª posição, perdendo somente para a Índia, segundo estudo divulgado pelo CupomValido.com.br, com dados da Numbeo, IBGE e Statista, publicado no Estado de Minas.  

Já em relação aos territórios com academias, a primeira posição fica com os Estados Unidos, mas o Brasil não fica de fora da lista do top três países, viu? Dados apontam que o país está em segundo lugar, com pouco mais de 29 mil academias e estúdios fitness

Ou seja, com dados tão importantes e indicando o crescimento do mercado fitness no Brasil, é extremamente importante que os donos de academias estejam presentes em eventos que promovam essa troca de conhecimento, mostrando que se importam com os alunos e, sobretudo, com o crescimento do próprio negócio.

Caso contrário, será difícil se destacar em relação à concorrência, visto que outros donos de academia podem estar atualizados, trazendo novidades para o seu público, fazendo com que o seu espaço perca alunos e, consequentemente, sofra uma queda nos lucros.  

Quais são os benefícios dos eventos fitness para donos de academia?

eventos fitness
Os eventos fitness promovem o networking. Saiba mais!

Acima, nós comentamos um pouco sobre alguns dos benefícios de participar dos eventos fitness ao longo do ano, uma vez que promovem tudo o que há de mais atual para as academias e espaços fitness. 

Pensando nisso, nós vamos trazer alguns outros pontos para te convencer sobre a importância de participar, visando sempre o crescimento do seu negócio. Vamos lá? 

Networking estratégico

Como está a sua base de contatos? Quando o assunto é o mercado fitness, é importante que os gestores de academias tenham bons contatos profissionais para parcerias ou projetos futuros, uma vez que ajudam a potencializar ainda mais os resultados do negócio. 

Ao participar de eventos fitness, cria-se muito mais que um simples networking, sabia? Por meio do networking estratégico, os donos de academia conseguem desenvolver conexões com gestores e fornecedores dos mais diferentes segmentos, sendo essenciais para alavancar o próprio negócio, conseguindo novas oportunidades para aumentar o número de alunos. 

Vamos supor que você está em busca de um fornecedor de equipamentos mais específicos para o seu negócio. Sendo assim, vai atrás de quem ofereça este serviço. Por não conhecer ninguém, acaba optando por aquele que tem o que procura, mas não consegue um preço bom, uma vez que vocês não se conhecem ainda. 

Por outro lado, por ter um networking estratégico, uma vez que vocês estreitaram laços em eventos fitness, as chances de conseguir preço bom é muito maior. Entende a diferença? Por isso, a sua participação é fundamental. 

Atualizações sobre as principais tendências 

Falamos bem brevemente sobre você estar em contato com as principais tendências e inovações do mercado fitness. Afinal, se o seu objetivo é estar a par de todas as novidades, sejam elas do seu segmento ou não, os eventos voltados ao público de academias é o melhor lugar. 

Isso porque você encontrará especialistas, mas, além disso, muitos estandes de grandes marcas voltadas ao segmento fitness, saúde, bem-estar, nutrição e muito mais! 

Visando o cuidado com a qualidade de vida, modalidades, serviços e tecnologias modernas surgem para agradar os mais diferentes tipos de públicos. Ou seja, não dá para ficar de fora, né? Afinal, caso o seu espaço não esteja por dentro das novidades, os alunos tendem a procurar por lugares que estão oferecendo e que atendam às suas necessidades. 

Palestras e workshops 

Além dos estandes com novidades, os eventos fitness contam com horários específicos para algumas programações, sendo cursos, palestras e workshops, justamente para que os donos de academias tenham um novo olhar para o que aconteceu e está acontecendo no setor de academias e cuidado com a saúde física.

Sem contar que é uma ótima oportunidade para quem deseja adotar novas estratégias de gestão, melhorando a maneira como administra sua academia ou estúdio, com profissionais de todo o país e, inclusive, do mundo. Portanto, é uma oportunidade e tanto para adquirir cada vez mais conhecimento. 

Muitos outros podem ser adquiridos ao participar dos eventos que acontecerão ao longo de 2024. Por isso, não deixe de participar, pois será uma experiência única para você, uma vez que o seu negócio pode crescer cada vez mais, combinado? 

5 eventos fitness para participar em 2024

duas pessoas conversando
Confira os principais eventos fitness em 2024

Sabendo da importância e das principais vantagens de participar dos eventos fitness, que tal colocar na sua agenda de 2024 algumas opções para visitar? Para te ajudar, nós selecionamos uma lista dos principais lugares para você ir nos próximos meses, com informações adicionais do que terá aos visitantes. 

Vamos lá?

1 – Arnold South America 

Criado por Jim Lorimer e Arnold Schwarzenegger, o evento aconteceu no Brasil pela primeira vez em 2013, com sua primeira aparição no Rio de Janeiro, chegando em 2017 na cidade de São Paulo, sendo um sucesso no país e no mundo todo. 

Atualmente, considerado o maior evento multiesportivo da América do Sul, o Arnold South America é uma ótima oportunidade para os donos de academias que desejam ter acesso aos mais diferentes setores do mercado fitness, como, por exemplo, nutrição, esportes e saúde, visando sempre a qualidade de vida. 

Para quem tem a agenda apertada, o evento acontecerá durante três dias, ou seja, é uma oportunidade única para estar diante de um evento que contém inúmeras atrações, seja para atletas, praticantes de atividade física, profissionais ou para quem gosta de estar por dentro do universo fitness. 

Em 2024, o evento acontecerá do dia 5 a 7 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. 

Ficou curioso e quer saber mais detalhes sobre o evento? Clique aqui para conferir a programação completa. 

2 – IHRSA Fitness Brasil 

Para você que quer estar por dentro dos negócios fitness, a IHRSA Fitness Brasil é o maior evento da América Latina, sendo uma ótima oportunidade para os donos de academias, bem como profissionais da área da saúde e amantes da atividade física, para um evento que reúne uma vasta programação sobre fitness, bem-estar e saúde.

Lá, você terá contato com as principais tendências e novidades do setor, como produtos e serviços que estão sendo oferecidos para as pessoas que buscam cuidar cada vez mais da saúde e do bem-estar, tanto físico quanto mental. Além de ser um espaço para acessar conteúdos sobre gestão de negócios. 

Por isso, se você deseja promover ações voltadas ao estilo de vida saudável, o Fitness Brasil não pode ficar de fora da sua agenda. O evento acontecerá entre os dias 22, 23 e 24 de agosto, no Transamérica Expo, em São Paulo. 

Ficou curioso e quer saber tudo o que acontecerá em sua 25ª edição? Clique aqui para saber mais e tirar todas as suas dúvidas!

3 – Mr. Olympia Brasil

O Mr. Olympia Brasil é uma das maiores feiras de nutrição esportiva, alimentação saudável e moda fitness. É indicado para as pessoas que estão em busca de entretenimento, mas, acima de tudo, para os donos de academia que visam melhorar os seus negócios e estar em contato com grandes marcas e compradores do país. 

Além disso, o evento é bastante conhecido por ter como principal atração a competição de fisiculturismo, reunindo diferentes tipos de atletas e categorias. Demais, né? 

Por isso, se você quer estar em contato com o universo fitness e bem-estar, o Mr. Olympia Brasil é uma ótima oportunidade para lançar novos produtos, melhorar o relacionamento com distribuidores e, sobretudo, ficar por dentro de todas as novidades do setor. 

O evento acontecerá entre os dias 18, 19 e 20 de outubro, no distrito Anhembi, em São Paulo. Gostou e quer saber mais? Confira toda programação clicando em mais informações!

4 – BTFF Conference 2024

Que tal participar de uma conferência que reúne conteúdos de qualidade, networking e conexão com diferentes perfis de profissionais, como profissionais da saúde e nutricionistas? No BTFF Conference, você tem acesso a uma conferência com as principais atualizações do mercado fitness, justamente para entender o que o público vem buscando e crescer cada vez mais o seu negócio. 

Uma boa notícia: ao participar do BTFF Conference, você terá entrada garantida na feira Brasil Trading Fitness Fair entre os dias 23 e 24 de novembro. 

Tem dúvidas sobre o evento? Confira aqui mais informações!

5 – Brasil Trading Fitness Fair

Outro evento voltado ao setor fitness que você não pode ficar de fora é o Brasil Trading Fitness Fair, já ouviu falar? 

Assim como os demais eventos, o Brasil Trading Fitness Fair foca nos seguintes segmentos para os visitantes: fitness, bem-estar e saúde. 

Entre inúmeras atrações, o evento contará com um super bate-papo com histórias de sucesso (aprendizados e conexões com nutricionistas, fisioterapeutas, personal trainers e atletas), uma arena voltada às práticas de musculação e um espaço com técnicas de fisioterapia e massoterapia (todos os dias, das 10h às 20h). 

Para quem trabalha com moda fitness, o evento traz na edição de 2024 um desfile com as principais marcas do segmento, tanto de roupas quanto de acessórios. Ou seja, mais uma maneira de agregar ainda mais valor ao negócio da sua academia, né?

Além disso, os visitantes poderão assistir a duas competições, uma de cross training e outra de fisiculturismo. Muito mais do que um evento, é uma experiência para quem trabalha com o segmento fitness e você não pode ficar de fora. 

O evento acontecerá entre os dias 22, 23 e 24 de novembro, em São Paulo. Saiba mais

Muitos eventos legais para 2024, né? Neste artigo, compartilhamos as principais informações sobre o evento, justamente para que você conheça novas formas de se manter informado e, é claro, para que o seu negócio cresça cada vez mais ao longo dos meses e dos próximos anos. 

Seja uma academia ou estúdio parceiro da TotalPass

O seu espaço fitness ainda não é um parceiro da TotalPass? Ao se tornar uma rede parceira da TP, a sua unidade passa a ter mais visibilidade, uma vez que atendemos muitas empresas que se preocupam com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. 

Olha só algumas outras vantagens:

  • Renda extra para o seu negócio;
  • Valor fixo por aluno desde a primeira utilização;
  • Sem tempo de permanência mínima ou exclusividade.

Gostou e quer ser uma academia parceira da TP? Indique agora mesmo a sua unidade para nós!