Nós temos uma pergunta para fazer a você: quais métodos a sua empresa usa para recrutar e selecionar novos profissionais? Com a tecnologia em alta, é possível colocar em prática o recrutamento inteligente por meio de ferramentas que tornam o processo mais rápido, efetivo e, sobretudo, assertivo na hora de contratar pessoas qualificadas, facilitando a rotina do profissional de RH.

recrutamento inteligente online
Quer fazer um recrutamento inteligente? Saiba mais!

Caso a sua empresa não faça uso do recrutamento inteligente, nós responderemos as seguintes dúvidas sobre o assunto:

Vamos lá?

O que é recrutamento inteligente?

O recrutamento inteligente, também conhecido por Smart Recruiting, é uma das novas tendências do setor de Recursos Humanos que visa desburocratizar o processo de recrutamento e seleção, justamente para ser possível encontrar profissionais qualificados e, acima de tudo, adequados a partir das diretrizes da empresa.

Atualmente, um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais de RH é a permanência de colaboradores, visto que muitas contratações passam pouco tempo em seus cargos e/ou funções, aumentando a taxa de rotatividade (turnover), seja porque não se adaptaram ou devido às novas propostas de trabalho oferecidas por outras organizações. 

Com isso, o recrutamento inteligente procura garantir que as contratações sejam assertivas, visando a permanência. Além disso, permite que todos os processos de recrutamento e seleção sejam rápidos e humanizados por meio de análises de dados, competências apresentadas por cada profissional e triagem de currículos.     

Sem contar que automatizar os processos de contratação é uma maneira de permitir que os profissionais de RH consigam olhar para outras questões dentro da empresa, como o bem-estar físico e mental dos colaboradores, uma vez que, quanto mais tempo livre, mais iniciativas voltadas à saúde do time podem ser feitas.

Como funciona o recrutamento inteligente na prática?

mulher conversando no notebook da empresa
O recrutamento inteligente é feito de forma on-line. Confira!

Quer automatizar o processo de recrutamento e seleção da sua empresa com as ferramentas de recrutamento inteligente? Para te ajudar, nada melhor do que entender como funciona na prática e, por isso, nós explicaremos tudo para você. 

Mas antes de falarmos sobre as ferramentas tecnológicas, o time de RH precisa sentar e conversar com os líderes e, a partir disso, traçar quais fatores precisam ser levados em consideração, como, por exemplo, os objetivos da organização, as expectativas que as áreas esperam dessas contratações e, consequentemente, o perfil comportamental desses profissionais que serão contratados. 

Ao entender esses pontos, é possível escolher ferramentas tecnológicas para o tratamento de dados a partir do que foi decidido por meio do Big Data (ou seja, dados mais variados, melhorando os processos) e do uso de Inteligência Artificial (IA), podendo ser o Machine Learning e/ou o chatbot de recrutamento, tornando os processos mais assertivos e inteligentes. 

Quais as vantagens para a gestão?

Além de melhorar o processo de recrutamento e seleção, que é o foco principal do recrutamento inteligente, é possível notar muitas outras vantagens no que diz respeito à gestão, como, por exemplo, melhorar o gerenciamento de feedbacks e a análise de perfis comportamentais.

A seguir, nós selecionamos as principais vantagens para o setor de RH:  

  • Atualização de banco de dados;
  • Gestão de vagas mais eficientes;
  • Suporte de softwares adequados;
  • Otimização da triagem de currículos;
  • Redução da taxa do turnover da empresa;
  • Aumento da produtividade dos colaboradores;
  • Minimização dos custos com processos seletivos;
  • Time de RH à disposição para tirar dúvidas sobre os processos internos.

Além disso, uma das maiores vantagens é o tempo de qualidade no trabalho, uma vez que muitos profissionais de RH passam muito tempo cuidando dos processos seletivos e não têm tempo para se dedicar a questões mais estratégicas.

3 dicas para incluir o recrutamento inteligente na hora da contratação

recrutamento inteligente
Separamos três dicas para o recrutamento da sua empresa ser inteligente

A sua empresa ainda não faz uso de tecnologias a favor do recrutamento e seleção? Caso a resposta tenha sido “não”, é importante incluir na rotina dos profissionais de RH para que o recrutamento inteligente seja usado no dia a dia, mesmo que sejam ferramentas mais simples para começar.  

1 – Faça uma descrição de vaga assertiva

Com o LinkedIn e muitas outras plataformas de emprego em alta, é preciso se diferenciar da concorrência, né? Sendo assim, uma maneira de tornar o recrutamento inteligente é fazendo uma boa descrição da vaga, atraindo os perfis desejados apenas. 

Por isso, ao incluir os requisitos, lembre-se de deixar bem claro o perfil dos profissionais, bem como as qualificações e habilidades necessárias para o cumprimento das tarefas no dia a dia. Dessa forma, evita-se entrevistas com perfis que não combinam com a vaga ofertada. 

2 – Invista na divulgação 

Como atrair bons profissionais sem divulgar? Sendo assim, o recrutamento inteligente necessita de plataformas para atrair esses profissionais que estão em busca de oportunidades de trabalho. A seguir, segue a lista de algumas:

  • Gupy;
  • Indeed;
  • Vagas.com;
  • LinkedIn Recruiter;
  • Entre outras. 

3 – Triagem de currículos

Antigamente, a triagem de currículos era feita de forma manual, tornando o processo de recrutamento e seleção ainda mais burocrático e demorado, né? Hoje, com as tecnologias em alta, existem várias ferramentas que ajudam a analisar os currículos para serem selecionados os perfis que mais correspondem com a vaga disponível. 

Por outro lado, essas ferramentas ajudam a entender quais currículos não atendem as exigências mínimas pré-determinadas com o time de RH com os líderes. Ou seja, elas funcionam como filtragem. Demais, né? 

Confira algumas opções:

  • Alavanca;
  • Sábio RH; 
  • ContratarBeat;
  • Recrutamento Zoho;
  • Recrutadores Inteligentes;
  • Entre outros!

Vale lembrar que esses e alguns outros softwares podem custar um valor. Vale pesquisar as condições para ver quais atendem às principais necessidades da sua empresa. 

Gostou dessas dicas? Comece agora mesmo a incluir o recrutamento inteligente na sua empresa e tenha os melhores profissionais no seu time.