O período do inverno pode ser um pesadelo para as pessoas que sofrem de doenças respiratórias. Você é uma delas? Se sim, sabe bem do que estamos falando. Durante essa estação, os sintomas se agravam e a imunidade fica fragilizada, sendo uma porta aberta para diversas doenças. 

Doenças respiratórias
Sabia que algumas doenças respiratórias podem se agravar no inverno? Saiba mais!

O Brasil é um país de dimensões continentais, mas em sua maior parte, o inverno tende a ser um período frio e seco. A inalação do ar pode irritar as vias respiratórias, causando inflamação e estreitamento das vias aéreas, por exemplo.

Além disso, por conta das baixas temperaturas, costumamos passar mais tempo em ambientes fechados e com pouca ventilação. Dessa forma, aumentamos a exposição a alérgenos (substâncias naturais que podem causar reação de hipersensibilidade em algumas pessoas), poluentes internos e ácaros. Esses ambientes também são um prato cheio para vírus e bactérias. 

Nas seções abaixo, vamos entender como esses fatores contribuem para o agravamento de diversos tipos de doenças respiratórias. Vamos lá?!

Como o nosso sistema respiratório atua? 

Antes de falarmos especificamente sobre as doenças, é interessante entendermos um pouco sobre o funcionamento do nosso corpo. 

O sistema respiratório do corpo humano consiste em uma série de órgãos e estruturas que trabalham em conjunto para facilitar a entrada de oxigênio nos pulmões e a eliminação de dióxido de carbono do corpo. 

A respiração garante que as células recebam o oxigênio necessário para o funcionamento adequado de todos os órgãos. Quando esse sistema está comprometido, ficamos mais cansados, fadigados e indispostos, por exemplo.

Os principais componentes do sistema respiratório são: nariz, laringe, faringe, traqueia e pulmão, além dos brônquios, alvéolos e diafragma.

Quais doenças respiratórias mais se agravam no inverno?

mulher com a sinusite atacada
A sinusite e a rinite são algumas das doenças respiratórias que podem aparecer no inverno. Confira!

Como já comentamos, durante o inverno as infecções respiratórias podem se agravar por uma série de motivos. Algumas se manifestam e demandam tratamento ainda na infância, mas durante toda a vida podemos desenvolver doenças respiratórias, sendo elas agudas ou não. 

Quer saber quais doenças respiratórias costumam se agravar nesta estação do ano? Confira a lista abaixo!

Asma

A asma é uma condição crônica das vias aéreas que causa inflamação e estreitamento das vias respiratórias, dificultando a respiração.

Os principais sintomas incluem falta de ar, chiado no peito, tosse e aperto no peito, e costumam se manifestar à noite. 

Além do período do inverno, mudanças nos padrões de exercício físico e poluição do ar também podem contribuir para o agravamento dos sintomas.

Infelizmente, ainda não há cura definitiva para a asma. No entanto, seguindo o tratamento prescrito por um profissional, é possível aliviar os sintomas e levar uma vida mais saudável.

Bronquite

A bronquite é uma inflamação das vias aéreas que pode ser aguda (geralmente causada por infecções virais) ou crônica (mais associada ao tabagismo e poluição). 

No inverno, a doença pode se agravar devido ao ar frio e seco que irrita as vias aéreas, aumentando o risco de infecções respiratórias. 

Os sintomas da bronquite incluem tosse persistente, produção de muco, chiado no peito, falta de ar e fadiga. 

Rinite e sinusite

A rinite é uma inflamação da mucosa nasal, muitas vezes causada por alérgenos como pólen, ácaros e pelos de animais. Já a sinusite envolve inflamação dos seios paranasais (ossos do rosto localizados ao redor do nariz) devido a infecções bacterianas, virais ou fúngicas. 

No inverno, ambas as doenças podem se agravar devido ao aumento da exposição a esses agentes e à propagação de infecções respiratórias. 

Os sintomas da rinite incluem espirros frequentes, coceira no nariz, coriza e congestionamento nasal. Na sinusite, há dor facial, secreção nasal espessa e dor de cabeça. 

Evitar a exposição aos alérgenos, manter a higiene nasal em dia e consultar um profissional de saúde para tratamento podem aliviar os sintomas e prevenir complicações dessas condições, então não deixe de se cuidar, certo?

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é uma condição pulmonar crônica caracterizada por obstrução das vias aéreas. Pode ter sintomas típicos de bronquite e até enfisema pulmonar, e costuma ser causada pelo cigarro.

Os principais sintomas da DPOC são falta de ar progressiva, tosse crônica com produção de muco e chiado no peito. Esses sintomas são frequentemente mais perceptíveis durante atividades físicas e podem piorar no inverno ou em ambientes poluídos.

Como prevenir as doenças respiratórias?

homem correndo na esteira da academia
A prática regular de exercício físico ajuda a prevenir doenças respiratórias. Confira algumas outras dicas!

No nosso dia a dia, podemos tomar atitudes e cultivar hábitos para prevenir e aliviar os sintomas de doenças respiratórias. Fazemos isso tanto nutrindo o nosso corpo quanto organizando os espaços em que vivemos. Legal, né?

Para saber mais, confira a lista abaixo!

Alimentação e hidratação

Consuma alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, beba bastante água para manter as vias aéreas úmidas e ajudar a fluidificar o muco.

Evitar hábitos prejudiciais

Evite fumar e/ou ficar exposto ao fumo do tabaco. Estar em ambientes poluídos também pode agravar os sintomas, então se puder evitar, melhor. 

Exposição ao sol

A exposição à luz solar é importante para a síntese de vitamina D, que desempenha um papel fundamental na função imunológica e na saúde respiratória. No inverno, muitas pessoas têm menos exposição à luz solar devido aos dias mais curtos e ao tempo frio, o que pode afetar indiretamente a saúde respiratória.

Vacinação em dia

Fique de olho no calendário de vacinação da sua cidade, para manter a sua carteirinha sempre atualizada. A vacina da gripe, por exemplo, é aplicada todos os anos no início do inverno. Na dúvida, pergunte no posto de saúde mais próximo.

Manutenção e limpeza de casa

Mantenha os ambientes da sua casa (e outros espaços que você utiliza) limpos, bem ventilados e livres de poeira, mofo e sujeira.

Exercício físicos

Nós sabemos que o frio dá vontade de ficar em casa enrolado nas cobertas e que muitas pessoas deixam de fazer exercícios físicos por conta das baixas temperaturas e da falta de disposição nessa época. Mas não se deixe abalar pelo inverno! Fazer exercícios físicos é uma ótima forma de prevenir as doenças respiratórias.

A dica é encontrar uma modalidade que te faça sentir bem, com um grupo de instrutores e outros praticantes que te motivam. Assim, fica bem mais fácil manter os exercícios em dia.

Com a TotalPass, você tem acesso a mais de 250 modalidades em milhares de academias em todo o Brasil. Como somos um benefício corporativo, sua empresa deve oferecer TotalPass para que você possa utilizar. E se a sua empresa ainda não for nossa cliente, indique-a para nós por meio do botão abaixo.

Indicar minha empresa

E, é claro, mantenha sempre contato com o profissional de saúde da sua confiança para monitorar sua condição e ajustar o tratamento conforme necessário. Com isso, as doenças respiratórias se poderão se manifestar de forma mais leve e sua qualidade de vida será melhor.

Se você for uma dessas pessoas que mudou de vida para melhorar os sintomas de doenças respiratórias, não se esqueça de compartilhar sua experiência com a gente!