O nome parece ser ameaçador, mas será que os antinutrientes realmente fazem mal para a saúde das pessoas? De modo geral, são substâncias contidas em alguns alimentos que podem impedir a absorção de algumas vitaminas.

Sementes e grãos antinutrientes
Conheça os malefícios dos antinutrientes para a saúde. Saiba mais!

Para ajudar você a entender melhor sobre o assunto, vamos explicar o que são os antinutrientes, se devemos ou não excluí-los do nosso cardápio, os benefícios para a saúde e os impactos negativos para o nosso organismo. Vamos lá?

O que são os antinutrientes? 

Os antinutrientes são encontrados em inúmeros alimentos que ingerimos durante o nosso dia a dia, como os de origens vegetais e animais. 

No entanto, o seu significado está atrelado a maneira como as substâncias contidas em cada um deles podem funcionar dentro do nosso organismo, bloqueando e/ou prejudicando como as comidas devem ser absorvidas. 

Ao comer um alimento rico em nutrientes e, em seguida, ingerir outra comida que contém antinutrientes, eles podem diminuir a quantidade de substâncias nutritivas essenciais para o nosso organismo. Desse modo, eles prejudicam a absorção de zinco, carboidrato, cálcio, ferro, potássio, entre outros. 

Quais são os tipos de antinutrientes?

Os antinutrientes são conhecidos por serem inibidores de vitaminas consideradas importantes para o corpo, pois contém substâncias como: 

  • Tanino: responsável por proteger a vegetação contra pragas e insetos;
  • Oxalato: elemento tóxico presente em vários alimentos vegetais, como folhas, caules, raízes, entre outros;
  • Nitrito: composição química encontrada em bactérias, sal ou ânion;
  • Ácido fítico: presente nos vegetais, que pode ser responsável por dificultar a chegada de nutrientes importantes para o aparelho digestivo.

Essas substâncias podem estar presentes nos grãos e sementes, leguminosas, legumes e frutas secas. 

Por que essas substâncias podem fazer mal?

Engana-se quem pensa que os antinutrientes acontecem por acaso. Na verdade, eles já fazem parte de vários mecanismos que são responsáveis por defender as plantas. 

Por exemplo, assim como muitos animais que possuem seus mecanismos de defesa, como o porco-espinho, que usa desse revestimento para se proteger, as plantas também buscam maneiras para não virar alimento de outros seres vivos.

Em relação aos seres humanos, o nosso organismo não está preparado para digerir 100% dos grãos e sementes. Uma alternativa encontrada é o cozimento de algumas refeições, no entanto, essa ação não inibe completamente a presença dos antinutrientes. Sendo assim, podemos listar alguns sintomas, como gases, inchaço do abdômen, cólicas ou até mesmo algumas dores pontuais na região da barriga.

Além disso, se forem consumidos em excesso, pode reduzir a presença de muitas vitaminas e sais mineiras consideradas importantes para o processo metabólico, além de provocar problemas relacionados a lesões intestinais e inflamações no organismo.

3 dicas para reduzir os antinutrientes

Lavar e deixar os alimentos de molho é uma boa opção para reduzir os antinutrientes

Existem inúmeras técnicas para remover os antinutrientes dos alimentos, a principal delas é deixá-los de molho durante muito tempo antes de consumir. Dessa forma, é possível eliminar as sujeiras contidas e todas aquelas substâncias que fazem mal para o nosso organismo e nos afastam de ter uma alimentação saudável

1 – Deixe o alimento de molho

Em algum momento você já ouviu falar que o feijão pode causar inchaço após o consumo? Isso acontece devido às substâncias maléficas contidas nesta leguminosa. Por outro lado, ao deixarmos esse alimento de molho, evitamos que esses antinutrientes sejam liberados para o organismo. 

Por isso, a nossa dica é a seguinte: sempre que for comer algum tipo de leguminosa, cereal e/ou oleaginosas (que seja trigo, milho, arroz, aveia, castanha, entre outros), coloque-os de molho de 12h a 24h. Se preferir, deixe descansar na água por 12 horas, troque por uma água nova e depois pode preparar a sua refeição. 

 2 – Cozinhe os alimentos 

Se a sua rotina for muito agitada, sabemos que não terá muito tempo para deixar o alimento de molho, não é mesmo? Pensando nisso, outra dica é recorrer ao cozimento para diminuir ainda mais a presença dessas substâncias consideradas péssimas para o nosso organismo. 

Essa dica é muito importante, pois pode ajudar a remover até mesmo as lectinas (substâncias encontradas nas leguminosas e nos vegetais, como tomate, batata, berinjela, entre outros). Se for fazer isso com as sementes e os grãos, lembre-se de deixar primeiro de molho, trocar a água e só assim realizar o cozimento.

 3 – Limpe os vegetais com vinagre

Por último, uma boa dica é limpar todos os alimentos com vinagre, como frutas, legumes e/ou verduras. Ele contribui na limpeza e ajuda a reduzir todos os antinutrientes presentes, permitindo que possam ser consumidos em diversas receitas ou saladas. 

Além disso, o vinagre é um ótimo aliado para reduzir a presença de agrotóxicos, tornando os alimentos ainda mais limpos para a absorção de nutrientes saudáveis para o consumo diário.

Receita de lentilha fácil e sem antinutrientes

Receita com lentilha sem antinutrientes
Aprenda a preparar uma deliciosa receita com lentilhas e sem antinutrientes

Ingredientes

  • 200 g de lentilha cozida al dente;
  • 1 tomate sem sementes e bem picado;
  • 1/2 pimentão amarelo pequeno bem picado;
  • 1/2 cebola pequena picada;
  • 1 colher (café) de açafrão;
  • Salsinha a gosto;
  • Cebolinha a gosto;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino moída a gosto;
  • 1 colher (chá) de orégano ou a gosto;
  • 1/4 de xícara (chá) de suco de limão ou a gosto;
  • 1/4 de xícara (chá) de azeite ou a gosto;
  • 1 folha de louro pequena.

Modo de preparo

  • O primeiro passo é eliminar os antinutrientes presentes nas lentilhas. Coloque-as em um recipiente e deixe-as de molho de 12 a 14 horas. Em seguida, enxágue todas elas e reserve. 
  • Realize esse processo sempre que for usar algum legume e/ou leguminosa. 
  • Em uma panela, coloque 1/2 litro de água, a folha de louro, uma pitada de sal e deixe ferver.
  • Adicione as lentilhas. Quando levantar fervura, deixe por mais dois minutos. 
  • Desligue o fogo, tampe a panela e deixe amornar.
  • Em seguida, escorra toda a água com a ajuda de uma peneira e tire a folha de louro. 
  • Coloque a lentilha em um recipiente médio e acrescente o restante dos ingredientes. 
  • Misture bem e sirva na temperatura fria.

Agora que você já conhece os antinutrientes e sabe o que fazer para diminuir os riscos à saúde, que tal colocar em prática hoje mesmo? Faça a receita de lentilha em casa e compartilhe essa dica com outras pessoas.

Acompanhe a TotalPass

Gostou deste conteúdo? Confira mais em nossas redes sociais (LinkedIn e Instagram) e veja dicas sobre atividade física, alimentação, bem-estar, saúde mental e nutrição.  

Confira também nosso canal no YouTube! A TPTV traz conteúdos exclusivos sobre gestão de equipes, liderança, saúde mental e qualidade de vida no trabalho, receitas, treinos e muito mais.

Para conhecer mais sobre os nossos planos e as redes parceiras, clique aqui.

#FocoTotalEmVocê