Não sabe como regular o intestino? Negligenciar os cuidados dele pode trazer algumas complicações à saúde, uma vez que ele é responsável por garantir a absorção de muitos nutrientes essenciais para o organismo após as refeições, sem contar que ajuda a prevenir doenças e a aumentar a qualidade de vida.

Como regular o intestino
Quer regular o intestino, mas não sabe como? Continue a leitura!

Por isso, se você tem dificuldade para regular o intestino, nós responderemos as seguintes dúvidas:

  • Qual a relação entre a alimentação e a saúde do intestino?
  • Quais alimentos podem ser prejudiciais à saúde do intestino?
  • Quais alimentos ajudam a regular o intestino?  
  • 6 dicas para regular o intestino por meio da alimentação.

Qual a relação entre a alimentação e a saúde do intestino?

Comida saudável
Sabia que a sua alimentação pode interferir na saúde do intestino? Saiba mais!

Pouco se fala sobre a importância da saúde intestinal, mas saiba que ele é responsável por absorver boa parte dos nutrientes encontrados nas refeições, como café da manhã, almoço, jantar ou até mesmo nos lanchinhos da tarde.

Segundo Osmar Vieira, nutricionista, formado pela Universidade Paulista (Unip), o intestino não se trata apenas do aparelho digestivo que ajuda a digerir a comida, uma vez que ele auxilia em outras funções, como a homeostase, responsável por regularizar todas as funções do organismo para que funcionem adequadamente. 

“Quando a gente fala da relação entre boa alimentação e intestino, é como se a gente precisasse de uma homeostase. Afinal, se a gente tem uma boa alimentação, nós temos um intestino que funciona bem, sendo a resposta imunológica a principal delas”, explica Vieira. 

Além disso, quando falamos sobre o intestino, o que vem à cabeça? Geralmente, as pessoas o relacionam com o aparelho digestivo, ou seja, o sistema do corpo humano que auxilia no processamento de todos os alimentos que consumimos ao longo do dia, sendo que, na verdade, ele é responsável por outras funções.   

“Ele auxilia no processo imunológico, na absorção de nutrientes para mantermos a manutenção do nosso corpo intestino e microbiota dele, na proteção contra algumas doenças e, consequentemente, na produção de alguns hormônios que a gente precisa no nosso organismo”, complementa.

Quais alimentos podem ser prejudiciais à saúde do intestino?

batata frita
Embora sejam gostosos, os alimentos ultraprocessados e gordurosos podem fazer mal ao intestino

Ter uma alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do intestino. No entanto, visto que muitas pessoas se alimentam mal devido à rotina agitada, esses cuidados com o que comer acabam passando batido. Mas, afinal, quais alimentos precisam ser consumidos em menores quantidades ou evitados? 

O nutricionista explica que existe uma variedade de comidas que podem parecer inofensivas à saúde intestinal, mas, na verdade, podem causar inflamações e comprometer o organismo, como, por exemplo, alimentos ultraprocessados, gordurosos, açucarados, entre outros.

“Os alimentos ricos em gordura, mesmo que na sua composição, eles podem contribuir de maneira ruim para o nosso intestino”. Além disso, Vieira explica que é preciso ter mais atenção ao consumo de frituras, uma vez que o intestino tem dificuldade para fazer a digestão dos alimentos fritos, como a batata frita, churros, salgados de festa, entre outros. 

O consumo de bebida alcoólica também pode ser prejudicial para o intestino, porque pode desequilibrar toda a microbiota intestinal, reduzindo a quantidade de bactérias ou a distribuição delas para o bom funcionamento intestinal. Por consequência, essa ação pode diminuir a digestão de nutrientes importantes, como minerais, vitaminas e/ou proteínas.

Em relação aos alimentos ultraprocessados ou industrializados, eles também fazem mal à saúde do intestino, pois são ricos em sódio, açúcar e gordura, sem contar que são facilmente encontrados nos mercados pela praticidade de serem consumidos, né? Além disso, atenção aos vegetais fibrosos em excesso, pois também podem ser prejudiciais. 

Quais alimentos ajudam a regular o intestino?  

pessoa cortando a maçã
Frutas e hortaliças são excelentes opções para quem deseja regular o intestino

Agora que você já sabe quais alimentos devem ser evitados, que tal incluir uma alimentação saudável para regular o seu intestino? 

Vieira comenta que os alimentos ricos em fibras não podem ficar de fora da sua alimentação, principalmente quando consumidos em quantidades indicadas. “É importante que a gente consiga de 20 a 30 gramas de fibras por dia, podendo ser encontrado em alguns alimentos, como mamão, ameixa, abacaxi, laranja (de preferência com o bagaço), uva, maçã, entre outras frutas com casca”. 

O consumo de frutas secas também podem auxiliar no aumento de fibras no organismo e, consequentemente, garantir o bom funcionamento do intestino, como figo, ameixa, uva-passa e/ou damasco. 

Já em relação às hortaliças, além de deixar as refeições mais coloridas, elas contribuem para a saúde do intestino, principalmente pelas pessoas que sofrem de constipação. Sendo assim, opte por comer o brócolis, o repolho, o aspargo, a alcachofra, a alface, a couve e/ou a berinjela.

“Não podemos esquecer dos alimentos integrais, né? Uma vez que auxiliam muito bem no trânsito intestinal, além de trazer a sensação de saciedade. Além disso, no caso das pessoas diabéticas, ele ajuda a manter a glicemia regulada pela liberação de glicose, além de ser diferenciada em relação ao carboidrato comum”, explica Vieira. 

O nutricionista explica que é muito importante ter a presença dos integrais, mas, é claro, respeitando a quantidade de fibras por dia para não sofrer constipação por excesso.

6 dicas para regular o intestino por meio da alimentação

Mulher colocando água no copo
Você tem o hábito de beber água? Saiba mais!

Não sabe como regular o intestino por meio da alimentação? Além das dicas que o nutricionista passou, nós separamos um checklist com algumas sugestões simples para a sua rotina alimentar:

  1. Beba de 2 a 3 litros de água por dia;
  2. Coma devagar e mastigue bem os alimentos;
  3. Evite o uso de laxantes para regular o intestino;
  4. Consuma frutas integralmente (bagaço e casca);
  5. Inclua probióticos nas refeições (lactobacillus e as bifidobactérias);
  6. Não pule as refeições importantes do dia (café da manhã, almoço e jantar).

Por último, lembre-se de procurar um nutricionista para te ajudar com o plano alimentar. Ter uma alimentação variada e equilibrada é essencial para o bom funcionamento do intestino.