Que tal adequar o treino à realidade da sua própria rotina? Por meio do treino personalizado, é possível montar um plano de aulas a partir das suas principais necessidades e limitações e, a partir disso, alcançar o tão sonhado resultado com a prática de exercícios físicos na academia.

treino personalizado
Já ouviu falar em treino personalizado? Saiba mais!

Pensando nisso, para te ajudar a entender melhor sobre o treino personalizado, nós responderemos as seguintes dúvidas sobre o assunto: 

  • O que é treino personalizado?
  • Como o treino personalizado é montado?
  • Quais são os benefícios do treino personalizado?
  • Quem pode montar um plano de treino personalizado?
  • E muito mais!

O que é treino personalizado?

treino em dupla
O treino personalizado pode ser feito em grupo ou individual

Já ouviu falar em treino personalizado? Seja qual for o seu objetivo, como emagrecimento, ganho de massa muscular, definição corporal ou incluir hábitos mais saudáveis, montar aulas específicas pode ser uma excelente maneira de alcançar resultados eficazes. 

De acordo com o profissional de educação física Jessé Ramos, formado pela Universidade Paulista (Unip), o treino personalizado é feito exclusivamente para uma pessoa ou grupo de pessoas com objetivos em comum. “Sua principal vantagem é que o treinador ou a equipe consegue planejar de forma específica conforme as necessidades e objetivos previstos”. 

Como o treino personalizado é montado?

Além de falar quais são os seus objetivos, o profissional de educação física ou personal trainer faz uma entrevista e, a partir dela, são coletadas algumas informações necessárias na hora de montar o plano de treino, podendo ser mensal ou bimestral, a depender da frequência.

“A pessoa passará por uma anamnese, onde as características individuais são levadas em consideração, como, por exemplo, idade, altura, sexo, composição corporal, histórico de lesões, patologias e comorbidades, nível de treinamento, profissão e muito mais!”, explica Ramos.

Mas, afinal, qual é o objetivo da anamnese? Diferente da avaliação física, ela ajuda a coletar informações que, normalmente, não podem ser extraídas do IMC (Índice de Massa Corporal) e/ou bioimpedância, uma vez que são fatores relacionados ao estilo de vida de cada pessoa. 

Com as respostas do questionário em mãos, o profissional de educação física consegue construir planos de treino sob medida, ou seja, respeitando as limitações e condições particulares de cada aluno, justamente para que se sinta bem e feliz ao se exercitar. 

Quais são os benefícios do treino personalizado?

Homem treinando com o personal
O treino personalizado possui muitos benefícios. Confira!

Além de montar exercícios adaptados, o treino personalizado possui alguns outros benefícios na rotina fitness. Pensando nisso, nós separamos uma lista com os principais:

  • Variedade de exercícios;
  • Respeito à particularidade de cada aluno;
  • Resultados alcançados com mais rapidez;
  • Horários flexíveis e ajustáveis no dia a dia;
  • Acompanhamento e supervisão regulares;
  • Redução de lesões ou distúrbios musculoesqueléticas;
  • E muito mais!

Além disso, Ramos explica que o treino personalizado pode ser essencial na correção dos movimentos, tanto de baixa mobilidade quanto de desequilíbrio muscular, uma vez que, sem supervisão, as chances de erros são maiores, né?

Quem pode montar um plano de treino personalizado?

O plano de treino personalizado pode ser feito de duas maneiras. Geralmente, as academias contam com alguns profissionais de educação física, né? Antes de treinar, agende um tempo para conversar com algum professor e explique quais são os seus objetivos. 

Além disso, é possível também contratar um personal trainer apenas para montar um plano de treino personalizado, caso se sinta mais confortável. O mais importante é que esse profissional seja qualificado, ou seja, tenha faculdade de educação física, combinado?

Portanto, nada de replicar o treino do colega da academia. Os exercícios precisam ser estratégicos e pensados nos seus objetivos. 

3 dicas para quem deseja ter um treino personalizado

professora e aluno na academia
Você tem um cronograma de treino? Saiba mais!

Para te ajudar a ter um treino personalizado, o profissional de educação separou algumas dicas:  

1 – Tenha um cronograma

Já aconteceu de você faltar aos treinos algumas vezes durante a semana? Pode parecer inofensivo, mas saiba que essa prática pode atrasar todo o seu resultado, independente de ter um plano de treino personalizado. 

“Um dos maiores vilões do treinamento é a “falta de tempo”, organizar sua rotina será fundamental para sua constância”, explica Ramos a importância de adequar a rotina para os dias de treinamento.

2 – Busque um profissional especializado

Pode parecer repetitivo, uma vez que já falamos sobre isso ao longo deste artigo, mas lembrar nunca é demais, né? “Os seus resultados serão comprometidos se o planejamento não for elaborado de forma correta, fazendo com que você não avance”, orienta.

3 – Seja comunicativo

Por último, mas não menos importante, lembre-se de falar tudo na hora de montar o plano personalizado e, consequentemente, após os treinos, justamente para o profissional entender como está sendo o seu rendimento durante os exercícios. 

“Relate durante e após o treinamento suas dificuldades e percepções. Não tenha vergonha de expor sua condição física, isso fará com que o profissional faça as adaptações necessárias”, finaliza Ramos.

Na TotalPass, além de milhares academias e estúdios espalhados por todo o Brasil, incluindo as redes Smart Fit e Bio Ritmo, e mais de 250 modalidades, é possível ter acesso ao Smart Coach.

O Smart Coach é uma consultoria on-line a partir dos seus objetivos. Após escolher o profissional de educação física que irá lhe atender, é possível montar um plano de treino personalizado e ter toda orientação necessária, desde execução até adaptação. 

Gostou e quer agendar? Confira o passo a passo:

  • Acesse o app da TP e clique no banner “Smart Coach”;
  • Baixe o app da Smart Fit e faça seu login pelo a “Acesse TotalPass”;
  • Clique em “Faça seu primeiro agendamento”;
  • Escolha o profissional que mais combina com você, bem como o melhor dia e horário;
  • Pronto!

Você ainda não tem acesso ao benefício TotalPass? Indique agora mesmo a sua empresa: