Buscar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional pode ser um grande desafio, principalmente quando o objetivo é tornar a rotina mais tranquila e saudável, né? Quando as coisas não saem conforme o planejado, a tão temida crise nervosa vem à tona, percebe-se um desequilíbrio das emoções, sendo prejudicial à saúde mental e emocional. 

crise nervosa
Você já teve crise nervosa? Saiba mais!

Entender porque a crise emocional acontece é o primeiro passo para viver uma vida mais tranquila, uma vez que será possível contornar alguns obstáculos que acontecem ao longo da vida. Pensando nisso, explicaremos os seguintes tópicos aqui:

Quer dizer adeus à crise nervosa? Continue com a gente para não perder nada!

O que é crise nervosa? 

homem estressado
A crise nervosa pode acontecer do nada. Confira!

Será que você já teve alguma vez crise nervosa? Para saber, é preciso entender o que é, uma vez que ela pode ser muito parecida com alguns problemas mentais e emocionais.  Antes de dizermos o que é, nós temos algumas perguntas para te fazer:

  • Gritou quando algo não saiu conforme o esperado?
  • Chorou descontroladamente em situações de estresse?
  • Andou de um lado para o outro em situações de tensão?

Caso tenha se identificado com alguma das perguntas acima, saiba que você já teve um ataque nervoso, também conhecida como colapso nervoso, que é quando a sua mente responde de forma descontrolada para determinadas situações, desequilibrando as emoções.

Ou seja, a crise nervosa ataca, principalmente, o funcionamento mental e emocional. Geralmente, ela está ligada à rotina corrida, aos compromissos importantes, tanto pessoais quanto profissionais, aos maus hábitos, seja alimentação ou sedentarismo, entre muitas outras situações do dia a dia que podem gerar nervosismo. 

Diferente do que muitas pessoas pensam, a crise de nervos não chega a ser uma doença, ok? Por outro lado, é uma resposta do seu corpo em relação aos eventos da sua rotina, sendo preciso ficar atento e, se possível, mudar rotas para diminuir o estresse.  

Quais causas levam à crise nervosa?

Como explicamos, a crise nervosa pode acontecer em qualquer ambiente, seja profissional ou pessoal. No trabalho, por exemplo, geralmente elas acontecem devido às demandas altas ou metas que precisam ser batidas, enquanto na vida particular ela pode estar ligada aos compromissos, como uma viagem ou qualquer outra situação que queira muito. 

No que diz respeito a vida amorosa ou qualquer outro tipo de relação, como amizade ou familiar, a crise de estresse também pode acontecer, principalmente ao considerar que existem divergências de comportamentos e opiniões. 

Por isso, é extremamente importante se autoconhecer e, sobretudo, entender quais são os seus próprios limites, sejam eles no ambiente de trabalho ou na vida pessoal, entre amigos, familiares e/ou colegas de trabalho. 

Quais são os sintomas mais comuns?

mulher desconcentrada
A falta de foco é um dos principais sintomas da crise nervosa

Por sermos seres únicos, com vivências, experiências e rotinas diferentes, os sintomas da crise nervosa podem variar de uma pessoa para a outra. 

Além disso, ela não vem de uma hora para outra, pelo contrário, o corpo e a mente vão dando sinais e, quando atinge o nível máximo do estresse, o problema chega devastando a cabeça, causando a sensação de nervosismo. 

A seguir, confira os sintomas mais comuns:

  • Falta de apetite;
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Coração acelerado;
  • Vontade de vomitar;
  • Falta de concentração;
  • Dificuldade para dormir;
  • Evacuações irregulares;
  • Preocupação excessiva;
  • Cansaço físico e mental;
  • Inquietação e irritabilidade;
  • Dores na região abdominal;
  • Palpitação na região do peito;
  • Sensação de sufocamento e falta de ar;
  • Entre outros.

Um ponto importante: geralmente, quando esses sintomas surgem, a pessoa com crise costuma demonstrar alguns sinais, sendo uma reação natural, como se estivesse sentindo o que está por vir. 

11 métodos para contornar a crise nervosa na rotina

rapaz fazendo exercício em casa
Manter o corpo ativo pode ajudar a prevenir a crise nervosa

Não existe um tratamento específico para esse problema. No entanto, existem mudanças de hábitos que podem ajudar a prevenir e a controlar os sintomas para viver com mais qualidade:

  1. Busque distrair a mente;
  2. Foque na própria respiração;
  3. Inclua exercícios de meditação;
  4. Mantenha os músculos relaxados; 
  5. Evite a violência verbal e/ou física;
  6. Tente focar nas emoções positivas;
  7. Pratique alguma atividade física todos os dias;
  8. Desligue-se de telas uma hora antes de dormir;
  9. Tenha uma alimentação saudável e balanceada;
  10. Tenha momentos de lazer sozinho, com amigos ou familiares;
  11. Busque suporte emocional para não acumular pensamentos intrusivos.

Lembre-se: quanto mais você se conhecer, melhor será a sua relação com o seu próprio eu. Dessa forma, é possível viver de forma plena, inibindo os sintomas desencadeados pela crise nervosa, visando o bem-estar.