Muito se fala sobre o cuidado com a saúde e o bem-estar dos colaboradores dentro e fora do ambiente de trabalho, né? Afinal, o incentivo à prática da atividade física na empresa pode ajudar a promover mais qualidade de vida e, consequentemente, melhorar o engajamento e a produtividade do time.

Atividade física na empresa
Sua empresa oferece atividade física na rotina do time? Saiba mais!

Mas, afinal, quais ações promover na rotina dos colaboradores? Pensando nisso, antes de trazer algumas iniciativas, responderemos as seguintes dúvidas sobre o assunto: 

Independente do seu cargo na empresa, continue a leitura com a gente para não perder nada!

Qual a importância da atividade física na empresa?

Muitos gestores falam sobre “vestir a camisa da empresa”, mas quais iniciativas a sua organização tem feito para cuidar da saúde e do bem-estar do time

Segundo um levantamento realizado pela LCA, divulgado pelo Valor Econômico, o número de pedidos voluntários de demissão chegou a sete milhões em 2023. Entre tantos fatores, pode-se dizer que o principal está relacionado às novas oportunidades presentes no mercado de trabalho e, é claro, os profissionais estão em busca de empresas que se preocupam com o colaborador.

Sendo assim, além de tantos outros benefícios, oferecer a prática de atividade física é uma maneira de mostrar para os colaboradores que a empresa se importa com o time dentro e fora do ambiente de trabalho, visando o equilíbrio entre a saúde física e mental. 

Quais são os benefícios na rotina de trabalho?

Quando pensamos nos benefícios da atividade física na rotina dos colaboradores, é possível listar inúmeras garantias voltadas à saúde física, como, por exemplo, a melhora do condicionamento físico, o ganho de força muscular, o aumento do equilíbrio e o ganho de flexibilidade.

No entanto, vale lembrar que, para além do físico, existem os benefícios invisíveis aos olhos, mas que, na verdade, podem ser sentidos, sabia? Geralmente, eles estão atrelados à saúde mental e emocional, fator essencial no ambiente de trabalho, mas que, quando gerenciada de forma errada, pode desencadear estresse, ansiedade, depressão e Síndrome de Burnout

Quando os transtornos mentais vêm à tona, os colaboradores tendem a se afastar de suas obrigações, pois precisam cuidar da sua saúde. Em alguns casos, os pedidos de demissão aumentam, isso porque os profissionais entendem a importância de trabalhar em uma empresa que valoriza os cuidados mentais, aumentando a taxa de rotatividade. 

Por isso, ao incluir a prática regular de atividade física na rotina do time, permitindo que possam se exercitar, é possível notar inúmeros benefícios, como a melhora do humor, o aumento da concentração, a redução dos níveis de estresse e muito mais! 

homem trabalhando feliz
A prática regular de atividade física possui muitos benefícios para a empresa. Confira!

Além disso, não podemos esquecer dos benefícios na rotina de trabalho, né? A seguir, explicaremos os principais: 

Redução dos atrasos e faltas 

Quando o colaborador está desmotivado, a taxa de absenteísmo aumenta, ou seja, ele começa a faltar, atrasar ou sair antes do horário previsto, fazendo com que a sua produtividade diminua, atrasando as entregas.

Ao incluir um programa ou algum pacote de benefício voltado à atividade física, o colaborador se sente valorizado. Além disso, se sente mais motivado, isso porque manter o corpo ativo aumenta a motivação, a disposição e a produtividade. 

Aumenta o foco  

Já para aqueles colaboradores que sofrem com a falta de foco, nós temos uma coisa para te contar: conforme o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, divulgado no Ministério da Saúde, a prática regular de atividade física na rotina pode ajudar a melhorar a memória, a concentração e o raciocínio, ou seja, melhora o foco nas atividades, impactando positivamente na produtividade. 

Melhora o relacionamento entre as equipes

Independente da área de atuação, é normal as pessoas se relacionarem com profissionais de outros setores. Por outro lado, devido à correria, carga horária e metas, quando a empresa não incentiva a prática de atividade física, os colaboradores ficam sem tempo para os momentos de lazer, impactando na interação fora do trabalho.

Por isso, ao oferecer um benefício de atividade física, é possível estimular que pessoas com interesses em comum por uma modalidade possam se exercitar juntos ou ir à academia mesmo. Desse modo, as relações interpessoais e, consequentemente, o trabalho em equipe deixam o ambiente de trabalho mais agradável.  

Reduz os gastos com saúde

Nós temos uma pergunta para te fazer: você já parou para calcular quanto a sua empresa gasta em saúde? Geralmente, os planos de saúde custam caro, principalmente quando oferecidos integralmente.

Sendo assim, considerando que a sua empresa não oferece um benefício relacionado à atividade física, os colaboradores tendem a ter, a longo prazo, problemas de doenças crônicas, como obesidade, hipertensão, diabetes ou câncer. Por isso, incentivar a prática de esportes ajuda a reduzir os gastos e a melhorar a saúde do time. 

Ou seja, embora os benefícios estejam atrelados aos colaboradores, todos eles refletem no dia a dia dentro da empresa. Por isso, se a sua organização não tem um programa de atividade física, é hora de começar a planejar.  

Como incentivar a prática regular de atividade física na empresa?

mulher alongando as mãos
Confira algumas iniciativas de atividade física para os colaboradores

Se a sua empresa não oferece nenhum tipo de benefício ou ação de atividade física na rotina do time, nós vamos te ajudar com algumas soluções que podem promover mais qualidade de vida. Caso ofereça, dê uma olhada em nossas sugestões, afinal, o cuidado com a saúde física e mental nunca é demais! 

Ofereça ginástica laboral 

A ginástica laboral reúne diferentes exercícios para promover o cuidado com a saúde e o bem-estar. Além disso, é uma maneira de desligar o colaborador de suas funções por alguns minutos, justamente para que possa se exercitar, sendo uma maneira de prevenir o sedentarismo, as doenças ocupacionais e a fadiga ao longo do dia, aumentando a concentração e a produtividade. 

Por isso, convide um profissional de educação física e ofereça ou inclua na rotina do time algumas técnicas de alongamento, visando a melhora da qualidade de vida de todos. 

Aplique uma cultura de saúde 

Quais medidas internas a sua empresa tem feito para incentivar o cuidado com a saúde? Algumas ideias simples, como, por exemplo, incentivar o uso de bicicleta para ir ao trabalho e/ou sala para a prática de alongamento, fazem com que o colaborador exercite o corpo. 

Além disso, aproveite para convidar alguns profissionais da área da saúde, como médicos e profissionais de educação física, para conversar sobre a importância da atividade física para o bem-estar físico e mental. A partir desse bate-papo, é possível aprender mais e aplicar algumas dicas no dia a dia.   

Benefício corporativo de atividade física

Além do cuidado com a saúde dentro da empresa, é importante oferecer o benefício de atividade física para que o colaborador consiga se exercitar fora do ambiente de trabalho, afinal, tem pessoas que preferem treinar de manhã ou após o expediente. 

A TotalPass, por exemplo, é um benefício corporativo voltado para a mudança de hábitos por meio da atividade física. Ou seja, os colaboradores têm acesso a milhares de academias e estúdios fitness, além de 250 opções de modalidades, para escolher e treinar quando quiser. 

Sem contar que os colaboradores podem ter acesso ao Total Mind, uma solução que reúne psicologia e meditação on-line, justamente para o cuidado do bem-estar físico e mental. Demais, né?

Gostou e quer aderir ao benefício TotalPass? Indique agora mesmo sua empresa:

Muitos benefícios e ótimas iniciativas para sua empresa, né? Coloque-as em prática para cuidar ainda mais da saúde do colaborador.