Todos nós estamos sujeitos às mudanças de humor todos os dias. Porém, quando a oscilação de humor se torna um incômodo, é importante investigar as causas.

Oscilação de humor
Você tem oscilação de humor? Saiba mais!

Problemas com alterações de humor podem acontecer em todas as fases da vida, por diversos motivos. Neste material, você vai entender um pouco mais sobre o que pode estar relacionado a essas mudanças. Vamos lá?!

O que é a oscilação de humor?

mulher pensativa
Não sabe o que é oscilação de humor? Continue a leitura!

A oscilação de humor se refere a mudanças frequentes e rápidas no estado emocional de uma pessoa. Ela envolve alternâncias entre diferentes emoções em um curto período de tempo. 

Esses estados de humor podem ser naturais e normais, ocorrendo em resposta a eventos do dia a dia, ou podem ser mais intensos e persistentes, indicando até mesmo a presença de um problema de saúde mental.

Vale ressaltar que todos experimentamos variações em nosso humor de tempos em tempos. Podemos nos sentir felizes pela manhã, preocupados à tarde e relaxados à noite – o que é considerado um padrão normal de oscilação de humor. 

No entanto, quando essas mudanças de humor são excessivamente intensas, rápidas ou inconsistentes com as circunstâncias, isso pode ser um sinal de que algo a mais está acontecendo.

Quando a oscilação de humor se torna preocupante?

É importante lembrar que existem diferentes níveis de oscilação, além, claro, dos contextos em que estamos inseridos diariamente que podem afetar o humor. 

Nós preparamos uma lista com sintomas que podem indicar preocupação com a oscilação do humor. Lembre-se de nunca se autodiagnosticar com base no que vê e lê na internet. Este é apenas um guia que não leva em consideração a sua individualidade, certo? O ideal é procurar um profissional capacitado para te acompanhar e tirar suas dúvidas.

Alterações súbitas

A oscilação de humor mais preocupante passa por mudanças repentinas e drásticas entre sentimentos de felicidade e euforia para tristeza profunda, irritabilidade extrema ou ansiedade, por exemplo. Essas sensações podem ser despertadas por gatilhos ou sem motivo aparente. 

Prejuízo funcional

Se as mudanças de humor que ocorrem no seu dia a dia afetam negativamente a sua produtividade e capacidade de realizar atividades cotidianas, como trabalho, estudos, relacionamentos e autocuidado, é melhor ficar atento.

Impacto nas relações

Oscilações de humor sérias causam conflitos frequentes nos relacionamentos, uma vez que as pessoas ao seu redor podem ter dificuldade em lidar com as mudanças constantes de comportamento e emoções.

Transtornos relacionados

Uma série de transtornos de saúde mental tem a oscilação de humor como um de seus sintomas. Confira alguns deles:

  • Transtorno Bipolar;
  • Transtorno de Desregulação Disruptiva do Humor (TDDH);
  • Transtorno de Personalidade Borderline (TPB);
  • Ansiedade e depressão;
  • Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias (uso de drogas, álcool ou medicamentos).

O diagnóstico deve ser feito por um profissional qualificado, com base em exames e evidências científicas.

Segundo dados recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 140 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de transtorno bipolar. Os dados sobre a depressão também são preocupantes: na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência da doença, além de ser o segundo país com maior prevalência nas Américas.

Já o distúrbio de personalidade borderline afeta cerca de 6% da população mundial. Infelizmente, essa doença está bastante relacionada ao risco de suicídio, e por isso é tão fundamental diagnosticá-la cedo.

Principais causas de oscilações de humor

Mulher preocupada
O estresse pode ter ligação com a oscilação de humor. Confira!

Além dos transtornos que citamos na seção anterior, a oscilação de humor severa pode ser causada por uma combinação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos e ambientais.

Continue lendo para conhecer algumas das principais causas de oscilações de humor!

Desequilíbrios neuroquímicos

Quando temos mudanças nos níveis de neurotransmissores, como serotonina, dopamina e noradrenalina, temos o nosso equilíbrio emocional afetado, o que contribui para oscilações de humor.

Estresse e traumas 

Eventos estressantes da vida, como perda de emprego, problemas financeiros, fim de relacionamentos intensos, divórcio ou morte de um ente querido, podem desencadear oscilações de humor devido à sobrecarga emocional.

Traumas também podem causar respostas emocionais intensas e mudanças no humor.

Isolamento social

A falta de apoio social, interações limitadas ou isolamento podem contribuir para o surgimento de oscilações de humor. Vimos isso com clareza durante a pandemia, não é mesmo? Como você se sentiu nesse período?

Alterações hormonais

Existem fases da vida em que passamos por mudanças hormonais significativas, como a puberdade, gravidez, pós-parto e menopausa, por exemplo. Nesses períodos, podemos ficar mais propensos às mudanças de humor.

Qual profissional procurar?

Um médico, psicólogo ou psiquiatra pode realizar uma avaliação completa para determinar se as oscilações de humor estão relacionadas a um problema de saúde mental subjacente, e propor um plano de tratamento adequado, que pode incluir terapia, medicação com estabilizadores de humor ou uma combinação de ambos. 

Cada pessoa é única, e o tratamento mais eficaz pode variar. Um profissional de saúde mental qualificado vai te ajudar a determinar a melhor abordagem com base nas suas necessidades individuais.

Cuidando dos transtornos de humor

Além dos cuidados profissionais, existem outras técnicas para moderar os sintomas de alterações constantes e severas de humor. 

Adotar um estilo de vida mais saudável, incluindo exercícios regulares, uma dieta balanceada, sono adequado e técnicas de gerenciamento de estresse, pode contribuir para a estabilidade emocional.

Um estudo com quase 5 mil pessoas, realizado por um professor da USP (Universidade de São Paulo) simultaneamente no Brasil, Chile e Espanha, confirma essa relação entre exercício físico regular e saúde mental. Quem praticou atividade física correu menores riscos de depressão, ansiedade e estresse!

Além disso, práticas como mindfulness, meditação e técnicas de relaxamento podem te ajudar a desenvolver a consciência de suas emoções e a responder de maneira mais equilibrada a elas. Legal, não é mesmo?

Na TotalPass, você tem acesso a milhares de academias e plataformas de cuidado com a saúde mental, possibilitando a atenção total ao que te dá qualidade de vida. Por ser um benefício corporativo, você deve estar ligado a uma das nossas empresas clientes para utilizar nossos planos. Se a sua empresa ainda não oferece os serviços da TotalPass, indique-a para nós!

Indicar-empresa

Seja qual for o tratamento escolhido, é importante manter um acompanhamento regular com um profissional de saúde mental para monitorar o progresso e fazer ajustes conforme necessário, certo? Você e o seu bem-estar são muito importantes!