Seja iniciante ou não na academia, muitas pessoas ficam em dúvida sobre exercícios na máquina ou livre, afinal, será que uma opção é melhor que a outra na hora do treino? A verdade é que depende e nós vamos te explicar!

Exercícios na máquina
Qual escolher: exercícios na máquina ou peso livre? Saiba mais!

Pensando nisso, nós convidamos um profissional de educação física para responder às principais dúvidas sobre o assunto: 

  • Qual opção escolher: exercícios na máquina ou peso livre?
  • Por que é importante começar os treinos na máquina?
  • É verdade que o peso livre exige mais coordenação motora?
  • Recomendações para quem quer treinar na máquina e no peso livre.

Continue a leitura com a gente para entender sobre o assunto e melhorar os seus resultados no treino! 

Qual opção escolher: exercícios na máquina ou peso livre?

pessoa se exercitando com peso livre
Tanto exercício na máquina quanto peso livre, ambos são importantes no treino. Saiba mais!

Existem pessoas que preferem treinar com pesos livres, como halteres, barras e até mesmo o peso do próprio corpo, por outro lado, existem aquelas que preferem máquinas de musculação, visto a praticidade de se adaptar aos exercícios. Mas, afinal, será que existe a melhor opção?

Segundo Pedro Coelho, profissional de educação física formado pela Faculdade Capital Federal (FECAF), o uso da máquina ou peso livre vai variar de um aluno para o outro, principalmente quando se tratar de alguém que esteja iniciando a rotina de treinos na academia de musculação. “É uma boa estratégia iniciar o aluno em máquinas, pois os exercícios guiados têm melhor ajuste de cargas sem prejudicar o movimento”, comenta.

Contudo, Coelho explica que mesmo sendo iniciante na academia, é importante incluir alguns exercícios com peso livre, como, por exemplo, agachamento, flexão de braço e remada curvada com barra ou halteres. 

“É necessário adaptar movimentos respeitando as limitações do aluno. Caso o mesmo não consiga fazer o exercício, vamos então criar educativos para começar a melhorar a complexidade do movimento até chegar no movimento adequado”, orienta o profissional de educação física.

Por que é importante começar os treinos na máquina?

homem fazendo desenvolvimento de ombro na máquina
Entenda a importância de começar os treinos na máquina

Como explicamos anteriormente, os treinos na máquina de musculação são essenciais para quem está iniciando a prática regular de exercícios físicos, seja qual for o objetivo, como, por exemplo, hipertrofia muscular, emagrecimento ou fortalecimento muscular. Além disso, os aparelhos de musculação exigem menos dos músculos, sendo essencial no processo de aprendizado e execução do movimento.

O profissional de educação física explica que os exercícios na máquina são essenciais, pois faz com que o aluno consiga promover o fortalecimento dos músculos isolados – que  envolvem um grupo muscular ou articular -, ou seja, melhorando a força concentrada nos músculos principais.

“No início da prática a atenção nos movimentos e fortalecimento dos músculos é necessário para então começar a explorar movimentos que exigem mais coordenação, força, equilíbrio e potência”. Além disso, é possível ter maior controle sobre a carga, ajudando na progressão de carga com o passar do tempo.

É verdade que o peso livre exige mais coordenação motora?

Em relação aos pesos livres, é preciso ter um pouco mais de atenção, uma vez que eles exigem melhor condicionamento físico, postura e consciência corporal, justamente para evitar qualquer tipo de lesão muscular, sendo prejudicial à saúde e à rotina de treino.

“Estabilização, controle de movimento, recrutamento muscular e aprendizado do movimento são pontos importantes que devemos nos atentar na hora de executar o exercício livre”, explica Coelho. 

Por outro lado, são boas escolhas para quem deseja recrutar mais fibra muscular, sendo benéfico para o ganho de músculos. Além disso, ele não ajuda somente com benefícios estruturais, sendo funcionais também. 

Mas atenção: assim como o peso livre, os exercícios na máquina também são eficazes. Por isso, consulte um profissional de educação física para montar um plano de treino que atenda às suas necessidades. 

Recomendações para quem quer treinar na máquina e no peso livre

professora e aluna na musculação
A orientação de um profissional de educação física é essencial em qualquer exercício

Para te ajudar a promover a melhora dos seus resultados na hora do treino, seja nos exercícios na máquina ou peso livre, Coelho separou algumas recomendações que farão toda a diferença na hora de treinar. 

Exercícios na máquina 

  1. Comece com a orientação de um profissional de educação física;
  2. Procure variar os aparelhos de musculação;
  3. Ajuste as configurações de cada máquina para garantir maior conforto durante o treino;
  4. Foque na forma correta de execução para evitar lesões musculares;
  5. Faça progressão gradual de aumento de carga.

Exercícios com peso livre

  1. Busque orientação sobre a técnica correta;
  2. Não exagere na carga para não prejudicar o movimento;
  3. Use equipamento de segurança e peça orientação ao profissional que está te auxiliando;
  4. Equilíbrio e estabilização são essenciais para a execução dos movimentos;
  5. Procure variar os movimentos para causar diferentes ativações no músculo trabalhado.

Gostou dessas dicas? Sejam exercícios na máquina ou peso livre, o mais importante é respeitar o seu limite, aprender a técnica correta e treinar regularmente para ter os melhores resultados a partir dos seus objetivos. Bom treino!