As empresas têm se preocupado cada vez mais em promover ações voltadas à saúde e ao bem-estar dos colaboradores, sendo uma ótima forma de mostrar que se preocupam com as necessidades individuais do time, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho. Sendo assim, uma estratégia que tem sido colocada em prática é a cultura do cuidado, já ouviu falar?

cultura de cuidado
Tire suas dúvidas sobre a cultura de cuidado

Valorizar os profissionais é mostrar que se importa e, com isso, a cultura de cuidado visa mudar alguns comportamentos organizacionais, buscando melhorar a maneira como cada colaborador se sente em relação à empresa. A seguir, nós responderemos as seguintes dúvidas sobre o tema:

Quer adotar a estratégia de cuidado na sua organização? Fique com a gente até o final para conferir algumas dicas imperdíveis!

O que é cultura de cuidado?

pessoas trabalhando no escritório
A cultura de cuidado tem como objetivo promover o bem-estar dentro da empresa

Sabe aquele ditado bastante conhecido: “Quem ama, cuida!”? Podendo ser usado em diversos momentos da vida e, inclusive, no ambiente de trabalho, é uma maneira de mostrar que a empresa se importa com cada colaborador, independentemente de estar ou não estar exercendo as suas funções naquele momento. 

Mas, afinal, o que é cultura de cuidado? É uma estratégia que visa promover ações de bem-estar na rotina do time, visando saúde física, mental e emocional, contribuindo para que vivam com mais qualidade, tornando o ambiente de trabalho acolhedor. Além disso, é uma forma de diminuir os afastamentos do trabalho por motivos de saúde. 

No entanto, além das questões relacionadas à saúde, a cultura de cuidado busca promover soluções de igualdade, respeito, diversidade e inclusão, valores considerados importantes para garantir que o convívio seja saudável entre todos os colaboradores, inclusive cargos de alta gestão.

Qual área é responsável por promover a cultura de cuidado?

Provavelmente você deve ter pensando no time de Recursos Humanos, né? Nós temos uma coisa para te contar: sim, mas, além do RH, é preciso que os cargos de liderança de todas as áreas atuem lado a lado para construir estratégias assertivas na promoção do cuidado do time. 

É um trabalho que precisa ser feito em grupo, aos poucos e, sobretudo, com um diagnóstico bem estruturado. Afinal, é a partir da liderança que o setor de RH terá os insumos necessários para traçar estratégias que condizem com a realidade e as necessidades de cada pessoa da equipe.   

Quais são os benefícios dessa estratégia dentro da empresa?

Cuidar de pessoas importa, principalmente quando elas estão ligadas ao dia a dia da sua empresa, sabia? É uma responsabilidade que vai além dos lucros, é uma questão de compromisso com o próximo.

Ou seja, isso significa que o ambiente de trabalho do qual os profissionais estão inseridos tem total responsabilidade sobre o cuidado com a saúde física e mental. Ao olhar para as questões voltadas ao bem-estar, é possível enxergar crescimento e desenvolvimento, tanto para a organização quanto para os profissionais.

Além disso, a cultura de cuidado ajuda a corrigir e melhorar as questões internas, tornando o ambiente de trabalho um ótimo lugar para se trabalhar, sendo um grande diferencial competitivo em relação às empresas concorrentes do mercado de trabalho, diminuindo a taxa de absenteísmo e turnover.  

dois colaboradores trabalhando, um homem e uma mulher
Ao colocar em prática a cultura de cuidado, é possível melhorar o engajamento da equipe

A seguir, nós selecionamos alguns outros benefícios da cultura de cuidado:

  • Melhora o foco nas atividades;
  • Fortalece o clima organizacional;
  • Melhora as relações interpessoais;
  • Aumenta a qualidade das entregas;
  • Promove a atração de novos talentos;
  • Contribui para o aumento da produtividade;
  • Melhora a relação entre líderes e liderados;
  • Desenvolve e amplia a imagem da empresa;
  • Reduz os problemas de saúde física, mental e emocional;
  • Aumenta a satisfação dos colaboradores em fazer parte do time;
  • E muito mais!

Muitos benefícios, né? Vale lembrar que todas essas vantagens são adquiridas a curto, médio e longo prazo. Por isso, quanto antes você incluir a cultura de cuidado, maiores serão as chances de você colher resultados positivos. 

Como desenvolver a cultura de cuidado na empresa?

Se você chegou até aqui, é porque, provavelmente, se importa com os seus colaboradores, né? O que é ótimo, afinal, isso mostra que cuidar de pessoas é sua essência e, consequentemente, da cultura da sua organização.  

Pensando nisso, para te ajudar a desenvolver a cultura de cuidado na sua empresa, nós separamos algumas dicas do que fazer no dia a dia da sua gestão para implementar essa estratégia na rotina do time. Vamos lá?

1 – Incentive a comunicação 

chefe conversando com o colaborador
Entenda a importância da comunicação na sua empresa

Se você não conversa com o time, como saberá quais são as suas necessidades dentro e fora da empresa? Por isso, é importante estabelecer a confiança entre líderes e liderados, permitindo que possam conversar abertamente sobre seus desafios e desejos na empresa. 

Ao fazer isso, será possível traçar estratégias assertivas e, consequentemente, oferecer iniciativas de cuidados, visando a saúde e o bem-estar de todos. 

2 – Promova o bem-estar no escritório

Atualmente, muitas empresas têm optado por alguns modelos de trabalho, como híbrido e presencial. Considerando os profissionais que frequentam a empresa, é preciso pensar em estratégias internas para promover a cultura de cuidado, né? A seguir, confira o nosso check-list:

  • Inclua dinâmicas em grupo;
  • Mantenha o ambiente limpo;
  • Ofereça cadeiras ergonômicas;
  • Realize sessões de ginástica laboral;
  • Incentive a pausa durante o dia de trabalho.

3 – Ofereça benefícios corporativos 

Os benefícios corporativos ajudam a incluir na rotina dos colaboradores cuidados voltados à saúde e ao bem-estar. Por isso, se a sua empresa oferece apenas o básico, como vale-transporte, vale-alimentação ou vale-refeição, saiba que é preciso incluir novas soluções, como, por exemplo, auxílio-academia, visando o cuidado com a saúde física, e programas de bem-estar, como acesso à terapia, tanto on-line quanto presencial.

Com a TotalPass, você tem acesso a milhares de academias e estúdios fitness, incluindo as redes Smart Fit e Bio Ritmo, espalhados por todo o Brasil. Além disso, é possível escolher entre as mais de 250 modalidades disponíveis para experimentar. 

Além do cuidado com a saúde física, o benefício TotalPass, tem o Total Mind, uma solução que reúne meditação guiada e terapia on-line, e o Total Nutri, um programa alimentar personalizado. São muitos benefícios, né? Por isso, se a sua empresa deseja incluir a cultura de cuidado, indique sua empresa:

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4 – Ofereça momentos de socialização

A sua empresa tem o hábito de fazer happy hours? Pode parecer bobagem, mas esses momentos permitem a integração entre os colaboradores, permitindo que se desliguem um pouco de suas funções.

Por isso, mantenha-se atento às datas comemorativas, incluindo os aniversariantes do mês, e promova momentos de integração, combinado? Ao fazer isso, você estará melhorando o engajamento, a produtividade e a sensação de pertencimento do time. 

Gostou dessas dicas? Coloque-as em prática para ter uma cultura de cuidado dentro da sua empresa.