Nós temos uma pergunta a te fazer: na hora de escolher os benefícios empresariais, a sua empresa tem o hábito de perguntar para os colaboradores? É importante entender quais opções atenderão as necessidades do time antes de oferecer, visto que é uma maneira de melhorar a produtividade, o engajamento e, consequentemente, a retenção de talentos.

benefícios empresariais
Saiba como escolher os melhores benefícios empresariais para os seus colaboradores

Para te ajudar a escolher os melhores benefícios corporativos para a sua empresa e, é claro, para melhorar a atração e retenção de talentos, nós responderemos as seguintes dúvidas ao longo deste artigo:

  • Benefícios empresariais: ouvir ou não ouvir os colaboradores na hora de escolher?
  • Qual é a importância dos benefícios no engajamento e na felicidade dos colaboradores?
  • Como medir a felicidade e o engajamento do time?
  • Como escolher benefícios corporativos?

Benefícios empresariais: ouvir ou não ouvir os colaboradores na hora de escolher?

colaboradores conversando com a líder
A sua empresa tem o hábito de ouvir os colaboradores antes de escolher os benefícios? Saiba mais!

Quando o assunto é pacote de benefícios empresariais, é possível listar muitas opções de vantagens aos colaboradores, cuja finalidade é melhorar a qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho, como, por exemplo, plano de saúde, seguro de vida, plano odontológico, vale-cultura, bem-estar físico e mental. Mas, afinal, o que fazer para escolher corretamente?

Segundo uma pesquisa feita pela Flash, em parceria com a Think Work (consultoria especializada em RH), 33% das organizações realizam algum tipo de pesquisa interna para entender quais benefícios corporativos podem ser considerados bons serviços a serem oferecidos. Além disso, 53% responderam que “as necessidades e a satisfação” dos colaboradores são consideradas também. 

No entanto, vale ressaltar que a decisão final para a contratação do benefício está atrelada ao custo final, com 47% dos respondentes da pesquisa. “Mas do que adianta a pesquisa interna se a decisão está ligada ao preço?”, a resposta é simples: ao fazer isso, você estará mostrando aos colaboradores que entende as necessidades e que está buscando os pacotes voltados à saúde e ao bem-estar

No que diz respeito à atração e, acima de tudo, retenção de talentos, essa é uma maneira de mostrar que se preocupa com a opinião de todos. Sem contar que é uma forma de mostrar que eles também fazem parte da tomada de decisões.

Portanto, independente da sua decisão final, como líder ou gestor de Recursos Humanos (RH), é muito importante perguntar aos colaboradores quais benefícios corporativos são importantes para a rotina, combinado? 

Qual é a importância dos benefícios no engajamento e na felicidade dos colaboradores?

colaboradores felizes
Entenda como os benefícios empresariais podem ajudar a engajar o time

Independente do setor, área de atuação ou níveis hierárquicos, os benefícios corporativos são ótimas estratégias para promover a retenção de talentos. Afinal, devido à abrangência do mercado de trabalho, é possível encontrar empresas do segmento que oferecem vantagens competitivas muito melhores, fazendo com que aumente os pedidos demissões, sendo que, na verdade, nem sempre estão atrelados ao salário apenas. 

Segundo Priscila Ventura, Head of People da TotalPass, é muito importante oferecer benefícios corporativos, uma vez que eles podem ajudar a melhorar o engajamento e aumentar a felicidade dos colaboradores. “O benefício é aquele a mais que o colaborador deseja no dia a dia. Geralmente, ele não vem em dinheiro, mas é um ganho que remete ao valor ou na questão de poupar, podendo ser chamado de salário indireto também”, explica.

No que diz respeito ao pacote de benefícios, Priscila explica que quanto maior a lista, melhor a percepção dos colaboradores que trabalham para a organização, melhorando a sensação de felicidade, produtividade e engajamento no ambiente de trabalho. Além disso, para a empresa que deseja aumentar a atração de talentos, oferecer benefícios atrativos pode ser uma ótima opção para atrair novos colaboradores.

Além dessas vantagens, oferecer benefícios corporativos é uma maneira de melhorar cada vez mais o desempenho nas tarefas do dia a dia. Já para as empresas que sofrem com o absenteísmo, é possível diminuir os custos com plano de saúde e afastamentos.

“Quando a empresa entende o poder do benefício, ela ganha também. Ele tem esse poder de deixar o colaborador satisfeito, mediante essa correlação de investimento por parte da empresa, do olhar de cuidado e da atenção que se dá para o seu público interno”, complementa a Head of People da TotalPass. 

Como medir a felicidade e o engajamento do time?

Medir a felicidade e o engajamento dos colaboradores pode ser uma missão desafiadora para muitas empresas, principalmente para aquelas que não possuem qualquer tipo de contato direto com o seu time. 

Conforme uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard, o colaborador feliz tende a ser 31% mais produtivo. No quesito criatividade, ele passa a ser três vezes mais criativo, sendo essencial nas demandas realizadas na empresa. Ao oferecer um pacote de benefícios, é possível aumentar a felicidade e, consequentemente, o engajamento.

Priscila explica que medir a felicidade e o engajamento pode ser difícil, uma vez que as pessoas não pensam igual às outras e tampouco sentem ou têm as mesmas necessidades que os demais colegas de trabalho. Ou seja, isso também precisa ser considerado na hora de incluir benefícios corporativos. 

“Mapear necessidades por meio de pesquisas internas, como pesquisas de satisfação, feedbacks, indicadores de utilização e engajamento dos benefícios, pode ser uma ótima opção”. Além disso, a líder de RH explica que um fator muito importante é escolher mais flexibilidade na hora escolher os benefícios, visto que são adaptáveis à realidade de cada colaborador.

Ao colocar em prática essas pesquisas internas ou feedbacks recorrentes, é possível até mesmo medir como está a satisfação do time em relação aos benefícios que já são oferecidos, sendo uma estratégia para medir a felicidade.

Como escolher benefícios corporativos?

líder no computador
Não sabe como escolher os melhores benefícios? Confira algumas dicas!

E agora, como escolher benefícios corporativos? Após escutar os seus colaboradores, é possível ir atrás dos melhores pacotes que atenderão as necessidades de todos. Caso ainda não tenha certeza de como fazer isso, a Priscila Ventura separou algumas dicas para você colocar em prática na sua empresa. Vamos lá?!

1 – Conheça os seus colaboradores

Você conhece todos os colaboradores da sua empresa? Dependendo do tamanho da organização e da quantidade de funcionários, talvez essa seja uma tarefa muito difícil. No entanto, é importante conhecê-los e, sobretudo, entender como se sentem, sendo uma ótima forma na hora de contratar qualquer serviço ou benefício. 

2 – Atenção à legislação, sindicato e regulamentações

Antes de anunciar qualquer tipo de benefício corporativo, certifique-se de que esteja em conformidade com as leis e regulamentações trabalhistas do país ou região onde a empresa está localizada, conforme orienta a Head of People da TotalPass. 

Atenção: caso a sua empresa ofereça apenas o vale-transporte, saiba que ele não é um benefício atrativo. Afinal, ele é obrigatório por lei aos profissionais que possuem vínculo empregatício, de acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). 

3 – Faça um benchmark

A sua empresa tem o hábito de olhar o que a concorrência está oferecendo para os colaboradores? Caso a resposta tenha sido não, saiba que essa é uma prática mais comum do que você imagina. 

Ao fazer um benchmark, é possível pesquisar por empresas do mesmo setor e região. A partir disso, analisar os benefícios corporativos que estão sendo oferecidos, sendo uma ótima estratégia para manter a sua empresa competitiva em relação à concorrência e, consequentemente, promover a atração e retenção de talentos.

4 – Olhe para o orçamento da empresa

Conforme a pesquisa que trouxemos no início deste artigo, após ouvir os colaboradores, é muito importante se atentar ao orçamento da empresa antes de fechar qualquer benefício corporativo. “É importante priorizar os benefícios que terão o maior impacto e que atendam às necessidades essenciais e agreguem valor”, complementa Priscila. 

Gostou dessas dicas? Coloque-as em prática e ofereça o melhor pacote de benefícios empresariais para os seus colaboradores.