Ao longo do ano, muitas datas podem ser trabalhadas dentro da empresa para trazer pautas importantes voltadas à saúde e ao bem-estar, visando os cuidados das pessoas na promoção da qualidade de vida. Fevereiro Roxo, assim como outros meses coloridos, destaca o mês de conscientização de algumas doenças, como Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus.

fevereiro roxo
Tire todas as suas dúvidas sobre o Fevereiro Roxo

Além de conscientizar, trabalhar essa data e muitas outras é uma maneira de promover campanhas internas entre todos os colaboradores e, a partir disso, conhecimento sobre métodos de prevenção e diagnósticos. 

Sendo assim, antes de trazermos algumas dicas de ações, nós responderemos as seguintes dúvidas sobre Fevereiro Roxo:

Gostou do assunto? Continue a leitura para não perder nada! 

O que é Fevereiro Roxo?

No que diz respeito ao cuidado à saúde e ao bem-estar dos colaboradores, muitas datas podem ser trabalhadas pelo time de RH. Afinal, embora sejam temas pautados todos os anos pela saúde pública, muitas pessoas acabam negligenciando e, consequentemente, deixando de se cuidar. 

No segundo mês do ano é comemorado o Fevereiro Roxo. Muito mais do que uma celebração, é uma data comemorativa, é um período que visa conscientizar as pessoas sobre algumas doenças crônicas. Sendo assim, a cor roxa foi escolhida para representar o Lúpus, a Fibromialgia e o Mal de Alzheimer.

Embora sejam doenças sem cura, quanto antes forem descobertas, maiores são as chances de tratamento para uma vida longeva. Por isso, é importante trabalhar essa data na empresa, uma vez que, além de processos burocráticos, como atração e retenção de talentos, o RH é responsável por promover ações voltadas à qualidade de vida, tanto fora quanto dentro da organização, por meio da informação.

Quando surgiu a data?

Geralmente, os meses coloridos surgem a partir de uma necessidade de informar a população sobre causas relacionadas à saúde que, embora sejam faladas pelos órgãos de saúde, acabam passando despercebidas. 

Sendo assim, com o tema “Se não houver cura, que ao menos haja conforto”, a campanha Fevereiro Roxo surgiu em Uberlândia (MG), no ano de 2014, justamente por se tratar de doenças crônicas que não possuem cura. 

Desde então, ONGs, prefeituras, governos estaduais e municipais e, inclusive, redes de saúde, realizam anualmente algumas ações informativas e palestras para comunicar e conscientizar a população, visando a mudança de hábitos em relação aos cuidados pessoais em prol da qualidade de vida. 

Quais são os dados das doenças no Brasil?

mulher pesquisando no computador
O Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer são doenças que acometem inúmeros brasileiros. Confira!

O Fevereiro Roxo aborda e redobra a atenção para três doenças crônicas, sendo o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer. No Brasil, tanto uma doença quanto a outra possuem dados bastante alarmantes, principalmente pelas pessoas que levam mais tempo para descobrir, mostrando mais uma vez a importância do diagnóstico e, consequentemente, do tratamento.

A seguir, explicaremos melhor sobre cada uma das doenças e alguns recortes de dados sobre elas. Vamos lá? 

Lúpus

Considerada uma condição de saúde autoimune e crônica, o Lúpus é uma doença inflamatória em que o próprio organismo ataca os órgãos e os tecidos do corpo, trazendo dores nas articulações, nos rins e até mesmo no cérebro, comprometendo a saúde física e mental e, consequentemente, a qualidade de vida.  

Entre os sintomas, é possível listar febre, manchas avermelhadas, rigidez muscular, fadiga, entre muitos outros sintomas. Além disso, é uma doença que não possui cura, tendo que buscar tratamento para minimizar os sintomas, sendo diferente de uma pessoa para a outra, uma vez que o Lúpus possui diferentes níveis de intensidade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, divulgado no Conselho Nacional de Saúde, pouco mais de 65 mil brasileiros possuem a doença, sendo a maioria em mulheres. Além disso, o estudo apontou que o Lúpus é considerado uma das mais graves, sendo assim, quanto antes o diagnóstico, melhor para iniciar os tratamentos.

Fibromialgia

Caracterizada pela dor presente em todo o corpo, a fibromialgia amplifica a sensação de desconforto na musculatura, uma vez que o cérebro envia estímulos exagerados aos músculos, causando sintomas dolorosos, sendo persistentes por muitos meses. Embora tenha tratamento, justamente para minimizar o sofrimento, o problema não desaparece.

Conforme alguns dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia é uma doença crônica que pode acometer até 12% dos brasileiros adultos, sendo, majoritariamente, mulheres entre 30 e 55 anos, podendo ser diagnosticada em outras pessoas, como crianças, adolescentes e idosos.  

Alzheimer

O Alzheimer é uma demência neurodegenerativa acometida na melhor idade, podendo acontecer em pessoas com idade inferior a 60 anos. A doença prejudica o sistema nervoso, ocasionando na morte das células presentes no cérebro, causando alguns sintomas, como perda de memória, fala confusa, dificuldade para lembrar do passado e falta de concentração

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, 1,2 milhão de brasileiros convivem com algum tipo de demência. Além disso, 100 mil novos casos são diagnosticados e registrados todos os anos. No que diz respeito ao mundo todo, o número é ainda mais surpreendente, totalizando 50 milhões de pessoas com a doença. 

Qual é a importância do Fevereiro Roxo para o RH?

O cuidado com a saúde não é brincadeira, né? Sendo assim, o time de Recursos Humanos é peça-chave para trazer à tona pautas de conscientização sobre doenças que podem parecer invisíveis aos olhos, mas que, na verdade, podem estar mais presentes do que muitas pessoas imaginam. 

Com informação e sensibilização, é possível organizar ações ao longo do mês e do ano todo sobre os meses coloridos, justamente para informar cada pessoa sobre a importância de ir ao médico, realizar exames de rotina e, em casos de diagnóstico de algum problema, tratamentos para minimizar os sintomas em prol da qualidade de vida.

Ou seja, é uma maneira de mostrar para os colaboradores que a empresa se importa com a saúde e o bem-estar de todos do time. Sem contar que é uma forma de mostrar para aqueles que possuem algum tipo de doença crônica que o time de RH é humanizado e que estará lado a lado para atender às necessidades de cada pessoa, tornando-se uma empresa inclusiva.

9 iniciativas para trabalhar internamente na empresa com o time

roda de conversa na empresa
Confira algumas iniciativas para informar os colaboradores sobre o mês Fevereiro Roxo

De bate-pronto pode parecer desafiador promover algumas ações de Fevereiro Roxo, visto que é um mês que traz três doenças crônicas, com sintomas e tratamentos diferentes, né? A boa notícia é que existem algumas ideias bem simples e eficazes para trazer mais informação. 

A seguir, nós selecionamos um checklist com algumas iniciativas para você implementar na sua empresa. Vamos lá? 

  1. Realize palestra com profissionais da saúde;
  2. Incentive a realização de exames preventivos;
  3. Ofereça benefício corporativo voltado à atividade física;
  4. Espalhe pela empresa banners referentes à campanha;
  5. Disponibilize apoio psicológico por meio de sessões de terapia on-line;
  6. Distribua kits informativos explicando sobre os sintomas e tratamentos;
  7. Promova rodas de conversas para que os colaboradores possam tirar dúvidas;
  8. Convide pessoas portadoras das doenças, justamente que os colaboradores tenham experiências reais;
  9. Faça uso do e-mail institucional para compartilhar ações de cuidados com a saúde, tanto física quanto mental.

Lembre-se: zelar pela saúde do outro é uma forma de mostrar que se importa. Por isso, coloque essas iniciativas em prática na sua empresa para levar ainda mais informações para os colaboradores.